Nome do Projeto
Atendimento a pacientes com necessidade de cirurgias de aumento de coroa clínica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2017 - 25/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto visa proporcionar acesso à população a um serviço que a maioria dos Cirurgiões Dentistas não realiza. Possibilitando treinamento aos graduandos na execução de procedimentos cirúrgicos

Objetivo Geral

Realizar cirurgias de aumento de coroa clínica com a finalidade de proporcionar e/ou melhor o acesso a paredes cervicais de preparos cavitários/protéticos, possibilitando isolamento absoluto para restaurações, para moldagens, isolamento absoluto para tratamento endodôntico e recuperação estética em casos de dentes anteriores pequenos. Também recuperar o espaço para neoformar as estruturas que compõem as Distâncias Biológicas.

Justificativa

É bastante frequente a necessidade de isolamento de dentes em que a distância entre a crista óssea alveolar não tem espaço suficiente para comportar as estruturas que compõem as distâncias biológicas.
Os procedimentos de recuperação do espaço para neoformação das estruturas anátomo-histológicas que compõem as Distâncias Biológicas são fundamentais para os procedimentos de Odontologia Restauradora, sejam estas na Endodontia, na Dentística Restaura ou na Prótese, e, mais recentemente, nos procedimentos de readequação estética de sorrisos.
Quaisquer procedimentos executados sem a preservação das estruturas supracitadas acarretará em doença do periodonto porque esta estrutura orgânica somente sabe responder com inflamação quando agredida.
Os casos clínicos poderão necessitar das seguintes abordagens:
- cirurgias envolvendo somente tecidos moles;
- cirurgias envolvendo tecidos moles e tecidos duros;
- extrusões dentárias;
- cirurgias de recontorno dos tecidos moles e duros após extrusões dentárias.
Também serão operados casos que apresentem alguma lesão patológica com envolvimento dos tecidos periodontais, cirurgias de recobrimento radicular e recontornos periodontais estéticos. Os tratamentos de doenças periodontais somente serão realizados nos casos de necessidades destes para o tratamento cirúrgico.

Metodologia

Serão recebidos os pacientes, examinados e realizada uma anamnese com preenchimento de ficha específica do projeto. Estes pacientes deverão ter um encaminhamento, de preferência por escrito, para que posteriormente seja feita a contra-referência. Durante o exame clínico, também será realizado um exame radiográfico da região a ser operada. O agendamento da cirurgia será feito após ser analisado o caso entre os acadêmicos, os professores orientadores e os estagiários, após a realização do procedimento cirúrgico será agendada a remoção de pontos, a qual será acompanhada de controle radiográfico e posterior contra-referência do paciente para os procedimentos restauradores.
Algumas cirurgias poderão requerer mais de uma reconsulta de avaliação pós-operatória.
IMPORTANTE salientar que os pacientes deverão seguir o tratamento após o procedimento cirúrgico, ou seja, caso não exista o profissional/acadêmico que prosseguirá o procedimento endodôntico/restaurador/protético, não será realizada a cirurgia.
Os atendimentos serão realizados por acadêmicos agrupados em equipes que terão circulantes (1º e 2º semestres), responsáveis pela radiologia (3º e 4º semestres), auxiliares (5º e 6º semestres) e operadores (7º, 8º, 9º e décimo semestres).

Indicadores, Metas e Resultados

Os atendimentos serão realizados de maneira bastante ágil, tentando diminuir o tempo de espera dos pacientes ao tratamento odontológico. Até porquê após os procedimentos cirúrgicos a Biologia exige uma espera para os procedimentos restauradores de, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) dias. As metas deste projeto são: atendimento a pacientes com necessidades de cirurgias periodontais, proporcionar aos acadêmicos acesso a procedimentos cirúrgicos periodontais e oferecer aos cirurgiões dentistas de Pelotas e região um serviço de cirurgias periodontais. Como resultados podemos esperar a realização de cirurgias pelos acadêmicos, o acesso a pacientes a esses procedimentos e poder auxiliar profissionais da rede municipal de saúde, de sindicatos ou de clínicas particulares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA JULIÊ SCHUSTER
ALEXANDRE DE ROSSI
ALINE DE BASTOS DA SILVA
ANDRESSA DE OLIVEIRA RICKES
BERNARDO FRANCO DA SILVA
BRUNA SILVEIRA DE OLIVEIRA
CAROLINE CASSAIS PRESTES FERREIRA
CAROLINE LOPES SCHMALFUSS
FELIPE RORATO VALENTE
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ4
GIOVANE HISSE GOMES
GRAZIELA KROLOW DE ÁVILA
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
GUSTAVO MENDONÇA VIEIRA DA CUNHA
HENRIQUE DE JESUS JANDT
JORDANA KUNDE BERGMANN
JOSE ANTONIO MESQUITA DAME4
JULIANA SOUZA LAMAS
KAUÊ VIEIRA ZANI
KERIAN DOROTHY REHBEIN
LARA KRUSSER FELTRACO
LARISSA VIANA DE OLIVEIRA
LUCIANO MONTEZZANO RIOS BACCHIERI
LUIZ ALEXANDRE CHISINI
MAISA CASARIN4
MARIANA CARDOSO DE ALENCAR
MARIANA DA SILVA MUÑOZ
MARÍLIA SOARES DA FONSECA
MATEUS COSTA SILVEIRA
PATRICIA DANIELA MELCHIORS ANGST4
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
RAQUELE SOARES DE MATOS
RODRIGO KÖNSGEN ROSSALES
TAINÁ SANTOS DA ROSA
TICIANE DE GOES MARIO
TOMAZ ALVES DA SILVA NETO
VINICIUS PEREIRA BALONEQUE

Página gerada em 18/04/2024 00:19:42 (consulta levou 0.201297s)