Nome do Projeto
Ensino de Geografia e tecnologias de informação e comunicação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/08/2020 - 06/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O avanço e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um impacto considerável sobre as ações da sociedade e necessitam cada vez mais serem pensadas e inseridas no processo de ensino e aprendizagem. A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação. Diante desse contexto, evidencia-se a necessidade de refletir sobre essas temáticas e suas possibilidades de inserção no ensino de Geografia. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de diálogo sobre ensino de Geografia e TIC.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão e aprendizagem acerca do ensino de Geografia, recursos didáticos, uso de tecnologias e processos de gamificação na educação.

Justificativa

Com a globalização, as tecnologias, especialmente as de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado constantes transformações na sociedade e cada vez mais se inserem nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, entende-se que o ensino de Geografia também necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes à contemporaneidade. Para isso, é necessário valorizar as discussões sobre recursos didáticos, tecnologias e gamificação na educação no processo de formação de professores de Geografia. Assim, esse projeto de ensino pretende, a partir de leituras, debates e diálogos com professores em formação, analisar as possibilidades e os limites da inserção de novas técnicas e metodologias no ensino de Geografia.

Metodologia

A fim de alcançar os objetivos propostos, será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar e conhecer tecnologias e metodologias que podem ser utilizadas no ensino de Geografia.
Refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de tecnologias no ensino de Geografia, considerando as diversidades e realidades das escolas.
Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
A participação no projeto pode colaborar com alunos na sua formação enquanto professores e em relação a elaboração de textos, artigos acadêmicos, trabalhos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Dominique Brzoskowski Chagas
GABRIELA DAMBROS3
GABRIELA PERACA MADRUGA
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
HENRIQUE GOTALDO LEMOS BATISTA
KÉLVIN VASCONCELLOS DA VARA
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES
RAUL CUNHA FIORI
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

Página gerada em 21/12/2024 12:39:10 (consulta levou 0.090965s)