Nome do Projeto
Ensino de Geografia e tecnologias de informação e comunicação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/08/2020 - 06/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O avanço e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um impacto considerável sobre as ações da sociedade e necessitam cada vez mais serem pensadas e inseridas no processo de ensino e aprendizagem. A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação. Diante desse contexto, evidencia-se a necessidade de refletir sobre essas temáticas e suas possibilidades de inserção no ensino de Geografia. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de diálogo sobre ensino de Geografia e TIC.
Objetivo Geral
Esse projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão e aprendizagem acerca do ensino de Geografia, recursos didáticos, uso de tecnologias e processos de gamificação na educação.
Justificativa
Com a globalização, as tecnologias, especialmente as de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado constantes transformações na sociedade e cada vez mais se inserem nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, entende-se que o ensino de Geografia também necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes à contemporaneidade. Para isso, é necessário valorizar as discussões sobre recursos didáticos, tecnologias e gamificação na educação no processo de formação de professores de Geografia. Assim, esse projeto de ensino pretende, a partir de leituras, debates e diálogos com professores em formação, analisar as possibilidades e os limites da inserção de novas técnicas e metodologias no ensino de Geografia.
Metodologia
A fim de alcançar os objetivos propostos, será constituído um grupo formado por alunos e alunas do curso de licenciatura em Geografia para organização e definição das temáticas e leituras que serão realizadas. Na sequência, serão agendadas reuniões quinzenais com o grupo do projeto visando discutir os textos constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas abordados.
Indicadores, Metas e Resultados
Identificar e conhecer tecnologias e metodologias que podem ser utilizadas no ensino de Geografia.
Refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de tecnologias no ensino de Geografia, considerando as diversidades e realidades das escolas.
Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
A participação no projeto pode colaborar com alunos na sua formação enquanto professores e em relação a elaboração de textos, artigos acadêmicos, trabalhos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso.
Refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de tecnologias no ensino de Geografia, considerando as diversidades e realidades das escolas.
Contribuir para a formação de professores de Geografia críticos e reflexivos.
A participação no projeto pode colaborar com alunos na sua formação enquanto professores e em relação a elaboração de textos, artigos acadêmicos, trabalhos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Dominique Brzoskowski Chagas | |||
GABRIELA DAMBROS | 3 | ||
GABRIELA PERACA MADRUGA | |||
GUILHERME DA SILVA CRIZEL | |||
HENRIQUE GOTALDO LEMOS BATISTA | |||
KÉLVIN VASCONCELLOS DA VARA | |||
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR | |||
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS | |||
PEDRO ÁTILA MOREIRA SIMÕES | |||
RAUL CUNHA FIORI | |||
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES |