Nome do Projeto
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência visual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2020 - 19/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Nesta 2ª edição do curso de AEE-DV, serão propostos três módulos. O 1º módulo trabalharemos a Historicidade da pessoa com Deficiência Visual no âmbito educacional e social, as Políticas Públicas e os ordenamentos legais que amparam a Educação Especial e também pretende-se conceituar a deficiência visual, sua caracterização, causas, prevalências e sintomas.
No 2º módulo, serão abordados os processos de aprendizagem da pessoa com Deficiência Visual, desenho universal da aprendizagem, as normativas de acessibilidade arquitetônica. A partir daí, apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, formas de atendimento e apoio. Ao final do módulo será ofertado uma aula bônus sobre a Introdução a Linguagem Braille.
No 3º módulo, será proporcionado uma nova disciplina em relação a 1ª edição do curso de aperfeiçoamento. Nela teremos algumas aulas de recursos de tecnologias assistivas: DOSVOX, NVDA, uso do celular, Braille Fácil e Impressoras Braille. Neste módulo será ofertado duas aulas bônus: Audiodescrição e Surdocegueira. Para finalização do módulo teremos a disciplina de práticas aplicadas aos alunos com DV, a qual abordará os critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DV, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que, estas as diferentes fases se dão em consonância e concomitantemente com as demais atividades específicas dos módulos, propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas.
Entende-se que, assim, o curso não pretende se resumir a subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas e para tanto termos como finalização a proposta de um trabalho final que envolverá a prática de construção de um Plano de Atendimento Educacional Especializado baseado em Estudos de Caso.
Neste contexto, percebe-se a formação continuada como reflexão e teorização da prática, numa relação dialógica e dialética entre profissionais, alunos, famílias, escola, gestores, sistemas, comunidade e universidade.
Objetivo Geral
Capacitar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação pública, em Atendimento Educacional Especializado, que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade dos alunos com Deficiência Visual.
Justificativa
O curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado- deficiência visual”, que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade, atendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação.
Esta 1ª edição de 2018, foi desenvolvida em módulos, propondo a discussão dos aspectos que envolvessem a educação inclusiva, as especificidades das pessoas que apresentam DV, as ações específicas de AEE, possibilitando avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito, bem como o apoio aos professores das salas de aula inclusivas, famílias e demais membros da comunidade escolar.
Assim, pelo processo vivenciado no oferecimento das formações oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o oferecimento destas novas formações, além de estarem inseridas nas ações em desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas pela comunidade escolar e em geral.
Pretende-se oferecer a formação continuada para a rede de educação básica, numa perspectiva dialógica, emancipatória e reflexiva, na construção dos saberes necessários para atuação qualificada. Como afirma Silva:
A Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, problematiza as práticas educacionais hegemônicas e passa a utilizar conceitos interligados a diferença como possibilidade de compreender a relação e/outro na constituição da identidade e subjetividade do sujeito. Tal concepção defende o conhecimento e a convivência com as diferenças como promotoras de uma ultrapassagem das práticas rotuladoras, classificatórias da aprendizagem e dos preconceitos historicamente construídos em relação à pessoa com deficiência. O que requer uma revisão na definição e na conceituação da função da escola, da concepção de conhecimento, do ensino e da aprendizagem, uma vez que a nova concepção define as ações educacionais que interferem diretamente no percurso escolar do aluno e na sua constituição como sujeito. A Educação Especial, quando presente no ensino regular, de acordo com essa nova concepção, atinge necessariamente a escola comum em seus fundamentos e práticas. (2009, pág. 14)
Nesta 2ª edição do curso de AEE-DV, serão propostos três módulos. O 1º módulo trabalharemos a Historicidade da pessoa com Deficiência Visual no âmbito educacional e social, as Políticas Públicas e os ordenamentos legais que amparam a Educação Especial e também pretende-se conceituar a deficiência visual, sua caracterização, causas, prevalências e sintomas.
No 2º módulo, serão abordados os processos de aprendizagem da pessoa com Deficiência Visual, desenho universal da aprendizagem, as normativas de acessibilidade arquitetônica. A partir daí, apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, formas de atendimento e apoio. Ao final do módulo será ofertado uma aula bônus sobre a Introdução a Linguagem Braille.
No 3º módulo, será proporcionado uma nova disciplina em relação a 1ª edição do curso de aperfeiçoamento. Nela teremos algumas aulas de recursos de tecnologias assistivas: DOSVOX, NVDA, uso do celular, Braille Fácil e Impressoras Braille. Neste módulo será ofertado duas aulas bônus: Audiodescrição e Surdocegueira. Para finalização do módulo teremos a disciplina de práticas aplicadas aos alunos com DV, a qual abordará os critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DV, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que, estas as diferentes fases se dão em consonância e concomitantemente com as demais atividades específicas dos módulos, propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas.
