Nome do Projeto
ATENDIMENTO PADRÃO DA PARADA CARDÍACA para adultos em tempos de COVID-19
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 11/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Curso híbrido, com E-book e vídeo aulas, todo em português, sobre o Atendimento Padrão da Parada Cardíaca para profissionais da saúde em tempos de COVID-19. O aluno deve estudar o conteúdo do curso com antecedência. As atividades práticas foram divididas em duas semanas, uma semana de nivelamento e outra de simulação realística. Durante o nivelamento todos os profissionais terão a oportunidade de treinar individualmente as suas respectivas habilidades com as dificuldades impostas pelos EPIs da COVID-19 e de se acostumarem com os manequins de simulação, bem como com as regras de segurança do curso, em especial as regras de segurança relacionadas com o desfibrilador. Nesse sentido, é fundamental que o aluno revise atentamente todo o material teórico referente às práticas da primeira semana antes do encontro. Na segunda semana, os alunos irão praticar o atendimento simulado de cinco casos de pacientes com COVID-19, ou suspeita de, que estejam internados, ou internando, em uma enfermaria destinada especificamente para esse tipo de cenário clínico. Todos os detalhes desse treinamento estão explicados em E-book ilustrado e em vídeo aula de 60 min, disponível no YouTube e acessado via hiperlink. Todos os atendimentos serão precedidos de uma reunião de instrução (briefing) e outra de consolidação (debriefing), assim a equipe planeja o atendimento e melhora para o próximo caso. Essa estratégia deve ser utilizada não apenas no treinamento, mas na prática. Assim a equipe estará maximizando as chances de beneficiar os pacientes e minimizando os riscos de contaminação dos seus integrantes.

Objetivo Geral

O curso de APPC 4K COVID-19 tem por objetivo oferecer informações confiáveis e atualizadas sobre o Atendimento Padrão da Parada Cardíaca de pacientes adultos com COVID-19, ou suspeita de, para a equipe de profissionais que irá atender esses casos em nível hospitalar, visando maximizar as chances de sobrevivência dos doentes e minimizando ao máximo os riscos de contaminação dos profissionais envolvidos, ou seja, dos técnicos de enfermagem, dos fisioterapeutas, das enfermeiras e dos clínicos.

Justificativa

O APPC 4K COVID-19 é um curso aplicável às equipes de saúde, incluindo técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, enfermeiras e clínicos, que estão envolvidos no atendimento dos pacientes com COVID internados ou que cheguem para atendimento em qualquer local com recursos de suporte avançado de vida. O foco do curso é a SEGURANÇA DA EQUIPE ao oferecer o melhor atendimento possível para a situação de parada cardíaca do adulto. Nesse sentido, os profissionais precisam de atualização confiável e de oportunidade para treinar suas competências adequadas para a COVID-19 individualmente usando todos os recursos proteção individual num primeiro momento. A seguir, é fundamental que essas habilidades sejam integradas no atendimento organizado da equipe. Aqui entram habilidades de comunicação, habilidades não técnicas e a estratégia de Gerenciamento de Recursos em Crises, utilizada por muitas instituições de saúde, de defesa civil e de aviação no mundo inteiro. Essa é a justificativa mais forte para essa atividade: oferecer um ambiente de simulação realística para que a equipe de saúde envolvida no atendimento de pacientes com COVID-19 possa aperfeiçoar a sua atuação de forma quase coreografada. Quinta-feira, dia 04 jun 2020, terminou a primeira edição com sucesso pleno. Foram 60 profissionais treinados. Eles foram divididos em seis turmas de 10 para minimizar o risco de contaminação durante as atividades do curso. O modelo de treinamento adotado, em função da COVID, foi o modelo híbrido. Todos estudantes receberam material para estudo com textos em português e com vídeos gravados. Os referenciais teóricos adotados foram as publicações da American Heart Association (AHA), o UpToDate e o New England Journal of Medicine. Os estudantes puderam se atualizar e, inclusive, estudar habilidades não técnicas utilizadas para o gerenciamento de situações de crise em emergências aeronáuticas. Na primeira semana de exercício simulado, semana de nivelamento, os treinamentos de habilidades foram praticados em quatro estações segundo as competências profissionais. Uma, dos médicos, para intubação endotraqueal dentro das regras de segurança necessárias para o cenário COVID. Outra para a oxigenação dos pacientes com COVID respeitando toda a segurança da equipe conforme as diretrizes provisórias da AHA. Outra, para os técnicos de enfermagem, mas não só para eles, claro, para a praticar a técnica correta de palpar o pulso carotídeo e de executar as compressões torácicas externas. E, por fim, a quarta estação de nivelamento foi para praticar a aplicação segura do choque de desfibrilação em adultos. Na segunda semana, utilizando recursos de simulação realística, as equipes praticaram o atendimento de cinco casos simulados com intubação endotraqueal e sistematização da abordagem da parada cardíaca do adulto dentro da enfermaria COVID. Todo atendimento simulado foi seguido por uma revisão do procedimento chamado "debriefing", que visa qualificar a equipe para a próxima emergência. O curso foi coordenado pelo professor Samir Schneid e operacionalizado pela técnica de enfermagem, Cláudia Caldeira Gomes. Contou com o apoio didático e operacional do estudante de medicina Erick de Freitas, do quinto semestre da Faculdade de Medicina (autorizado formalmente pela Universidade a participar dessa atividade, desde que respeitando as regras de segurança padrão) e com a organização da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Ensino da EBSERH, na pessoa da doutora Beatriz Vogt. Importante agradecer ao professor doutor Marcelo Capilheira, incansável no apoio, bem como a enfermeira Lourdes Brasil, a qual garantiu toda a infraestrutura necessária para o sucesso do curso, bem como para a segurança tanto dos alunos, como dos docentes, tendo em vista o trabalho competente de todo o pessoal de higienização que nos acompanhou o tempo todo. Assim sendo, o material produzido compatibiliza os melhores padrões de atendimento de parada cardíaca de adultos com a segurança da equipe em tempos de COVID. É uma oportunidade única para a equipe de saúde treinar as habilidades individuais e, especialmente, uma excelente oportunidade para qualificar as habilidades não técnicas, tão necessárias para o adequado entrosamento dos profissionais nesses momentos de tanta ansiedade para todos. Estivemos envolvidos no treinamento de super heróis, mas estamos conscientes de que não temos super poderes, por isso, preparamos um curso com todo o nosso melhor, para um cenário onde só o melhor faz sentido.

