Nome do Projeto
Enfoques qualitativos de pesquisa: estudos e práticas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/08/2020 - 15/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este Projeto de ensino envolve o estudo e a prática da pesquisa com enfoque qualitativo. Através de encontros são discutidos temas pertinentes a tal enfoque, bem como são produzidos em regime colaborativo trabalhos científicos.
Objetivo Geral
Promover o ensino e a aprendizagem de enfoques qualitativos de pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Educação Física
Justificativa
A prática da pesquisa qualifica a formação de professores, pois envolve o estudo, a sistematização e a reflexão por parte dos envolvidos no processo de produção do conhecimento. Para Freire (1996, p.32) a pesquisa fornece subsídios para um ensino atualizado e crítico. “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.
Diante disso, este projeto justiça-se por sua intencionalidade de contribuir com a formação dos futuros professores de Educação Física, bem como promover o intercâmbio de saberes entre esses e professores já formados
Diante disso, este projeto justiça-se por sua intencionalidade de contribuir com a formação dos futuros professores de Educação Física, bem como promover o intercâmbio de saberes entre esses e professores já formados
Metodologia
A metodologia de trabalho envolve encontros expositivos e dialogados sobre a abordagem de pesquisa qualitativa, tipos de pesquisa e de análise de dados; bem como encontros de prática de pesquisa, com elaboração de tarefas por parte dos envolvidos no processo de aprendizagem e desenvolvimento de pesquisas.
Indicadores, Metas e Resultados
- Aprendizagem das bases epistemológicas e teórico-metodológicas de pesquisa com enfoque qualitativo, tipos de pesquisa e de análise de dados dentre os envolvidos;
- Autonomia de acadêmicos e professores para a construção de projetos, trabalhos acadêmicos e artigos científicos;
- Socialização das pesquisas qualitativas realizadas no GPEFE para a comunidade acadêmica da ESEF/UFPel;
- Promoção da pesquisa qualitativa no campo da Educação Física, reforçando as subáreas pedagógica e sociocultural.
- Autonomia de acadêmicos e professores para a construção de projetos, trabalhos acadêmicos e artigos científicos;
- Socialização das pesquisas qualitativas realizadas no GPEFE para a comunidade acadêmica da ESEF/UFPel;
- Promoção da pesquisa qualitativa no campo da Educação Física, reforçando as subáreas pedagógica e sociocultural.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| CAMILA DE CASTRO GUERREIRO | |||
| DEBORAH KAZIMOTO ALVES | |||
| FABIANA CELENTE MONTIEL | |||
| FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 8 | ||
| GABRIELA DIEL DE ARRUDA | |||
| JULIANA DIEL DE ARRUDA | |||
| LEONARDO COSTA DA CUNHA | |||
| LEONTINE LIMA DOS SANTOS | |||
| MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 4 | ||
| MATEUS DE PAULA BORGES | |||
| PATRÍCIA DA ROSA LOUZADA DA SILVA | |||
| SIMONE DE ARAUJO SPOTORNO MARCHAND |