Nome do Projeto
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2020 - 20/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
o presente projeto, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado.
Dentre as temáticas que vem sendo consideradas complexas pelos educadores e gestores, a educação de alunos que apresentam Deficiência Intelectual tem se evidenciado. Compreende-se estas considerações dos educadores por tratar de conceitos e teorias que se ampliam, cujas interfaces se dão na neurobiologia, psicologia, cognição, teorias da aprendizagem, entre outras.
E, especificamente, ao Atendimento Educacional Especializado, entendido como suplementar e complementar, não substitutivo a sala de aula comum, caberá fornecer estes suportes, sejam metacognitivos diretamente aos alunos, quando de tecnologia, recursos adaptados e orientações ao professor e a própria escola. Neste sentido, a formação deste profissional não poderá ser aligeirada e superficial, e sim, aprofundada e em estreita relação teoria e prática.
Desta forma, atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual”, desenvolvido em módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem a educação inclusiva, as singularidades das pessoas que apresentam DI, as ações específicas de AEE, possibilitem avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos e as práticas das escolas.
Na primeira fase do curso, são propostos os conceitos de educação inclusiva, legislações e demais ordenamentos legais, caracterização do atendimento educacional especializado, estrutura e organização. Pretende-se conceituar as deficiências intelectuais, sua caracterização, causas, prevalências, sintomas e percursos cognitivos evidenciados através dos estudos e pesquisas conceituadas no campo.
Na segunda fase - módulo II - apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DI, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados. Como último módulo, apresentam-se as articulações necessárias entre profissionais, famílias, professores das salas de inclusão e demais membros da comunidade escolar, extrapolando o espaço do AEE e oportunizando a interface entre todos os que se encontram no entorno e no contexto onde o aluno está inserido.
Salienta-se que estas diferentes fases se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Objetivo Geral
Ofertar formação continuada de professores da educação básica, em nível de aperfeiçoamento na área do Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual, a qual possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva.
Justificativa
o presente projeto, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado.
Dentre as temáticas que vem sendo consideradas complexas pelos educadores e gestores, a educação de alunos que apresentam Deficiência Intelectual tem se evidenciado. Compreende-se estas considerações dos educadores por tratar de conceitos e teorias que se ampliam, cujas interfaces se dão na neurobiologia, psicologia, cognição, teorias da aprendizagem, entre outras.
E, especificamente, ao Atendimento Educacional Especializado, entendido como suplementar e complementar, não substitutivo a sala de aula comum, caberá fornecer estes suportes, sejam metacognitivos diretamente aos alunos, quando de tecnologia, recursos adaptados e orientações ao professor e a própria escola. Neste sentido, a formação deste profissional não poderá ser aligeirada e superficial, e sim, aprofundada e em estreita relação teoria e prática.
Desta forma, atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual”, desenvolvido em módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem a educação inclusiva, as singularidades das pessoas que apresentam DI, as ações específicas de AEE, possibilitem avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos e as práticas das escolas.
Na primeira fase do curso, são propostos os conceitos de educação inclusiva, legislações e demais ordenamentos legais, caracterização do atendimento educacional especializado, estrutura e organização. Pretende-se conceituar as deficiências intelectuais, sua caracterização, causas, prevalências, sintomas e percursos cognitivos evidenciados através dos estudos e pesquisas conceituadas no campo.
Na segunda fase - módulo II - apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DI, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados. Como último módulo, apresentam-se as articulações necessárias entre profissionais, famílias, professores das salas de inclusão e demais membros da comunidade escolar, extrapolando o espaço do AEE e oportunizando a interface entre todos os que se encontram no entorno e no contexto onde o aluno está inserido.
Salienta-se que estas diferentes fases se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Dentre as temáticas que vem sendo consideradas complexas pelos educadores e gestores, a educação de alunos que apresentam Deficiência Intelectual tem se evidenciado. Compreende-se estas considerações dos educadores por tratar de conceitos e teorias que se ampliam, cujas interfaces se dão na neurobiologia, psicologia, cognição, teorias da aprendizagem, entre outras.
E, especificamente, ao Atendimento Educacional Especializado, entendido como suplementar e complementar, não substitutivo a sala de aula comum, caberá fornecer estes suportes, sejam metacognitivos diretamente aos alunos, quando de tecnologia, recursos adaptados e orientações ao professor e a própria escola. Neste sentido, a formação deste profissional não poderá ser aligeirada e superficial, e sim, aprofundada e em estreita relação teoria e prática.
Desta forma, atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual”, desenvolvido em módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem a educação inclusiva, as singularidades das pessoas que apresentam DI, as ações específicas de AEE, possibilitem avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito.
Assim, o curso propõe em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas, como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos e as práticas das escolas.
Na primeira fase do curso, são propostos os conceitos de educação inclusiva, legislações e demais ordenamentos legais, caracterização do atendimento educacional especializado, estrutura e organização. Pretende-se conceituar as deficiências intelectuais, sua caracterização, causas, prevalências, sintomas e percursos cognitivos evidenciados através dos estudos e pesquisas conceituadas no campo.
Na segunda fase - módulo II - apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DI, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados. Como último módulo, apresentam-se as articulações necessárias entre profissionais, famílias, professores das salas de inclusão e demais membros da comunidade escolar, extrapolando o espaço do AEE e oportunizando a interface entre todos os que se encontram no entorno e no contexto onde o aluno está inserido.
Salienta-se que estas diferentes fases se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Metodologia
A formação será oportunizada através de atividades a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários online;
. Videoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
. Resolução de problemas a partir de simulações do real;
. Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
. Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, o material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento
. Seminários online;
. Videoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
. Resolução de problemas a partir de simulações do real;
. Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
. Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual.
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, o material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se, através da formação, qualificar as práticas no atendimento educacional especializado e a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANELISE DO PINHO CÓSSIO | |||
ANNA TREPTOW WEINBERGER | |||
CLARISSA BERDETE BILHALVA | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 5 | ||
Francéli Brizolla | |||
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ | |||
MARIA DA GRAÇA GONÇALVES CUNHA NEVES | |||
RAQUEL LUDTKE | 5 | ||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 5 |