Nome do Projeto
A pandemia de COVID-19 e o ensino odontológico: um estudo com universitários brasileiros
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O principal objetivo deste estudo é analisar o impacto da pandemia de doença por coronavírus (COVID-19) no ensino odontológico brasileiro. Após o pré-teste, um questionário online autoaplicado será disponibilizado, sendo composto por questões que avaliam as ações estratégicas adotadas pelas Faculdades de Odontologia do Brasil durante a pandemia, o acesso e utilização de recursos, equipamentos e infraestrutura domiciliar para a manutenção da educação à distância, bem como os níveis de ansiedade e consumo de álcool entre os estudantes de graduação em Odontologia. A divulgação do projeto e recrutamento de participantes irá ocorrer por meio da difusão da pesquisa nas redes sociais (Instagram e Facebook). Todos os estudantes de Odontologia devidamente matriculados em instituições de ensino brasileiras são elegíveis. O questionário final será hospedado na plataforma online Google Forms durante quatorze dias e compreenderá questões obrigatórias, sendo divididas em 5 diferentes blocos temáticos: características gerais dos estudantes; ensino odontológico e a pandemia de COVID-19; conhecimentos sobre a doença por coronavírus; biossegurança e o atendimento odontológico; consumo de álcool e sintomas psicológicos. A análise estatística será realizada utilizando o software Stata® 12.0. As estatísticas descritivas das variáveis qualitativas serão calculadas para identificar as frequências absolutas e relativas, enquanto as variáveis quantitativas serão verificadas por meio de medidas de tendência central e medidas de dispersão. Ressalta-se que este estudo poderá (1) ajudar a identificar a influência da mudança nos padrões tradicionais de ensino das Faculdades de Odontologia do país frente a pandemia, além de (2) apresentar evidências para intervenções psicológicas com estudantes universitários e (3) fornecer uma base para a promulgação de políticas de ensino. O estudo será enviado ao Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Todos os participantes do estudo serão esclarecidos dos objetivos do estudo e concordarão o Termo de Consentimento Livre Esclarecido.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é investigar as ações estratégicas adotadas pelas Faculdades de Odontologia do Brasil durante a pandemia do COVID-19, utilização de recursos, equipamentos e infraestrutura domiciliar para a manutenção da educação à distância, conhecimento sobre novas normas de biossegurança para atendimento de pacientes odontológicos e explorar os níveis de ansiedade e consumo de álcool entre os estudantes.

Justificativa

O estudo possibilitará identificar o impacto da pandemia no ensino odontológico, bem como avaliar os diferentes aspectos relacionados ao perfil social e psicológico dos estudantes de odontologia do país, servindo como base para o planejamento de futuras soluções para aprimorar a abordagem de ensino de acordo com a realidade e o contexto social das instituições e seus estudantes.

Metodologia

Desenho e população do estudo
Este estudo possui delineamento transversal. A população do estudo será composta por todos os estudantes devidamente matriculados em cursos de graduação em Odontologia de Instituições públicas e privadas no Brasil.

Amostra
A amostra final do estudo, levando em conta que existe aproximadamente 100 mil estudantes em escolas públicas e privadas de odontologia no Brasil, será́ de 500 indivíduos (prevalência 50% e alfa de 5% e 30% de perdas). Considerando que os cursos de odontologia estão distribuídos de forma desigual por região do Brasil será necessário que 36% da amostra de estudantes seja da região Sudeste (n= 180), 16% do Sul (n= 80), 10% do Centro-Oeste (n= 50), 9% do Norte (n= 45) e 29% do Nordeste (n= 145).

Instrumento de Coleta do Estudo
Será desenvolvido um questionário online autoaplicado contendo 40 questões referentes ao impacto da pandemia da COVID-19 no ensino odontológico brasileiro. O questionário será organizado e disponibilizado através da plataforma Google Forms e enviado a estudantes de Odontologia. O formulário será composto por cinco blocos de questões de acordo com a proposta do tópico em questão.
Ao acessar o questionário e clicar no convite para participar da enquete, o entrevistado será apresentado a primeira página do formulário, contendo o objetivo da pesquisa e o tempo estimado para respondê-la, dados e contato dos(as) pesquisadores(as) envolvidos no estudo. A página de apresentação, ou primeira seção, também reforçará que apenas estudantes de graduação em odontologia podem responder ao questionário, sendo que devem enviar somente uma resposta. Para acessar as páginas seguintes que direcionam aos blocos do questionário, o entrevistado deverá ler e concordar em participar do estudo – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE.
As perguntas serão divididas em blocos de acordo com os seguintes temas: características gerais dos estudantes; ensino odontológico e a pandemia de COVID-19; conhecimentos sobre a doença por coronavírus; biossegurança e o atendimento odontológico; consumo de álcool e sintomas psicológicos