Metodologia

O grupo de discentes será composto por aproximadamente 50 profissionais técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, enfermeiras e médicos. Alguns com treinamento e certificação oficial em ACLS, outros não. O grupo que orientará o treinamento, explicando o funcionamento dos recursos de simulação, será composto por mim, pela técnica de enfermagem, Cláudia Caldeira, que trabalha conosco gerenciando o LABENSIM e pelos estudantes de Medicina Cleomar Júnior e Erick Freitas, monitor do LABENSIM e autorizado pelo Comitê COVID-19 da UFPel.
Portanto, as atividades da primeira semana, realizadas durante um turno, manhã OU tarde, para turmas de 10 colegas, serão de nivelamento. Para que, na outra semana, possamos praticar o atendimento da parada cardíaca em equipe de forma mais efetiva.
O curso tem duração total prevista de 6h presenciais (simulação realística), mas seguirá um formato didático conhecido como “híbrido”, ou seja, você receberá material para estudar previamente. O material é composto por vídeos, Power Points gravados (tem que ligar o som do seu equipamento e abrir o arquivo) e textos, todos em português, exceto a diretriz provisória da American Heart Association (arquivo em pdf, que está sob o título RCP adulto, com o nome de arquivo [AHA interim basic advanced C 2020]). Não haverá avaliação somativa dos alunos. Todos devem comparecer pontualmente. Na primeira semana, semana do nivelamento, todos deverão demonstrar as habilidades de acordo com os padrões estabelecidos nas diretrizes da AHA e disponíveis nas referências teóricas traduzidas para português. Na medida em que o aluno demonstrar a técnica de RCP para adultos, a técnica de ventilação “tenar-com duas pessoas”, técnica de intubação endotraqueal e técnica de administração do choque de desfibrilação corretos, ele está liberado. Informação importante: para treinar o Atendimento Padrão da Parada Cardíaca (APPC) na segunda semana, no Labensim, todos precisam ter demonstrado as técnicas corretas e saber manusear o equipamento de simulação realística. Para preservar os nossos equipamentos, não será permitido o treinamento avançado sem a certificação da semana de nivelamento. Devem vir com roupas leves e tênis, o ideal seria virem com roupa que possa sujar e SERÁ OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS FACIAIS durante toda a atividade. Além disso, haverá álcool gel disponível para a higiene das mãos em todas as salas e os ambientes foram dispostos de forma a oferecer espaço para o distanciamento físico de dois metros entre todos, o qual é FORTEMENTE RECOMENDADO. O curso acontecerá no último andar do prédio da FAMED, no andar do auditório. Utilizaremos salas amplas e bem ventiladas para as quatro estações práticas na semana de nivelamento e o auditório na semana de simulação realística.
O conteúdo previsto é o seguinte, sendo que algumas atividades contém informações específicas para COVID-19, outras não. Sempre que o material apresentar informações específicas para COVID, estará destacado em amarelo.

