Nome do Projeto
CONTEXTOS E MEMÓRIAS DO GRUPO PET EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/07/2020 - 15/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Programa de Educação Tutorial - PET, segundo os dados do Ministério da Educação, conta com atualmente 842 grupos ativos, dispersos pelo Brasil em 121 Instituições de ensino diferentes (MEC, 2019). Dentre tantas intuições de ensino que fazem parte do Programa está a Universidade Federal de Pelotas - UFPel, que conta atualmente com 15 grupos PET, de variadas áreas (UFPEL, 2019). Um destes grupos é o PET Educação Física, que é composto, atualmente, por doze alunos bolsistas, um não-bolsista e uma professora tutora. O presente trabalho objetiva investigar os contextos e memórias do grupo PET Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho exploratório, adotando como procedimento/delineamento o estudo de caso. Serão investigados todos os professores e alunos matriculados nos Cursos de graduação em Licenciatura diurno/noturno e Bacharelado e da pós-graduação em Educação Física no período de 2019 a 2020, bem como os ex tutores que passaram pelo PET/ESEF, a fim de reconstruir as memórias do Programa. Haverão dois instrumentos de coleta, o primeiro contém questões referentes ao conhecimento dos participantes em relação ao grupo PET e a tríade de ensino, pesquisa e extensão, além de uma entrevista semi-estruturada com os ex-tutores. As análises preliminares serão construídas buscando identificar os percentuais mais significativos para uma análise descritiva, outra análise será feita através de documentos antigos do PET/ESEF bem como será realizada uma análise de conteúdo a partir dos dados levantados nas entrevistas. O projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas da Escola Superior de Educação Física.
Objetivo Geral
O presente trabalho objetiva investigar os contextos e memórias do grupo PET Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
O PET tem como um de seus pilares, proporcionar atividades que aproximem a comunidade geral da Universidade, bem como contribuir de forma enriquecedora com o processo de graduação dos alunos e da comunidade universitária geral. Nesse sentido, é de suma importância, avaliarmos a qualidade dos eventos que proporcionamos a eles e ainda recebermos um feedback acerca dos eventos e da forma que proporcionamos estes para a comunidade.
Segundo BORGES et. al. (2014), o ato de avaliar tem uma multiplicidade de interpretações, entre elas: examinar, julgar e testar. Além disso, os autores também trazem o conceito de feedback como componente principal da avaliação, pois o mesmo fornece informações sobre o quão distante ou próximo se está do objetivo almejado, contribuindo para a melhoria da qualidade do que se está realizando.
Segundo o MOB (2006), estimular a interação crítica do grupo com o projeto pedagógico do curso e acompanhar a auto-avaliação do grupo, enriquecendo a discussão do grupo através da visão do colegiado do curso, são aspectos que o grupo PET deve oferecer à comunidade universitária a fim de promover discussões e qualificações acerca do conhecimento proporcionado pelo grupo.
Segundo BORGES et. al. (2014), o ato de avaliar tem uma multiplicidade de interpretações, entre elas: examinar, julgar e testar. Além disso, os autores também trazem o conceito de feedback como componente principal da avaliação, pois o mesmo fornece informações sobre o quão distante ou próximo se está do objetivo almejado, contribuindo para a melhoria da qualidade do que se está realizando.
Segundo o MOB (2006), estimular a interação crítica do grupo com o projeto pedagógico do curso e acompanhar a auto-avaliação do grupo, enriquecendo a discussão do grupo através da visão do colegiado do curso, são aspectos que o grupo PET deve oferecer à comunidade universitária a fim de promover discussões e qualificações acerca do conhecimento proporcionado pelo grupo.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho exploratório, adotando como procedimento/delineamento o estudo de caso, que segundo Gil (2010), caracteriza-se pelo aprofundamento de um ou de poucos objetos, que permite o seu conhecimento amplo e detalhado.
Buscando contemplar os objetivos da investigação serão investigados todos os alunos matriculados nos Cursos de graduação em Licenciatura diurno/noturno e Bacharelado e da pós-graduação em Educação Física, além dos professores, da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas no período de 2019 a 2020, bem como os ex-tutores que passaram pelo PET/ESEF, a fim de reconstruir as memórias do Programa.