Logística do Estudo
Estudo Piloto
Com o intuito de verificar a clareza das questões e a organização do conteúdo apresentado, um estudo piloto será realizado com o questionário para testá-lo, em pelo menos 10 discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que não farão parte da amostra final do estudo. De acordo com os critérios estabelecidos por Moraes et al. (2020), em cada pergunta os participantes do pré-teste serão solicitados a responder, numa escala de 1 (pouco) a 5 (muito), se a pergunta está clara quanto a seu entendimento ao respondê-la. Questões que forem classificadas com escore 3 ou inferior por ao menos 3 discentes serão reformuladas até atingir consenso entre os participantes sobre a clareza do conteúdo. Nesse momento também será estimado o tempo necessário para o completo e adequado preenchimento do formulário.

Aplicação do questionário do estudo
A carta de apresentação da pesquisa e o formulário de avaliação serão depositados em grupos específicos do Facebook, cuja proposta desses seja discutir aspectos relacionados a Odontologia, como os grupos: “Odontologia do Brasil” (30.000 membros), “Estudantes de Odontologia do Brasil” (21.000 membros) e “Dentistas & Estudantes de Odontologia” (1.600 mil membros). Somado a isso, será solicitado a professores e dentistas com perfis profissionais nas redes sociais (Facebook e Instagram) que divulguem o convite para a participação dos estudantes na pesquisa.
Coleta dos dados
O questionário do estudo com questões obrigatórias ficará disponível nas plataformas online por duas semanas (quatorze dias corridos). Todos os estudantes brasileiros matriculados em cursos de graduação em Odontologia no Brasil serão convidados a participar da pesquisa.
Ao acessar o questionário e clicar no convite para participar da enquete, o entrevistado será apresentado a primeira página do formulário, contendo o objetivo da pesquisa e o tempo estimado para respondê-la, dados e contato dos(as) pesquisadores(as) envolvidos no estudo. A página de apresentação, ou primeira seção, também reforçará que apenas estudantes de graduação em odontologia podem responder ao questionário, sendo que devem enviar somente uma resposta. Para acessar as páginas seguintes que direcionam aos blocos do questionário, o entrevistado deverá ler e concordar em participar do estudo – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE (Apêndice B).

Responsabilidade Social
Este estudo possibilitará identificar o impacto da pandemia no ensino odontológico, bem como avaliar os diferentes aspectos relacionados ao perfil social e psicológico dos estudantes de odontologia do país, servindo como base para o planejamento de futuras soluções para aprimorar a abordagem de ensino de acordo com a realidade e o contexto social das instituições e seus alunos.
Todas as informações obtidas neste estudo serão enviadas aos Colegiados de Cursos dos participantes e disponibilizadas para acesso através da publicação em jornais de grande circulação, periódicos nacionais, apresentações em congressos e seminários e divulgação em redes sociais.

Análise Estatística
Os dados serão disponibilizados pelo sistema do Google Forms no formato de planilha do software Microsoft Excel. A análise estatística será realizada através do software Stata 12.0.
Serão realizadas análises descritivas das variáveis qualitativas por meio de frequências absolutas e relativas, e das variáveis quantitativas por meio de medidas de tendência central (média, mediana) e medidas de dispersão (desvio – padrão e amplitude).

Considerações Éticas
O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. Todos os participantes do estudo serão esclarecidos dos objetivos e assinarão o Termo de Consentimento Livre Esclarecido - TCLE

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que cerca de 90% dos estudantes de instituições públicas estarão com as suas atividades curriculares teóricas e práticas interrompidas, sem adotar a modalidade de ensino à distância. Em contrapartida, os todos os estudantes de instituições privadas estarão com as atividades teóricas sendo desenvolvidas em ambiente virtual.
Espera-se 80% dos estudantes apresentarão acesso à recursos e equipamentos tecnológicos para a realização de atividades de ensino a distância, como internet banda larga e microcomputadores/notebooks, entretanto outras limitações, como memória interna disponível para armazenamento de dados e ambiente de estudos inadequados podem implicar na adoção desta modalidade de ensino.
Espera-se que mais de 90% dos estudantes terão conhecimento sobre a COVID-19 e 30% dos estudantes que já estavam atuando em atividades clínicas antes da pandemia tem conhecimento sobre as mudanças os aspectos de biossegurança.
Espera-se que o consumo de álcool de maneira nociva será verificado em cerca de 40% dos estudantes avaliados, principalmente entre os mais ansiosos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA3
CAMILLA HÜBNER BIELAVSKI
MATHEUS DOS SANTOS FERNANDEZ
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA

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