Nome do Projeto
Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais - Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 20/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
Nas duas últimas décadas, na sociedade contemporânea, as mudanças mais significativas referem-se ao fenômeno midiático. Considerando as mídias como tema de reflexão, verifica-se que, além de estarem presentes em nosso cotidiano, as mesmas constituem-se em pautas de discussões de interesse coletivo. Em vista disso, com a criação de webrádio e webtv, num trabalho integrado entre o Curso de Jornalismo da UFPel e o Curso de Cinema será possível desenvolver um projeto de extensão junto aos professores e alunos das escolas públicas e especiais da cidade de Pelotas, oportunizando o desdobramento de práticas acadêmicas de interação entre a universidade e as comunidades do entorno, com ênfase para a comunicação e educação. O projeto será executado pelos acadêmicos dos curso de Jornalismo e de Cinema da UFPel, com orientação dos professores e técnicos administrativos dessa universidade. A partir de temas de interesse de adolescentes, alunos com deficiência, de diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagens e os professores das escolas parceiras, bem como assuntos desenvolvidos nos bancos acadêmicos, palestras com profissionais, oficinas de libras e de Linguagem Braille, oficinas de Rádio e Radionovela, serão caracterizadas, definidas e elaboradas as pautas de pesquisa que possibilitam formatar os produtos de comunicação e produzi-los com a supervisão dos professores envolvidos na proposta . Dessa forma, será estabelecida uma inter-relação entre a universidade, escolas públicas, especiais e escolas atendidas, com ferramentas pedagógicas e tecnológicas e, mídias digitais interativas. Nessa perspectiva, pretende-se desenvolver atividades pedagógicas e interdisciplinar, que permita a construção do conhecimento, sobretudo, nas áreas da linguagem, linguagem brasileira de sinais, braille e suas tecnologias. Além disso, serão ampliadas as habilidades dos participantes em relação ao planejamento, execução e avaliação do programa em foco, mediante o emprego de diversas linguagens midiáticas. Também será possível dar segmento às ações realizadas no Projeto de Extensão Universitária/ PROEXT, contemplados em 2014 e 2015. No contexto educativo, a proposta é um aprendizado contínuo que se desdobra a partir de atitudes ativas dos receptores, por meio de canais alternativos de comunicação. Ou seja, trata-se da articulação dos aspectos teóricos do campo da mídia-educação com os fatos observáveis no decorrer das ações cotidianas. Sendo assim, faz-se imprescindível a apropriação das mídias, dos seus códigos, linguagens, ferramentas e técnicas.
Objetivo Geral
Proporcionar a interação universidade-escola através de atividades de webrádio e webtv a serem desenvolvidas por professores, acadêmicos e técnicos administrativos dos cursos de Jornalismo e Cinema da UFPel com alunos de escolas públicas e escolas especiais, no sentido de habilitá-los para a construção de um conhecimento mais amplo da realidade social, mediante uma visão crítica e inovadora dos temas a serem trabalhados com foco na inclusão digital e nos direitos sociais.
Justificativa
Considerando que a sociedade em rede se fundamenta no paradigma da informação e vivencia novas práticas sociais no espaço e no tempo, além de viabilizar a inter-relação dos diferentes níveis de escolaridade através de conteúdos de interesse comum, decidiu-se elaborar o presente projeto de webrádio e webtv. Também, em vista dos avanços tecnológicos acelerados e dos processos de mediação da contemporaneidade globalizada e heterogênea, cabe levar em conta o que comenta Cardoso (in Castells, 1999, p.II), é preciso levar a sério as mudanças introduzidas no nosso padrão
de sociabilidade em razão das transformações tecnológicas[...] que fazem com que a relação dos indivíduos [...] com o processo de inovação técnica tenha sofrido alterações consideráveis'.
Sendo assim, o presente projeto pretende utilizar os espaços educativos para concretizar práticas pedagógicas inovadoras que possibilitem a todos os envolvidos realizar aprendizagens significativas mediante programas radiofônicos e de TV via web abertos, criativos e dialógicos, ao enfocar os mais diferentes temas que irão agregar valor ao conteúdos trabalhados nos bancos acadêmicos, assim como intensificar a consciência cidadã para atividades de responsabilidade social, oportunizando aos alunos uma compreensão da internet como mídia eminentemente interativa. Entende-se a importância de interação entre professores, técnicos e estudantes de escola pública
e da universidade com pessoas com deficiência, para estimular o convívio e a comunicação entre todos na sociedade. Além de oportunizar as pessoas com deficiência, a utilização de novas plataformas de comunicação e mídias digitais interativas.
