Nome do Projeto
Pedagogias na formação de professores: Discursos, Imaginários Sociais e Regimes Éticos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/06/2020 - 01/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pesquisa pretende dar continuidade a investigações no campo do currículo e da formação inicial de professores desenvolvidas nos anos precedentes nesta instituição. Tem como foco a problematização das formas de profissionalização e profissionalidades docentes estimuladas por diferentes cursos de licenciatura e suas mudanças nos tempos contemporâneos e a análise das tendências curriculares emergentes para a formação de inicial de professores da Educação Básica, em cursos de licenciatura. Propõe-se, para isso, o desenvolvimento de múltiplos estudos a serem desenvolvidos por pesquisadores diversos (especialmente alunos de mestrado e doutorado) utilizando metodologias e técnicas de produção de dados diversas, desde a análise documental tendo como fontes documentos diversos (como projetos político pedagógicos, legislações curriculares, materiais didáticos e escolares diversos) ; estudos de caso de cunho etnográfico, envolvendo análise documental, observações participantes, entrevistas com docentes formadores e alunos de cursos de licenciatura. Entre esses estudos, dá-se continuidade à análise de um banco de dados construído com o software NVIVO 10 durante o desenvolvimento de pesquisa financiada pelo CNPQ entre o final de 2014 e janeiro de 2018 (Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014 e Edital PQ 2014). Essa pesquisa teve como foco as formas de profissionalidade e identidade docentes estimuladas pelos currículos de um total de 31 cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, em Letras Português e em Matemática, localizados em sete universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul: 6 universidades federais (UFRGS, UFPEL, UFSM, FURG, UNIPAMPA e UFFS) e 1 estadual (UERGS). Desses 31 cursos, 15 são de Pedagogia, 9 são cursos de licenciatura em Matemática e 6 são cursos de Letras, com habilitação em Português. Também integram essa pesquisa outras três investigações de doutoramento sob minha orientação, que vêm sendo desenvolvidas por estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Essas investigações problematizam a questão da formação dos professores para atuarem na Educação Infantil e no ensino de Química no Ensino Médio e têm como fontes o estudo de discursos curriculares e disciplinares diversos produzidos por diferentes instâncias e instituições do campo educacional. De modo geral, a partir do entendimento das políticas curriculares como discursos que estão implicados na produção de certas formas de profissionalidade docente, busca-se, desde um ponto de vista crítico, compreender as transformações na docência de nosso tempo e nos currículos de sua formação inicial. A problemática de pesquisa que vimos desenvolvendo é em grande parte influenciada pelos estudos de Foucault acerca dos discursos, da governamentalidade e dos modos de subjetivação, ou da ética. Trabalhamos com a ideia de que as reformas e as políticas curriculares são parte de uma racionalidade ou sistema de razão que busca certos re-ordenamentos da vida social, cultural, política, econômica, etc. Nesse processo, a pedagogia e os currículos potencializam um conjunto de pensamentos e ações dos indivíduos, envolvendo-os em trabalho ético. Através da pedagogia e da didática os indivíduos tomam-se a si mesmos como objetos de formação e trans-formação no interior de determinadas práticas e saberes curriculares

Objetivo Geral

A partir dessa concepção geral de investigação, em termos de focos de estudo e compreensão analítica, pretendo então desenvolver estudos e investigações, em parceria com mestrandos e doutorandos em educação, que problematizem as mudanças nas identidades e no trabalho docentes, bem como na formação de professores, considerando as categorias do discurso, da governamentalidade, da profissão docente e dos seus saberes.

Justificativa

Desde longa data tenho como tema de minhas pesquisas a formação de professores no Brasil. Com a reestruturação do estado brasileiro e as reformas neoliberais a partir da década de 1990, a formação dos professores foi incluída no âmbito dos discursos de uma agenda globalmente estruturada para a educação e se multiplicaram as reformas e os discursos em torno da preparação inicial dos professores como um dos principais problemas a ser enfrentado na busca pelo progresso, pelo desenvolvimento econômico
e pela qualidade da educação básica brasileira. A produtividade desse senso comum tem se revertido numa situação que possibilita pensar que a temática da formação (inicial e continuada) de professores é atualmente uma das que, no campo das reformas educacionais nacionais (e não só aqui), tenha alcançado maior atenção e centralidade. Parece que toda a complexidade que envolve a educação nacional vem sendo sintetizada (privatizada) especialmente no espaço de formação e constante re(formação) do professor. O professor é visto, chamado, aclamado, ora como vilão da má qualidade de ensino e do baixo desempenho da aprendizagem, ora como o protagonista, o agente, o resolvedor dos problemas da educação, o superprofessor (Evangelista e Triches, 2012), etc., sendo nele depositadas grandes esperanças no caminho da modernização, do progresso científico e tecnológico, da empregabilidade e da produtividade. Os professores e sua formação converteu-se numa meta compartilhada, numa palavra de ordem mobilizadora e, uma miríade de projetos, programas, políticas e recursos, detêm-se, do ponto de vista do Estado, a criar as condições para resolver o problema da baixa qualidade de ensino e da formação docente. Problematizar essas políticas e propostas e seus efeitos nos currículos e nos saberes da formação profissional docente é um aspecto fundamental para compreendermos os rumos da identidade e da profissionalização docente no país, bem como as mudanças desejadas nesse perfil.

Metodologia

Os estudos e investigações serão desenvolvidos através de metodologias de pesquisa e técnicas de produção de dados diversas, desde a análise documental tendo como fontes documentos diversos (como projetos político pedagógicos, legislações curriculares, materiais didáticos e escolares) ; estudos de caso de cunho etnográfico, envolvendo análise documental, observações participantes, entrevistas com docentes formadores e alunos de cursos de licenciatura. Serão trabalhados dados quantitativos e qualitativos de forma complementar e buscarão-se análises que articulem o global e o local, o macro e o micro, estando-se atentos à organização e à estruturação dos currículos, aos saberes da formação profissional, aos imaginários sociais e aos regimes éticos propostos para a docência contemporânea.

Indicadores, Metas e Resultados

Publicações de artigos e outros produtos bibliográficos e o desenvolvimento de três teses de doutoramento que contribuam para um diagnóstico da situação atual dos cursos de licenciatura em Pedagogia, em Letras Português, em Matemática e em Química, de modo a possibilitar uma problematização dos rumos que a formação da docência para a Educação Básica vêm tendo no Brasil e de suas relações com as instituições e os agentes locais, considerando em especial as instituições universitárias públicas gaúchas e as áreas de Pedagogia, Letras Português, Matemática e Química.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDSON FROZZA
ELEONORA DAS NEVES SIMÕES
JULIANA DINIZ GUTIERRES BORGES
MARIA MANUELA ALVES GARCIA18

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPq / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoR$ 39.600,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
BolsasR$ 39.600,00

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