Nome do Projeto
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2020 - 20/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
o presente projeto, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado. Dentre as temáticas que vem sendo consideradas complexas pelos educadores e gestores, a educação de alunos que apresentam Deficiência Intelectual tem se evidenciado. Compreende-se estas considerações dos educadores por tratar de conceitos e teorias que se ampliam, cujas interfaces se dão na neurobiologia, psicologia, cognição, teorias da aprendizagem, entre outras. E, especificamente, ao Atendimento Educacional Especializado, entendido como suplementar e complementar, não substitutivo a sala de aula comum, caberá fornecer estes suportes, sejam metacognitivos diretamente aos alunos, quando de tecnologia, recursos adaptados e orientações ao professor e a própria escola. Neste sentido, a formação deste profissional não poderá ser aligeirada e superficial, e sim, aprofundada e em estreita relação teoria e prática. Desta forma, atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual”, desenvolvido em módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem a educação inclusiva, as singularidades das pessoas que apresentam DI, as ações específicas de AEE, possibilitem avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito. Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos e as práticas das escolas. Na primeira fase do curso, são propostos os conceitos de educação inclusiva, legislações e demais ordenamentos legais, caracterização do atendimento educacional especializado, estrutura e organização. Pretende-se conceituar as deficiências intelectuais, sua caracterização, causas, prevalências, sintomas e percursos cognitivos evidenciados através dos estudos e pesquisas conceituadas no campo. Na segunda fase - módulo II - apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DI, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados. Como último módulo, apresentam-se as articulações necessárias entre profissionais, famílias, professores das salas de inclusão e demais membros da comunidade escolar, extrapolando o espaço do AEE e oportunizando a interface entre todos os que se encontram no entorno e no contexto onde o aluno está inserido. Salienta-se que estas diferentes fases se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.

Objetivo Geral

Ofertar formação continuada de professores da educação básica, em nível de aperfeiçoamento na área do Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual, a qual possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva.

Justificativa

o presente projeto, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado.
Dentre as temáticas que vem sendo consideradas complexas pelos educadores e gestores, a educação de alunos que apresentam Deficiência Intelectual tem se evidenciado. Compreende-se estas considerações dos educadores por tratar de conceitos e teorias que se ampliam, cujas interfaces se dão na neurobiologia, psicologia, cognição, teorias da aprendizagem, entre outras.
E, especificamente, ao Atendimento Educacional Especializado, entendido como suplementar e complementar, não substitutivo a sala de aula comum, caberá fornecer estes suportes, sejam metacognitivos diretamente aos alunos, quando de tecnologia, recursos adaptados e orientações ao professor e a própria escola. Neste sentido, a formação deste profissional não poderá ser aligeirada e superficial, e sim, aprofundada e em estreita relação teoria e prática.
Desta forma, atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual”, desenvolvido em módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem a educação inclusiva, as singularidades das pessoas que apresentam DI, as ações específicas de AEE, possibilitem avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos e as práticas das escolas.
Na primeira fase do curso, são propostos os conceitos de educação inclusiva, legislações e demais ordenamentos legais, caracterização do atendimento educacional especializado, estrutura e organização. Pretende-se conceituar as deficiências intelectuais, sua caracterização, causas, prevalências, sintomas e percursos cognitivos evidenciados através dos estudos e pesquisas conceituadas no campo.
Na segunda fase - módulo II - apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DI, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados. Como último módulo, apresentam-se as articulações necessárias entre profissionais, famílias, professores das salas de inclusão e demais membros da comunidade escolar, extrapolando o espaço do AEE e oportunizando a interface entre todos os que se encontram no entorno e no contexto onde o aluno está inserido.
Salienta-se que estas diferentes fases se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.

Metodologia

A formação será oportunizada através de atividades a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários online;
. Videoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
. Resolução de problemas a partir de simulações do real;
. Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
. Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, o material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, através da formação, qualificar as práticas no atendimento educacional especializado e a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANELISE DO PINHO CÓSSIO
ANNA TREPTOW WEINBERGER
CLARISSA BERDETE BILHALVA
FRANCELE DE ABREU CARLAN5
Francéli Brizolla
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
MARIA DA GRAÇA GONÇALVES CUNHA NEVES
RAQUEL LUDTKE5
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ5

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