Compete ressaltar que, com as ações a serem efetivadas durante a execução do projeto, será possível oferecer aos alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e escolas de pessoas com deficiência, novas vivências que colaboram para a formação de gerações mais capacitadas a integrar diversas mídias de convergência digital.
Nesse sentido, práticas irão confrontar teorias estudadas, capacitando alunos e professores a atuar no campo da argumentação em benefício do bem comum, tornando-se capazes de participar das surpreendentes transformações do mundo atual. Na nova configuração cultural, pretende-se obter aprendizagens não só personalizadas, mas também coletivas e permanentes, para que as comunidades virtuais facilitem a construção de saberes e o desenvolvimento de competências numa relação renovadora com o conhecimento.
Em face disso, o projeto pretende integrar, alunos e professores da rede regular de ensino, bem como escolas que atendem Pessoas com Deficiência. Além disso, pretende-se seguir o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limites. Regulamentado pelo Decreto no 7.612/11, cujo artigo 1o salienta que deve ser promovido, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência. Destartes no parágrafo único da referida lei, o plano será executado pelos Estados, Distrito Federal, Municípios e pela "sociedade".
Também, destaca-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência, com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU e seu Protocolo Facultativo, ratificados na forma do § 3o, artigo 5o da Constituição da República Federativa do Brasil, destinado a estabelecer as diretrizes e normas gerais, bem como os critérios básicos para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania plena e efetiva.
Por conseguinte, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Pelotas, o projeto pretende:
'Promover a formação integral e permanente do profissional,
construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida e com a construção e progresso da sociedade.' (Pesquisado em
Além disso, a ação esta contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI], em especial quando fala da extensão em seus objetivos, cuja proposta afirma a importância da UFPel na implementação de práticas extensionistas de acordo com as necessidades regionais (da zona de influência da UFPel).
Assim, o presente projeto de extensão, possui o compromisso de desenvolver ações de inclusão
com as pessoas com deficiência, especialmente, a Escola Louis Braille, que atende em média 130 alunos. O projeto também pretende, conforme o artigo 3o, inciso I, do Decreto n. 7.612/11, contribuir para a garantia de um sistema educacional inclusivo envolvendo às Escolas participantes.
Salienta-se, ainda, que em seu artigo 6o, inciso V, a comunicação abrange as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, Braile, a comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos de multimídia acessível, assim como a linguagem simples, escrita
e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, inclusive a tecnologia da informação e comunicação.
de sociabilidade em razão das transformações tecnológicas[...] que fazem com que a relação dos indivíduos [...] com o processo de inovação técnica tenha sofrido alterações consideráveis'.
Sendo assim, o presente projeto pretende utilizar os espaços educativos para concretizar práticas pedagógicas inovadoras que possibilitem a todos os envolvidos realizar aprendizagens significativas mediante programas radiofônicos e de TV via web abertos, criativos e dialógicos, ao enfocar os mais diferentes temas que irão agregar valor ao conteúdos trabalhados nos bancos acadêmicos, assim como intensificar a consciência cidadã para atividades de responsabilidade social, oportunizando aos alunos uma compreensão da internet como mídia eminentemente interativa. Entende-se a importância de interação entre professores, técnicos e estudantes de escola pública
e da universidade com pessoas com deficiência, para estimular o convívio e a comunicação entre todos na sociedade. Além de oportunizar as pessoas com deficiência, a utilização de novas plataformas de comunicação e mídias digitais interativas.
Compete ressaltar que, com as ações a serem efetivadas durante a execução do projeto, será possível oferecer aos alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e escolas de pessoas com deficiência, novas vivências que colaboram para a formação de gerações mais capacitadas a integrar diversas mídias de convergência digital.
Nesse sentido, práticas irão confrontar teorias estudadas, capacitando alunos e professores a atuar no campo da argumentação em benefício do bem comum, tornando-se capazes de participar das surpreendentes transformações do mundo atual. Na nova configuração cultural, pretende-se obter aprendizagens não só personalizadas, mas também coletivas e permanentes, para que as comunidades virtuais facilitem a construção de saberes e o desenvolvimento de competências numa relação renovadora com o conhecimento.