Entende-se que, assim, o curso não pretende se resumir a subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas e para tanto termos como finalização a proposta de um trabalho final que envolverá a prática de construção de um Plano de Atendimento Educacional Especializado baseado em Estudos de Caso.
Neste contexto, percebe-se a formação continuada como reflexão e teorização da prática, numa relação dialógica e dialética entre profissionais, alunos, famílias, escola, gestores, sistemas, comunidade e universidade.
Esta 1ª edição de 2018, foi desenvolvida em módulos, propondo a discussão dos aspectos que envolvessem a educação inclusiva, as especificidades das pessoas que apresentam DV, as ações específicas de AEE, possibilitando avanços no atendimento necessário aos alunos e os apoios a que tem direito, bem como o apoio aos professores das salas de aula inclusivas, famílias e demais membros da comunidade escolar.
Assim, pelo processo vivenciado no oferecimento das formações oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o oferecimento destas novas formações, além de estarem inseridas nas ações em desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas pela comunidade escolar e em geral.
Pretende-se oferecer a formação continuada para a rede de educação básica, numa perspectiva dialógica, emancipatória e reflexiva, na construção dos saberes necessários para atuação qualificada. Como afirma Silva:
A Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, problematiza as práticas educacionais hegemônicas e passa a utilizar conceitos interligados a diferença como possibilidade de compreender a relação e/outro na constituição da identidade e subjetividade do sujeito. Tal concepção defende o conhecimento e a convivência com as diferenças como promotoras de uma ultrapassagem das práticas rotuladoras, classificatórias da aprendizagem e dos preconceitos historicamente construídos em relação à pessoa com deficiência. O que requer uma revisão na definição e na conceituação da função da escola, da concepção de conhecimento, do ensino e da aprendizagem, uma vez que a nova concepção define as ações educacionais que interferem diretamente no percurso escolar do aluno e na sua constituição como sujeito. A Educação Especial, quando presente no ensino regular, de acordo com essa nova concepção, atinge necessariamente a escola comum em seus fundamentos e práticas. (2009, pág. 14)
Nesta 2ª edição do curso de AEE-DV, serão propostos três módulos. O 1º módulo trabalharemos a Historicidade da pessoa com Deficiência Visual no âmbito educacional e social, as Políticas Públicas e os ordenamentos legais que amparam a Educação Especial e também pretende-se conceituar a deficiência visual, sua caracterização, causas, prevalências e sintomas.
No 2º módulo, serão abordados os processos de aprendizagem da pessoa com Deficiência Visual, desenho universal da aprendizagem, as normativas de acessibilidade arquitetônica. A partir daí, apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, formas de atendimento e apoio. Ao final do módulo será ofertado uma aula bônus sobre a Introdução a Linguagem Braille.
No 3º módulo, será proporcionado uma nova disciplina em relação a 1ª edição do curso de aperfeiçoamento. Nela teremos algumas aulas de recursos de tecnologias assistivas: DOSVOX, NVDA, uso do celular, Braille Fácil e Impressoras Braille. Neste módulo será ofertado duas aulas bônus: Audiodescrição e Surdocegueira. Para finalização do módulo teremos a disciplina de práticas aplicadas aos alunos com DV, a qual abordará os critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DV, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que, estas as diferentes fases se dão em consonância e concomitantemente com as demais atividades específicas dos módulos, propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas.
Entende-se que, assim, o curso não pretende se resumir a subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas e para tanto termos como finalização a proposta de um trabalho final que envolverá a prática de construção de um Plano de Atendimento Educacional Especializado baseado em Estudos de Caso.
Neste contexto, percebe-se a formação continuada como reflexão e teorização da prática, numa relação dialógica e dialética entre profissionais, alunos, famílias, escola, gestores, sistemas, comunidade e universidade.
Metodologia
A formação será oportunizada através de atividades a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
. Seminários online;
. Vídeoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
. Resolução de problemas a partir de simulações do real;
. Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
. Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento.
. Seminários online;
. Vídeoaulas;
. Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
. Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
. Resolução de problemas a partir de simulações do real;
. Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
. Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
. Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
. Postagem de tarefas para realização à distância;
. Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
. Tutoria virtual
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se, através da formação, qualificar as práticas e inclusão de alunos que apresentam Deficiência visual na educação básica
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JÉSSICA DA CUNHA RAMOS | |||
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 10 | ||
ÂNGELA BRUM SOARES |