Para coleta de dados referente a visibilidade do PET ESEF/UFPel, foi construído um instrumento de coleta tendo como base o modelo de SILVA et al. (2009), no qual continha questões referentes ao conhecimento dos participantes em relação ao grupo PET, a tríade de ensino, pesquisa e extensão e aos eventos propostos pelo mesmo. Nesta adaptação, foram construídas 12 questões em três categorias: Conhecimento sobre ações do PET; eventos realizados pelo grupo e divulgação das atividades. Para o resgate das memórias do PET/ESEF foi construída uma entrevista semi-estruturada, que será aplicada aos ex-tutores. Ainda neste sentido, serão consultados os documentos que ao longo da história formam as memórias do grupo.
As análises preliminares serão construídas buscando identificar os percentuais mais significativos para uma análise descritiva, com relação às opiniões expressadas pelos sujeitos de pesquisa, utilizando agrupamento de respostas. Para as análises de conteúdo das entrevistas será utilizada a metodologia de Bardin (1977).Para a realização desta investigação, o projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas da Escola Superior de Educação Física. Foi encaminhado ainda um documento de aprovação para o Colegiado ou Direção da ESEF/UFPel, solicitando a aprovação para realização da pesquisa.
Buscando contemplar os objetivos da investigação serão investigados todos os alunos matriculados nos Cursos de graduação em Licenciatura diurno/noturno e Bacharelado e da pós-graduação em Educação Física, além dos professores, da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas no período de 2019 a 2020, bem como os ex-tutores que passaram pelo PET/ESEF, a fim de reconstruir as memórias do Programa.
Para coleta de dados referente a visibilidade do PET ESEF/UFPel, foi construído um instrumento de coleta tendo como base o modelo de SILVA et al. (2009), no qual continha questões referentes ao conhecimento dos participantes em relação ao grupo PET, a tríade de ensino, pesquisa e extensão e aos eventos propostos pelo mesmo. Nesta adaptação, foram construídas 12 questões em três categorias: Conhecimento sobre ações do PET; eventos realizados pelo grupo e divulgação das atividades. Para o resgate das memórias do PET/ESEF foi construída uma entrevista semi-estruturada, que será aplicada aos ex-tutores. Ainda neste sentido, serão consultados os documentos que ao longo da história formam as memórias do grupo.
As análises preliminares serão construídas buscando identificar os percentuais mais significativos para uma análise descritiva, com relação às opiniões expressadas pelos sujeitos de pesquisa, utilizando agrupamento de respostas. Para as análises de conteúdo das entrevistas será utilizada a metodologia de Bardin (1977).Para a realização desta investigação, o projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas da Escola Superior de Educação Física. Foi encaminhado ainda um documento de aprovação para o Colegiado ou Direção da ESEF/UFPel, solicitando a aprovação para realização da pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se fazer um resgate histórico da trajetória do grupo dentro do Programa de Educação Tutorial;
Avaliar a visibilidade do grupo PET/ESEF - UFPel dentro da Escola Superior de Educação Física;
Analisar a percepção da comunidade acadêmica acerca do impacto das ações promovidas pelo grupo.
Avaliar a visibilidade do grupo PET/ESEF - UFPel dentro da Escola Superior de Educação Física;
Analisar a percepção da comunidade acadêmica acerca do impacto das ações promovidas pelo grupo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELINNIE CHIRIVINO ANTUNES DA ROCHA | |||
CLARA ZILLIG ECHENIQUE | |||
DEBORAH KAZIMOTO ALVES | |||
DIEGO BRAGA DE CASTRO | |||
ERICK NUNES FERNANDES | |||
FELIPE GARCIA MALLUE | |||
FERNANDA WOZIAK TAVARES | |||
JULIA DE RIBEIRO BOZZETTI | |||
LARISSA FRANK HARTWIG | |||
LUCA SCHULER CAVALLI | |||
MARCOS JORDANIO PEREIRA FEITOSA LIMA | |||
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 5 | ||
MARINA SOUTO DOMINGUES | |||
MATEUS DE PAULA BORGES | |||
MAURÍCIO MACHADO | |||
Tales Conceição Dias | |||
VITÓRIA CAMARGO SILVEIRA |