Nome do Projeto
Ações Extensionistas em Expografia III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/10/2020 - 05/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto "Ações Extensionistas em Expografia III" tem vinculação direta com o Programa de Extensão "Museologia Extracampi", criado para fins de curricularização da extensão em EXT, no contexto do Curso de Bacharelado em Museologia. Este projeto, como alude o próprio título, está vinculado à disciplina obrigatória de Expografia III, à qual foram destinados 2 créditos em EXT, na versão atualizada do PPC do Curso.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto redunda em creditar as ações extensionistas em atividades práticas, realizadas no âmbito da disciplina de Expografia III, em curricularização de extensão. Os objetivos do projeto são consonantes com os resultados esperados da própria disciplina, que são: capacitar o aluno a ter uma visão crítica sobre os processos que envolvem a concepção, montagem e avaliação de exposições museológicas; e aguçar a percepção das necessidades e anseios do público em relação aos processos expositivos. Nesta direção, em síntese, as atividades práticas da disciplina incluem a dinâmica de interação com a sociedade (em termos de aferição das necessidades e anseios), além da própria comunicação propriamente dita com o público, resultado da interação e avaliação da comunidade com a exposição museológica.



Justificativa

A disciplina de Expografia III, desde sua origem, tem distinto alinhamento com as práticas caracterizadas como extensionistas, uma vez que o produto final da disciplina é a montagem de uma exposição museológica, aberta à comunidade externa. Apesar de a disciplina, a cada semestre, operar de forma distinta em relação aos projetos, temáticas e abordagens, a depender do projeto desenvolvido no escopo da disciplina de Expografia II, as práticas extensionistas que a caracterizam permanecem inalteradas. Invariavelmente, são realizadas atividades avaliação e interação com o público externo da UFPel. Assim, torna-se relevante a criação do Projeto "Ações Extensionistas em Expografia III", uma vez que estas práticas extensionistas, de acordo com a versão atualizada do PPC, devem ser creditadas para fins de integralização da extensão na formação discente.

Metodologia

A metodologia do projeto alinha-se à própria caracterização da disciplina de Expografia III, infra indicada:

1. A turma será dividida em frentes de trabalho, considerando a potencialidade de cada aluno, a fim de levar adiante as metas estabelecidas para a dinâmica de planejamento, programação e produção da exposição curricular.
2. A cada grupo, dependendo de suas especificidades, poderão ser abertas diferentes ações de extensão dentro do Projeto - a depender da oferta da disciplina.
3. As ações de extensão terão a duração das etapas específicas em que ocorrem as atividades extensionistas, quais sejam: avaliação prévia de público, para readequação do projeto; entrevistas para fins de documentação do acervo; abertura da exposição e avaliação interativa; e avaliação do processo expositivo, realizado em cooperação com o público externo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o projeto ampliar a atuação dos formandos com o público externo à UFPel; estimular os discentes a observar, aferir e atuar com as distintas comunidades que orbitam a Universidade; inserir os discentes como agentes dos processos de comunicação museológica; tornar os formandos mais críticos e ativos nos processos poéticos e políticos que engendram a formação do Museólogo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS EDUARDO AVILA BAUER
CHAYANE LISE FERNANDES DE SOUZA
DIEGO LEMOS RIBEIRO2

Página gerada em 18/04/2024 16:50:28 (consulta levou 0.279173s)