Nome do Projeto
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO SOBRE AS PRODUÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MÚSICA – LICENCIATURA DA UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/07/2020 - 11/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como objetivo, “oportunizar a iniciação científica na formação do licenciando do Curso de Música Licenciatura com a finalidade de adentrar no universo investigativo da área compreendendo a dinâmica da construção do conhecimento” (Projeto Pedagógico do Curso, 2020). Maura Penna (2015, p. 15) afirma que para muitos acadêmicos “esta será a primeira experiência em pesquisa científica, certamente trazendo dificuldades a serem enfrentadas, mas também a oportunidade de crescimento acadêmico, pessoal e intelectual”. Na mesma perspectiva, Teixeira (2016) salienta que O TCC pode ser considerado como a primeira experiência para formalizar e sistematizar os conhecimentos gerados durante a formação acadêmica, numa metodologia científica e, fazendo com que o aluno pense e reflita sobre suas práticas e principalmente suas visões teóricas de mundo. Se ele avança neste processo, a pós-graduação se apresenta como um caminho a seguir, nos níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. (TEIXEIRA, 2016, p. 11). É nesse momento de final do Curso que os acadêmicos e acadêmicas têm a possibilidade de refletir e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos experenciados durante a trajetória na graduação. Nessa etapa, também, eles e elas têm a oportunidade de retomar o caminho e trazer para o TCC questões mais focadas; mais autorais enfatizando seus interesses dentro dos diferentes contextos que a Música e a Educação Musical possibilitam. Essa experiência de pesquisa, isto é, o TCC pode ser determinante para a continuidade de estudos de pós-graduação por isso os cuidados não devem ser negligenciados. Penna (2015) considera [...] que este é um momento crucial na formação de novos pesquisadores, na preparação para a continuidade de estudos de pós-graduação, de forma que, apesar do desafio, é preciso evitar a solução mais fácil de fazer o TCC mais um trabalho de “pesquisa” apenas de base bibliográfica, até mesmo sem reflexão crítica. E o esforço de aprendizagem e de crescimento que a realização de uma primeira pesquisa científica requer tem como contrapartida a possibilidade de satisfação e realização pessoal, se tal tarefa não for tomada apenas como uma exigência curricular a cumprir, mas como uma atividade que pode (e deveria) ser significativa para a formação pessoal e profissional. (p. 15-16) Ensinar e aprender música, foco dos TCCs do Curso, nos mais diferentes contextos sejam formais, informais e não formais abrem para múltiplas possibilidades de múltiplos estudos. Desta forma, cada acadêmico imprime no seu trabalho seus interesses, suas histórias, seus contextos e as temáticas destas investigações tornam-se múltiplas também. Sistematizar e olhar para as produções já realizadas e uma é uma forma de registrar o passado e, quem sabe, trazer novas perspectivas de estudos para e no Curso.

Objetivo Geral

Investigar os enfoques nas produções dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC realizadas pelos acadêmicos do Curso de Música Licenciatura/UFPel desde seu início até o ano de 2020.

Justificativa

Ao longo dos anos os TCCs do Curso de Música – Modalidade Licenciatura se modificaram seja pelos interesses dos acadêmicos; pelas normativas, por demandas contemporâneas; pela mudança no corpo docente; pela formação sempre continuada dos professores do curso, mais especificamente, dos orientadores/as.
Olhar para a produção dos TCCs realizados ao logo destas quase duas décadas é uma forma de resgatar, registrar e contar, pelo viés dos TCCs a história do Curso. Sistematizar o que foi produzido também é uma forma de nos desafiar a aprofundar e dar continuidade à algumas temáticas e abrir para novas possibilidades de investigação.

Metodologia

Para responder aos objetivos deste estudo a metodologia terá um caráter quanti- qualitativo. Será realizado um levantamento de todos os trabalhos produzidos; sua organização e, posteriormente, a análise e categorização dos enfoques dos estudos.

Indicadores, Metas e Resultados

Esta pesquisa poderá fornecer subsídios para os orientadores dos TCCs; para consultas dos acadêmicos, e para novas investigações focadas nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Música – Licenciatura da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA4
CLARICE FRANCO DE SOUZA4
Juliana Schwingel Broilo
LELIA NEGRINI DINIZ6
REGIANA BLANK WILLE4
VANESSA RAMOS DE OLIVEIRA SOUZA

Página gerada em 20/04/2024 05:45:36 (consulta levou 0.158478s)