Indicadores, Metas e Resultados

CONTEÚDO PREVISTO:
1. Noções sobre virologia, epidemiologia e quadro clínico da COVID-19 - TEÓRICO
2. Cena segura em tempos de COVID-19? – TEÓRICO, seguir protocolo específico do HE
3. RCP em adultos em tempos de COVID-19 – TEÓRICO e PRÁTICO
4. Técnicas de oxigenação e de ventilação em tempos de COVID-19 – PRÁTICO
5. Sequência Rápida de Intubação em tempos de COVID-19 – TEÓRICO e PRÁTICO
6. Reconhecimento de ritmos e desfibrilação na prática – TEÓRICO e PRÁTICO
7. Abordagem sistematizada do paciente grave - TEÓRICO
8. Habilidade Não Técnicas em tempos de COVID-19 - TEÓRICO
9. Como dar más notícias e o preenchimento da certificação de óbito – TEÓRICO, não confirmado.
10. Atendimento Padrão da Parada Cardíaca (APPC) – TEÓRICO e PRÁTICO
11. Treinamento para desenvolver resiliência em profissionais da saúde – TEÓRICO

PRÁTICAS DE NIVELAMENTO – primeira semana, turma designada para turno da manhã. São duas horas livres para o profissional treinar sob orientação de como usar os equipamentos de simulação as suas habilidades específicas (Sequência Rápida de Intubação para os médicos) e as habilidades que são comuns a todos como, por exemplo, técnica de palpação do pulso carotídeo em situações de emergência e técnica de compressões torácicas externas para profissionais de saúde atendendo pacientes adultos em Parada Cardiorrespiratória (PCR).


TABELA COM PLANO PARA 03h de NIVELAMENTO DA PRIMEIRA SEMANA POR CATEGORIA PROFISSIONAL
Abertura
Técnicos de enfermagem
Fisioterapeutas
Enfermeiras
Médicos
Encerramento

Compressões torácicas
palpação do pulso carotídeo
– Cleomar Júnior

Oxigenação na COVID -19
técnica “tenar-dois socorristas”
- Murilo Echeverrie

Desfibrilação e monitoração
Acesso venoso periférico com técnica de administração na PCR(1)
- Samir Schneid

Sequência Ráp. Intubação COVID
- Erick Freitas

Importante destacar que as habilidades em treinamento são reservadas para o profissional legalmente habilitado para tal, o fato de constar na tabela outras profissões não significa que estejam sendo autorizados, por exemplo, a intubar um paciente. O que a tabela propõe é exatamente que estejam acompanhando e compreendendo para poderem auxiliar melhor no momento da emergência.

PLANO DE ESTUDO: primeira semana.
Siga a seguinte sequência, estude atentamente todo o material, porque será o referencial utilizado durante o curso. Os arquivos estão disponíveis na internet, basta segurar a tecla “control” e clicar o botão direito do mouse com o cursor em cima do link.
I. Noções sobre virologia, epidemiologia e quadro clínico da COVID-19 – TEÓRICO(2)
https://drive.google.com/open?id=1VQYGNQCm4Q1KjI37q6Ki-ufr310uUH-d

II. Cena segura em tempos de COVID-19? – TEÓRICO, seguir protocolo específico do HE
https://drive.google.com/open?id=1lo386B9ANsaI5_BA6zFKSpTgpvgCQC68

III. RCP em adultos em tempos de COVID-19 – TEÓRICO e PRÁTICO(3-6)
https://drive.google.com/open?id=1pfcDvzXN4TpEm5l00Tzr8JftMnExw2jd
https://drive.google.com/file/d/1CAU2dcRGNVnbTsdP1pJkcpNKgr1H5OIT/view?usp=sharing

IV. Técnicas de oxigenação e de ventilação em tempos de COVID-19 – PRÁTICO(3, 7)
Atividades de habilidades práticas no “nivelamento”
https://drive.google.com/file/d/16OCQ2Q_-bWjl11ThbvWHaaKVAvcHgTBA/view?usp=sharing