Em face disso, o projeto pretende integrar, alunos e professores da rede regular de ensino, bem como escolas que atendem Pessoas com Deficiência. Além disso, pretende-se seguir o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limites. Regulamentado pelo Decreto no 7.612/11, cujo artigo 1o salienta que deve ser promovido, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência. Destartes no parágrafo único da referida lei, o plano será executado pelos Estados, Distrito Federal, Municípios e pela "sociedade".
Também, destaca-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência, com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU e seu Protocolo Facultativo, ratificados na forma do § 3o, artigo 5o da Constituição da República Federativa do Brasil, destinado a estabelecer as diretrizes e normas gerais, bem como os critérios básicos para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania plena e efetiva.
Por conseguinte, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Pelotas, o projeto pretende:
'Promover a formação integral e permanente do profissional,
construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida e com a construção e progresso da sociedade.' (Pesquisado em
Assim, o presente projeto de extensão, possui o compromisso de desenvolver ações de inclusão
com as pessoas com deficiência, especialmente, a Escola Louis Braille, que atende em média 130 alunos. O projeto também pretende, conforme o artigo 3o, inciso I, do Decreto n. 7.612/11, contribuir para a garantia de um sistema educacional inclusivo envolvendo às Escolas participantes.
Salienta-se, ainda, que em seu artigo 6o, inciso V, a comunicação abrange as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, Braile, a comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos de multimídia acessível, assim como a linguagem simples, escrita
e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, inclusive a tecnologia da informação e comunicação.
Metodologia
Inicialmente, serão realizados encontros semanais com professores e técnicos administrativos dos cursos de Jornalismo e Cinema, para discutir a implementação do projeto e as primeiras atividades a serem desenvolvidas. A seguir, será apresentada a proposta do projeto às escolas públicas e especiais participantes e serão investigadas as expectativas e os desejos dos alunos com relação às atividades de webrádio e webtv que poderão ser postas em prática.
Em sequência, serão montadas oficinas de produção textual com temas de interesse dos estudantes das escolas públicas e especiais, bem como minicursos de postura, dicção e expressão oral e corporal, desenvolvimento da língua brasileira de sinais para que os alunos saibam apresentar-se de forma adequada aos expectadores das mídias a serem trabalhadas.
Após vencidas essas etapas, haverá reuniões com os participantes do projeto e das escolas, para trocas de experiências e estabelecimento de pautas para os conteúdos a serem veiculados. Também serão organizados fóruns e videoconferências com profissionais da mídia sobre o fazer radiofônico e
a utilização da TV na web, dividido de acordo com as habilidades de cada estudante. Da mesma forma, nessa etapa, serão estabelecidas as datas para o desenvolvimento do cronograma de ações com os alunos das escolas públicas e especiais.
Ainda cabe ressaltar que serão cumpridas as pautas estabelecidas para a pesquisa, edição e gravação de programas, testes de interatividade, divulgação na web e avaliação do projeto. Dessa maneira, inicia-se e desdobra-se um rico intercâmbio de conhecimentos teóricos e práticos entre diferentes segmentos da comunidade educativa.
Nesse contexto, segundo Gil (2002, p. 63):
Após a formulação clara do problema e de sua delimitação, elabora-se um plano de assunto, que consiste na organização sistemática das diversas partes que compõem o objeto de estudo. Construir um plano significa, pois, definir a estrutura lógica do trabalho, de forma que as partes estejam sistematicamente vinculadas entre si e ordenadas em função da unidade de conjunto.
Em sequência, serão montadas oficinas de produção textual com temas de interesse dos estudantes das escolas públicas e especiais, bem como minicursos de postura, dicção e expressão oral e corporal, desenvolvimento da língua brasileira de sinais para que os alunos saibam apresentar-se de forma adequada aos expectadores das mídias a serem trabalhadas.
Após vencidas essas etapas, haverá reuniões com os participantes do projeto e das escolas, para trocas de experiências e estabelecimento de pautas para os conteúdos a serem veiculados. Também serão organizados fóruns e videoconferências com profissionais da mídia sobre o fazer radiofônico e
a utilização da TV na web, dividido de acordo com as habilidades de cada estudante. Da mesma forma, nessa etapa, serão estabelecidas as datas para o desenvolvimento do cronograma de ações com os alunos das escolas públicas e especiais.
