Nome do Projeto
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO SOBRE AS PRODUÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MÚSICA – LICENCIATURA DA UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/07/2020 - 11/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como objetivo, “oportunizar a iniciação científica na formação do licenciando do Curso de Música Licenciatura com a finalidade de adentrar no universo investigativo da área compreendendo a dinâmica da construção do conhecimento” (Projeto Pedagógico do Curso, 2020).
Maura Penna (2015, p. 15) afirma que para muitos acadêmicos “esta será a primeira experiência em pesquisa científica, certamente trazendo dificuldades a serem enfrentadas, mas também a oportunidade de crescimento acadêmico, pessoal e intelectual”. Na mesma perspectiva, Teixeira (2016) salienta que
O TCC pode ser considerado como a primeira experiência para formalizar e sistematizar os conhecimentos gerados durante a formação acadêmica, numa metodologia científica e, fazendo com que o aluno pense e reflita sobre suas práticas e principalmente suas visões teóricas de mundo. Se ele avança neste processo, a pós-graduação se apresenta como um caminho a seguir, nos níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. (TEIXEIRA, 2016, p. 11).
É nesse momento de final do Curso que os acadêmicos e acadêmicas têm a possibilidade de refletir e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos experenciados durante a trajetória na graduação. Nessa etapa, também, eles e elas têm a oportunidade de retomar o caminho e trazer para o TCC questões mais focadas; mais autorais enfatizando seus interesses dentro dos diferentes contextos que a Música e a Educação Musical possibilitam.
Essa experiência de pesquisa, isto é, o TCC pode ser determinante para a continuidade de estudos de pós-graduação por isso os cuidados não devem ser negligenciados. Penna (2015) considera
[...] que este é um momento crucial na formação de novos pesquisadores, na preparação para a continuidade de estudos de pós-graduação, de forma que, apesar do desafio, é preciso evitar a solução mais fácil de fazer o TCC mais um trabalho de “pesquisa” apenas de base bibliográfica, até mesmo sem reflexão crítica. E o esforço de aprendizagem e de crescimento que a realização de uma primeira pesquisa científica requer tem como contrapartida a possibilidade de satisfação e realização pessoal, se tal tarefa não for tomada apenas como uma exigência curricular a cumprir, mas como uma atividade que pode (e deveria) ser significativa para a formação pessoal e profissional. (p. 15-16)
Ensinar e aprender música, foco dos TCCs do Curso, nos mais diferentes contextos sejam formais, informais e não formais abrem para múltiplas possibilidades de múltiplos estudos. Desta forma, cada acadêmico imprime no seu trabalho seus interesses, suas histórias, seus contextos e as temáticas destas investigações tornam-se múltiplas também.
Sistematizar e olhar para as produções já realizadas e uma é uma forma de registrar o passado e, quem sabe, trazer novas perspectivas de estudos para e no Curso.
Objetivo Geral
Investigar os enfoques nas produções dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC realizadas pelos acadêmicos do Curso de Música Licenciatura/UFPel desde seu início até o ano de 2020.
Justificativa
Ao longo dos anos os TCCs do Curso de Música – Modalidade Licenciatura se modificaram seja pelos interesses dos acadêmicos; pelas normativas, por demandas contemporâneas; pela mudança no corpo docente; pela formação sempre continuada dos professores do curso, mais especificamente, dos orientadores/as.
Olhar para a produção dos TCCs realizados ao logo destas quase duas décadas é uma forma de resgatar, registrar e contar, pelo viés dos TCCs a história do Curso. Sistematizar o que foi produzido também é uma forma de nos desafiar a aprofundar e dar continuidade à algumas temáticas e abrir para novas possibilidades de investigação.
Olhar para a produção dos TCCs realizados ao logo destas quase duas décadas é uma forma de resgatar, registrar e contar, pelo viés dos TCCs a história do Curso. Sistematizar o que foi produzido também é uma forma de nos desafiar a aprofundar e dar continuidade à algumas temáticas e abrir para novas possibilidades de investigação.
Metodologia
Para responder aos objetivos deste estudo a metodologia terá um caráter quanti- qualitativo. Será realizado um levantamento de todos os trabalhos produzidos; sua organização e, posteriormente, a análise e categorização dos enfoques dos estudos.
Indicadores, Metas e Resultados
Esta pesquisa poderá fornecer subsídios para os orientadores dos TCCs; para consultas dos acadêmicos, e para novas investigações focadas nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Música – Licenciatura da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA | 4 | ||
CLARICE FRANCO DE SOUZA | 4 | ||
Juliana Schwingel Broilo | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 6 | ||
REGIANA BLANK WILLE | 4 | ||
VANESSA RAMOS DE OLIVEIRA SOUZA |