V. Sequência Rápida de Intubação em tempos de COVID-19 – TEÓRICO e PRÁTICO(2, 8)
1. Como intubar em 10 passos (disponível publicamente)
https://drive.google.com/file/d/1Ps77dabDDqpaH7dOfoP0nwesTBt2wqIB/view?usp=sharing
2. PDF dos slides da videoconferência de Sequência Rápida de Intubação
https://drive.google.com/file/d/1-yeHYUPVDXzUQV2yd2x3cTatLaUREYZH/view?usp=sharing
3. Vídeo aula sobre Sequência Rápida de Intubação, 50 min.
https://youtu.be/SP_Ge7NtGUc
4. Vídeo da técnica tradicional de intubação (oito minutos, disponível publicamente) https://youtu.be/qx37Gn1QwOc
5. Vídeo do New England Journal of Medicine disponível publicamente na Internet, com opção de legendas em inglês https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMvcm063574
6. Vídeo do Dr. Marcio Guerreiro sobre EPI e técnicas de proteção (disponível publicamente e autorizada a divulgação pelo autor) destacado em amarelo, porque é específico para COVID.
https://photos.app.goo.gl/51WnLKwfP2rAuo4s7
7. Vídeo do New England apresentando a caixa de proteção (disponível publicamente)
http://response.nejm.org/t?ctl=5B640:716D6773F6D0142ADF6E8534B136F507961CAA5EB78719DF&uuid=3473918&dateTime=202004130000&key=wMtsax5f7RnNAHgp1cHtGIzsDHBX%2Bj7Ug%2FLUTKovidw%3D
8. ABRAMEDE – AMIB: Covid 19 (disponível publicamente)
http://abramede.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Recomendacoes-IOT-FINAL-REVISAO-100420.pdf
9. Tabela no Excel para os cálculos de doses em SRI (disponível publicamente e autorizada a divulgação pelo autor) https://drive.google.com/file/d/1JSzsNJ9uwgkIoGnp5hWfpp19EGJfhkSQ/view
10. Texto descrevendo em detalhes a técnica de intubação traqueal, com resumo.
https://drive.google.com/open?id=18x0vA2wzfghHufWr3h7kLdvaTtwdJO8r

VI. Ritmos de parada no monitor e desfibrilação manual – TEÓRICO e PRÁTICO
https://drive.google.com/open?id=1hBnYkfGocSQ8jA6i50gqEYGEzdS_gsiA
PPT com os dez passos da desfibrilação segura
https://drive.google.com/file/d/1mbgX7_bfJprXKesmq7PpxhtjFnslMzgR/view?usp=sharing

PLANO DE ESTUDO: Segunda semana.
Essa é a semana dedicada para treinar a equipe no Atendimento Padrão da Parada Cardíaca. Utilizaremos recursos de simulação realística, ou seja, você fará parte de um cenário “virtual-real”, prepare-se para virar ator de novela! Note que, em tempos de COVID, precisaremos reduzir os “atores” ao MÍNIMO necessário na cena. Os grupos do curso são compostos por até 10 profissionais discentes, mas NUNCA estarão os dez ao mesmo tempo na cena, mesmo no ambiente simulado.
VII. Abordagem sistematizada do paciente grave – TEÓRICO
https://drive.google.com/open?id=1cSOjRgQllpWAmnBA71IfYtBBjvopP_z_

VIII. Habilidade Não Técnicas em tempos de COVID-19 – TEÓRICO
https://drive.google.com/open?id=1xui38SQW-ppSpLf9UajmSlLDEBojnrfR

IX. Atendimento Padrão da Parada Cardíaca (APPC) – TEÓRICO e PRÁTICO(2, 3, 9-11)
E-book
https://drive.google.com/drive/folders/1Qhlv_WvO7LtI78XLDEecXBiQgiOCBsDG?usp=sharing

Vídeo aula
https://youtu.be/Tqy1_CeXycQ

X. Treinamento para desenvolver resiliência em profissionais da saúde – TEÓRICO
Será enviado na próxima semana, depois do treinamento de nivelamento.

Estimados colegas, o momento é difícil para todo mundo. As implicações dos esforços dos profissionais da área da saúde para atender os pacientes COVID são diversas. Há risco para sua própria saúde física, há risco para a saúde dos seus familiares e há a certeza do sofrimento psíquico com as frustrações e a ansiedade.(12) Eu trabalhei de forma muito intensa para disponibilizar esse material teórico para vocês. O meu esforço para montar o Laboratório de Ensino por Simulação da FAMED da UFPel remonta o ano de 2007. Minha experiência como instrutor de BLS, ACLS e ACLS EP da American Heart Association iniciou no dia 17 de dezembro de 1999, no outro milênio. Já tivemos a oportunidade de treinar os 40 médicos da Presidência da República no Hospital das Forças Armadas em Brasília. Tudo que lhes será apresentado está embasado em evidências científicas sólidas e longa experiência didática. Desejo uma boa oportunidade de crescimento profissional para todos nós.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA CALDEIRA GOMES40
CLEOMAR RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
ERICK RODRIGUES FREITAS
ISMAEL VINICIUS BAUER NUNES DE ALMEIDA
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA
RAFAELA DOS SANTOS SCHNEID
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID20

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