Ainda cabe ressaltar que serão cumpridas as pautas estabelecidas para a pesquisa, edição e gravação de programas, testes de interatividade, divulgação na web e avaliação do projeto. Dessa maneira, inicia-se e desdobra-se um rico intercâmbio de conhecimentos teóricos e práticos entre diferentes segmentos da comunidade educativa.
Nesse contexto, segundo Gil (2002, p. 63):
Após a formulação clara do problema e de sua delimitação, elabora-se um plano de assunto, que consiste na organização sistemática das diversas partes que compõem o objeto de estudo. Construir um plano significa, pois, definir a estrutura lógica do trabalho, de forma que as partes estejam sistematicamente vinculadas entre si e ordenadas em função da unidade de conjunto.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre as ações oferecidas pelo Projeto encontra-se: palestras, eventos, seminários, cursos de formação, e oficinas.
Finalmente, no final de cada encontro, presencial ou não, os participantes irão avaliar a pauta, bem como as atividades em andamento, como forma de acompanhar e comentar o desempenho de todos os envolvidos. Nessas avaliações parciais, poderão ser apresentadas sugestões para o desenvolvimento e conclusão da implantação do projeto.
Criação, atualização da página do Projeto WebRadio e WebTV, onde se encontram os registros das atividades desenvolvidas durante o ano, tais como: materiais alusivos a aparições do projeto na mídia.
Produção e divulgação de materiais fotográficos, audiovisuais e textos.
Produções, decupagem, edição e elaboração dos produtos audiovisuais.
Divulgação e cobertura do Projeto através de material impresso, digital e televisivo nos principais jornais da cidade de Pelotas - Diário Popular e Diário da Manhã, no site institucional da Universidade Federal de Pelotas, sua página oficial no facebook, na agência de noticiais e no programa televisivo “Em Pauta UFPel”.
Elaboração de artigos para publicação em periódicos e participação em eventos da área.
Finalmente, no final de cada encontro, presencial ou não, os participantes irão avaliar a pauta, bem como as atividades em andamento, como forma de acompanhar e comentar o desempenho de todos os envolvidos. Nessas avaliações parciais, poderão ser apresentadas sugestões para o desenvolvimento e conclusão da implantação do projeto.
Criação, atualização da página do Projeto WebRadio e WebTV, onde se encontram os registros das atividades desenvolvidas durante o ano, tais como: materiais alusivos a aparições do projeto na mídia.
Produção e divulgação de materiais fotográficos, audiovisuais e textos.
Produções, decupagem, edição e elaboração dos produtos audiovisuais.
Divulgação e cobertura do Projeto através de material impresso, digital e televisivo nos principais jornais da cidade de Pelotas - Diário Popular e Diário da Manhã, no site institucional da Universidade Federal de Pelotas, sua página oficial no facebook, na agência de noticiais e no programa televisivo “Em Pauta UFPel”.
Elaboração de artigos para publicação em periódicos e participação em eventos da área.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ DE CASTRO BARROSA | |||
BRUNO DA SILVA ANANA | 2 | ||
DANIELA AZEREDO DOS SANTOS | |||
EDUARDO UHLMANN | |||
GABRIEL VIGNOCHI VIEGAS | |||
GABRIELA JOANA FRANCISCA PAREJO | |||
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA | 2 | ||
HEITOR MIRANDA DE ARAUJO | |||
IANE DE OLIVEIRA PRESTES | |||
LAURA KUHN MARQUES | |||
LENISE SLAWSKI SOARES | |||
LUARA HELENA KNAPP DA CRUZ | |||
LUIZA GERVINI CHIES | |||
MARCELO DELGADO DA SILVA | |||
MARIAH COELHO COI | |||
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | 10 | ||
MATHEUS FONTOURA GARCIA | |||
MAYUMMI ARAGÃO CAMPOS | |||
MICAEL MACHADO DA SILVA | |||
MICHELE NEGRINI | 10 | ||
VICTOR KATSUYA HARADA | |||
VITÓRIA LEITZKE FONSECA | |||
VLADIMIR BESKOW VARGAS | |||
VLADIMIR BESKOW VARGAS | |||
WAGNER IVAN DA ROSA PIREZ | 4 |