Nome do Projeto
Globalização, neoliberalismo e educação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/06/2020 - 10/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Nos últimos anos tanto o conceito de globalização, como o de neoliberalismo tem estado em voga. É quase unanimidade que vivemos um processo de globalização, onde padrões de comportamentos, modos de pensar, nacionalidades são sentidas por todos. Nesse conjunto uma teoria tem avançado sobre o mundo, no caso, o liberalismo, destruindo-te o Estado de Bem Estar Social, e implantando o domínio do mercado. A globalização num viés economista implica na dissolução das barreiras nacionais em nome de uma livre circulação dos mercados de capitais. O modelo capitalista não pode ser visto como articulado a alguma nação em particular, mas como resultado de um supranacionalismo, "portanto, opera no plano do engajamento individual com valores globalizas, em um extremo, e na formação de uma classe internacional de capitalistas, gerentes, burocratas, astros da mídia, no outro"(Albrow, 1996: 340/341).
De um modo geral, podemos caracterizar a globalização como um sistema onde instituições supranacionais começam a limitar e corroer as opções de políticas de qualquer estado específico; impacto avassalador nos processos de produção, consumo, comércio e fluxo de capital; ascensão do neoliberalismo como um discurso político hegemônico; para muitos, ainda, a globalização é principalmente um conjunto de mudanças percebidas, onde "forças maiores" (a competição global, as exigências do FMI e do Banco Mundial, alianças regionais, e assim por diante), "não deixam nenhuma escolha ao Estado, além de agir segundo um conjunto de regras que não criou"(Burbules, Torres, 2004:11)
Referências:
ALBROW, Martin. Globalização. In: OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (Org.). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto (Org.). Globalização e Educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HARVEY, O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. A Educação em tempos de Neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
TEODORO, António. A educação em tempos de globalização neoliberal: os novos modos de regulação das políticas educacionais. Brasília: Liber Livros, 2011.
Objetivo Geral
Investigar como o processo de globalização e as políticas neoliberais tem procurado destruir o estado de bem estar social, pregando a diminuição do papel do estado, atacando os movimentos sociais e privatizando todas as instituições, sejam elas de ordem econômicas, sociais e ou educacionais. Essas políticas neoliberais e conservadoras tem procurado transformar o sistema educacional em um mercado, onde a educação seja reduzida a mais um bem de consumo.
Justificativa
Em termos educacionais, existe uma compreensão crescente de que a versão neoliberal da globalização, particularmente da forma implementada (e ideologicamente defendida) por organizações bilaterais, multilaterais e internacionais, reflete-se em uma agenda educacional que privilegia, se não impões de modo direto, certas políticas de avaliação, financiamento, padrões, formação de professores, currículo, instrução e testes. Diante desses pressupostos são necessários mais estudos sobre as respostas locais para defender a educação pública contra a introdução de mecanismos de mercados para regular as trocas educacionais e outras políticas que busquem reduzir o patrocínio e o financiamento estatal e impor modelos de administração e eficiência emprestados do setor empresarial como um arcabouço para a tomada de decisões envolvendo a educação. Frente a isso se faz necessário uma discussão, uma troca de ideias, um esclarecimento do momento histórico que estamos vivendo.
Metodologia
Serão realizados encontros semanais mediatizados pelo uso do Skype (em razão da pandemia). Cada encontro terá um texto previamente selecionado para leitura, no encontro online será feita uma breve síntese do texto e depois teremos momentos para troca de ideias, debates, discussões.
Serão indicados alguns links, onde os alunos poderão aprofundar o que foi tratado no encontro.
Breves textos serão elaborados para uma compreensão de algumas categorias básicas, como; Estado, luta de classes, liberalismo, neoliberalismo, mercado, etc.
Serão indicados alguns links, onde os alunos poderão aprofundar o que foi tratado no encontro.
Breves textos serão elaborados para uma compreensão de algumas categorias básicas, como; Estado, luta de classes, liberalismo, neoliberalismo, mercado, etc.
Indicadores, Metas e Resultados
A participação dos envolvidos, a leitura dos textos indicados, e a possibilidade de os mesmos começarem com competência aprofundar alguns dos temas discutidos. Espera-se que os participantes possam compreender melhor o que seja globalização e neoliberalismo, e como dentro desse contexto, essas políticas públicas transformam/destroem/ ou reestruturação novas práticas educacionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON MUNHOZ VIEIRA | |||
ALEXIA KAMILI DE OLIVEIRA CATTANI | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
ANNA LUIZA MARTINS SCHUCH | |||
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA | |||
BRUNA MOURA DA SILVA | |||
CAMILA CASTRO VINHAS | |||
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA | |||
CESAR DE LIMA DE MELO | |||
CINARA BRUM DOS SANTOS | |||
DANDARA LIMA CARDOSO | |||
EDUARDO ARRIADA | 8 | ||
INDIARA DOS SANTOS DIAS | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
KETHELYN SANTOS SOUTO | |||
LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE | |||
LUIZA BELEM TEIXEIRA | |||
LUIZA TUMELERO | |||
MARCIA ELISA LOPES MACEDO | |||
NIVIA JUÇARA SILVEIRA DUTRA | |||
RAFAELA SANT ANA LANDGRAF | |||
SANDRA REGINA BARBOSA PARZIANELLO | |||
VANESSA DUTRA RADMANN |