Nome do Projeto
Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
justifica-se o presente projeto de extensão, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado em Tempos de Pandemia.
Atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Curso de Extensão Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia”, desenvolvido em cinco módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos.
Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, as singularidades e desafios para o ensino remoto, o desenho universal da aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Por fim, é perceptível em meio a esta pandemia que estamos vivenciando, uma mudança brusca, tanto por parte dos professores, assim como para os estudantes, pois agora eles têm como ferramenta de trabalho os celulares e os computadores e com isso o enfrentamento dos desafios técnicos e emocionais.
Considerando as dificuldades já enfrentas pelos alunos público-alvo da Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto, onde a aproximação se dará também através de tecnologias da informação, recursos adaptados entre outros que viabilizarão as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos, tais como, portfólios digitais, jogos digitais, quiz, uso do google classrom, ferramentas de acessibilidade como dosvox, NVDA, hand talk, Mcdaisy, worls wall, etc
Objetivo Geral
Ofertar formação continuada de professores da educação básica, em nível de extensão na área do Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia, a qual possibilite programas e práticas que atendam a diversidade do AEE para o ensino remoto.
Específicos:
- Rever conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado para alunos do público-alvo da Educação Especial;
- Oportunizar aos professores à construção de estratégias pedagógicas para o ensino remoto na Educação Especial;
-Oportunizar aos professores conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEE, que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, sucesso e avanço educativo;
- Criar processo de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE;
- Possibilitar a construção de material didático, que referencie as propostas e subsidie as práticas posteriores ao curso;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação especial em um contexto de inclusão;
- Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas;
- Socializar as produções por meio de publicações.
Específicos:
- Rever conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado para alunos do público-alvo da Educação Especial;
- Oportunizar aos professores à construção de estratégias pedagógicas para o ensino remoto na Educação Especial;
-Oportunizar aos professores conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEE, que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, sucesso e avanço educativo;
- Criar processo de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE;
- Possibilitar a construção de material didático, que referencie as propostas e subsidie as práticas posteriores ao curso;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação especial em um contexto de inclusão;
- Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas;
- Socializar as produções por meio de publicações.
Justificativa
justifica-se o presente projeto de extensão, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado em Tempos de Pandemia.
Atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Curso de Extensão Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia”, desenvolvido em cinco módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos.
Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, as singularidades e desafios para o ensino remoto, o desenho universal da aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Por fim, é perceptível em meio a esta pandemia que estamos vivenciando, uma mudança brusca, tanto por parte dos professores, assim como para os estudantes, pois agora eles têm como ferramenta de trabalho os celulares e os computadores e com isso o enfrentamento dos desafios técnicos e emocionais.
Considerando as dificuldades já enfrentas pelos alunos público-alvo da Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto, onde a aproximação se dará também através de tecnologias da informação, recursos adaptados entre outros que viabilizarão as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos, tais como, portfólios digitais, jogos digitais, quiz, uso do google classrom, ferramentas de acessibilidade como dosvox, NVDA, hand talk, Mcdaisy, worls wall, etc
Atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Curso de Extensão Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia”, desenvolvido em cinco módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos.
Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, as singularidades e desafios para o ensino remoto, o desenho universal da aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Por fim, é perceptível em meio a esta pandemia que estamos vivenciando, uma mudança brusca, tanto por parte dos professores, assim como para os estudantes, pois agora eles têm como ferramenta de trabalho os celulares e os computadores e com isso o enfrentamento dos desafios técnicos e emocionais.
Considerando as dificuldades já enfrentas pelos alunos público-alvo da Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto, onde a aproximação se dará também através de tecnologias da informação, recursos adaptados entre outros que viabilizarão as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos, tais como, portfólios digitais, jogos digitais, quiz, uso do google classrom, ferramentas de acessibilidade como dosvox, NVDA, hand talk, Mcdaisy, worls wall, etc
Metodologia
Este curso de extensão será oportunizado através de atividades a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários online;
. Videoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, material com indicações de leituras para aprofundamento.
. Seminários online;
. Videoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, material com indicações de leituras para aprofundamento.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que a formação oportunizada qualifique as práticas desenvolvidas pelos profissionais de AEE das escolas públicas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉIA DOMINGUES BITENCOURTE | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 2 | ||
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 4 | ||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 4 |