Nome do Projeto
Ação em comunidade: a disciplina Conservação e Preservação II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/09/2020 - 07/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto em questão se propõe à realização de atividades de Educação para o Patrimônio, tendo como eixo norteador os conhecimentos desenvolvidos no âmbito da disciplina Conservação e Preservação II, do Curso de Bacharelado em Museologia. Pretende-se a realização de atividades teóricas e práticas envolvendo escolas na cidade de Pelotas, com o intuito de despertar o senso crítico e preservacionista nos estudantes e também nos professores diretamente envolvidos na parceria de trabalho. Para tanto, desenvolveremos encontros nas escolas diretamente envolvidas, respeitando o calendário das mesmas, com a abordagens teóricas e atividades práticas. A temática será desenvolvida por meio de atividades lúdicas, debates, oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo, dentre outros. Serão realizadas visitas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas. Ao final de cada atividade será desenvolvida uma avaliação da metodologia e dos resultados obtidos. Neste trabalho, de educação para o patrimônio, destacamos a necessidade premente em discutir a relevância da relação que se estabelece entre o meio ambiente, o homem e o sistema articulado de bens patrimoniais, sendo a escola um dos espaços ideais ao aprendizado por aproximar e harmonizar estudantes em torno da fruição e construção do conhecimento.

Objetivo Geral

Fomentar discussões junto à comunidade escolar, acerca da importância do Patrimônio Cultural e suas categorias de elementos, abordando a relevância das ações de conservação e preservação.

Justificativa

Na atualidade, tem sido cada vez maior a necessidade em refletir acerca do Patrimônio Cultural e suas categorias de elementos. As escolas têm se mostrado sensíveis em despertar em seus alunos uma atenção maior ao conjunto de bens patrimoniais, responsáveis por fortalecer a relação dialógica dos cidadãos com seus legados culturais. O presente projeto, de educação para o patrimônio e de curricularização da extensão no Curso de Bacharelado em Museologia, propõe discutir a relevância da relação que se estabelece entre o meio ambiente, o homem e o sistema articulado de bens patrimoniais. Ademais, é de fundamental importância apontar a necessidade da conservação e preservação sistemática de segmentos do Patrimônio Cultural, representativos de uma nação, da identidade de um povo. Devemos fomentar a conservação e preservação dos testemunhos culturais materiais, assim como das formas de expressão, dos modos de fazer, viver e sentir. É dever de cada cidadão salvaguardar as condições ambientais e os recursos materiais em sua inteireza. Desta forma, a escola se apresenta enquanto espaço ideal ao aprendizado por aproximar e harmonizar estudantes em torno da fruição e construção do conhecimento.

Metodologia

O projeto será realizado ao curso das ofertas da disciplina Conservação e Preservação II, junto às escolas na cidade de Pelotas. No contexto da pandemia do novo Coronavírus, os encontros acontecerão virtualmente, por meio de plataformas de ensino remoto, sempre respeitando o calendário escolar, com a abordagem de um tema atinente à Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural, seguido de uma atividade prática, de apelo à ludicidade e que vise despertar a sensibilidade dos estudantes e auxilie na consolidação de conteúdos. A proposta de trabalho fundamenta-se na construção do conhecimento. As temáticas serão abordadas por meio de atividades lúdicas, debates, oficinas, rodas de conversas, dentre outros, possíveis de serem realizadas remotamente, uma vez que nos encontramos num contexto de isolamento social. Serão incentivadas as realizações de visitas virtuais aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas e demais localidades. Ao final de cada atividade, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e dos resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Realizar visitas culturais e educativas aos Museus e equipamentos culturais da cidade de Pelotas;
- Desenvolver atividades lúdicas com vistas à consolidação dos conteúdos
desenvolvidos;
- Despertar nos estudantes e educadores um novo olhar acerca da importância da riqueza patrimonial da
cidade de Pelotas;
- Promover a valorização da memória histórica do município;
- Desenvolver o conceito de cidadania alicerçado no reconhecimento, respeito, conservação e
preservação dos bens culturais;
- Despertar nos estudantes o desejo de preservação, respeito e valorização do Patrimônio Cultural, em
especial àquele representativos da cidade de Pelotas.



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARIA HELENA PERAZZO PEREIRA
SARAH MAGGITTI SILVA2

Página gerada em 20/04/2024 13:01:38 (atualização a cada 5 minutos)