Nome do Projeto
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência visual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2020 - 19/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Nesta 2ª edição do curso de AEE-DV, serão propostos três módulos. O 1º módulo trabalharemos a Historicidade da pessoa com Deficiência Visual no âmbito educacional e social, as Políticas Públicas e os ordenamentos legais que amparam a Educação Especial e também pretende-se conceituar a deficiência visual, sua caracterização, causas, prevalências e sintomas.
No 2º módulo, serão abordados os processos de aprendizagem da pessoa com Deficiência Visual, desenho universal da aprendizagem, as normativas de acessibilidade arquitetônica. A partir daí, apresenta-se o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, formas de atendimento e apoio. Ao final do módulo será ofertado uma aula bônus sobre a Introdução a Linguagem Braille.
No 3º módulo, será proporcionado uma nova disciplina em relação a 1ª edição do curso de aperfeiçoamento. Nela teremos algumas aulas de recursos de tecnologias assistivas: DOSVOX, NVDA, uso do celular, Braille Fácil e Impressoras Braille. Neste módulo será ofertado duas aulas bônus: Audiodescrição e Surdocegueira. Para finalização do módulo teremos a disciplina de práticas aplicadas aos alunos com DV, a qual abordará os critérios e instrumentos de avaliação pedagógica específica para alunos com DV, organização de planos de intervenção e adaptação curricular individualizados, elaboração de propostas de intervenção, criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que, estas as diferentes fases se dão em consonância e concomitantemente com as demais atividades específicas dos módulos, propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas.
Entende-se que, assim, o curso não pretende se resumir a subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas e para tanto termos como finalização a proposta de um trabalho final que envolverá a prática de construção de um Plano de Atendimento Educacional Especializado baseado em Estudos de Caso.
Neste contexto, percebe-se a formação continuada como reflexão e teorização da prática, numa relação dialógica e dialética entre profissionais, alunos, famílias, escola, gestores, sistemas, comunidade e universidade.
Objetivo Geral
Capacitar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação pública, em Atendimento Educacional Especializado, que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade dos alunos com Deficiência Visual.