Nome do Projeto
II SEMINÁRIO DISCENTE PPGSociologia 2020 RESSIGNIFICAR OS SENTIDOS DO SOCIAL: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 15/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O seminário discente é um evento acadêmico bianual organizado por discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas. Integra-se na dinâmica complexa e intermediária junto aos Encontros anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e aos Congressos bianuais da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Objetiva ser um espaço de excelência acadêmica e de interlocução coletiva entre as pesquisas discentes locais, regionais, nacionais e latino-americanas, justificando, portanto, a relevância desta proposta. O evento deste ano tem como temática - Ressignificar os sentidos do social: diálogos interdisciplinares. O seminário acontecerá de modo remoto e irá compor a agenda de eventos do PPGSociologia/UFPel de 2020. O público-alvo do evento - Pesquisadores, professores e profissionais. Estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação. Membros de Movimentos Sociais, Ambientais e Culturais.

Objetivo Geral

- Fomentar o diálogo entre as pesquisas acadêmicas dos discentes vinculados ao PPGS-UFPel;
- Ampliar a comunicação entre os discentes do PPGS-UFPel e os discentes das áreas afins nos demais Programas de Pós-Graduação da UFPel;
- Criar o diálogo com os discentes dos demais Programas de Pós-Graduação em Sociologia (e afins) no Brasil e na América Latina.

Justificativa

A realização do evento visa contribuir, através de conferências, palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho para o debate sobre - Ressignificar os sentidos do social: diálogos interdisciplinares e constituir-se num espaço de excelência acadêmica e de interlocução coletiva entre as pesquisas discentes locais, regionais, nacionais e latino-americanas, justificando, portanto, a relevância desta proposta. O evento também realizará o “Espaço do Egresso”, objetivando recuperar a história do próprio Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel mediante a participação dos egressos na programação do evento.


Metodologia

O seminário acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2020.
O seminário está sendo organizado na modalidade online e será realizado nas plataformas virtuais disponíveis.

Da programação geral, teremos: conferência, palestra de abertura, palestra de encerramento e mesa redonda, os quais serão atrelados a temática geral do evento. O evento realizará grupos de trabalhos, buscando contemplar as três linhas de pesquisa do Programa: (1) Cidade, Estado e Desenvolvimento; (2) Teorias Sociais e Conhecimento; (3) Trabalho, Organizações e Identidade; e também promoverá o “Espaço do Egresso”.

Serão emitidos certificados de organização, de palestrantes, de apresentações de trabalho, coordenações de grupos de trabalhos e de participação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os três dias do evento, em suas múltiplas atividades, contribuam para um profícuo debate sobre a temática do evento, bem como corrobore com a visibilidade do PPPGSociologia/UFPel. Assim, buscaremos concretizar este evento como um espaço para a troca de conhecimentos entre jovens estudantes com pesquisadores de outras regiões do país e da América Latina, garantindo uma diversidade de temáticas, não centradas apenas na “velha” dinâmica dos eventos acadêmicos, buscando horizontalidade nas discussões.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DOS SANTOS PEREIRA
ARIELSON TEIXEIRA DO CARMO
CAROLINA FREITAS DE OLIVEIRA SILVA
ELAINE DA SILVEIRA LEITE4
JIULIA ESTELA HELING
LUANA COSTA BIDIGARAY
MATHEUS LIRA BENTO
PEDRO SCHLEE SOLER
SANDRO ADAMS
THAIS MADRUGA TABELIÃO

Página gerada em 30/11/2020 20:20:11 (consulta levou 0.137089s)