Nome do Projeto
O PET Educação Física e suas interfaces com a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/07/2020 - 23/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
Durante todo histórico do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, sempre houveram ações de extensão voltadas a comunidade. Neste ano, em meio à pandemia do COVID-19, o grupo necessitou reformular as atividades presenciais, neste sentido optamos por reformular e usar as plataformas da web: Instagran, facebook e o blog institucional do grupo PET Educação Física, como meio de atender as atividades destinadas à comunidade acadêmica e externa à ESEF/UFPel postando vídeos com atividades de orientações a prática de atividades visando a manutenção da saúde e ainda postando dicas de atividades escolares de recreação em tempos de pandemia. O foco principal foi a prestação de serviços promovendo saúde e lazer como forma de dar um retorno a sociedade do que se produz na Universidade. Para a realização deste evento os integrantes do grupo PET - ESEF/UFPEL planejam junto ao tutor do Programa sugestões relacionadas à dinâmica do evento, quais atividades podem ser desenvolvidas pelo grupo, a logística dos horários e divulgação. Estas estratégias foram debatidas nas reuniões administrativas que ocorrem semanalmente em ambiente virtual, na qual as sugestões são decididas em grupo por meio de votação. Os eventos são voltados a comunidade acadêmica, em sua maioria do curso de Educação Física, e a comunidade em geral. Algumas atividades realizadas durantes os meses de Março a Junho foram significativas, mobilizando muitos seguidores nas Redes Sociais e reconhecendo a importância do PET Educação Física enquanto proposta extensionista.

Objetivo Geral

Realizar a prestação de serviços à comunidade, tendo em vista a promoção da saúde e o incentivo a
manutenção de bons hábitos de vida diários, como forma de devolver a sociedade o investimento no
ensino superior e propiciar a experiência de interação do acadêmico do curso de Educação Física com
a população, no intuito de desenvolver tais ações junto a mesma.

Justificativa

Um dos objetivos do Manual de Orientações Básicas (MOB) é que os alunos deste programa devem atuar na tríade de ensino, pesquisa e extensão. O grupo PET - Educação Física da UFPE, no ano de 2019, desenvolveu diversas atividades de extensão (atividades voltadas também ao público de fora do meio acadêmico), sendo algumas delas: PET + saúde na escola, PET STOP da Saúde, CinePet, Olimpets e Passeio Ciclístico, há ainda uma boa aproximação dos Petianos em diferentes propostas extensionistas na unidade acadêmica. E neste momento existe a intensão de permanecer com atividades online e assim que possível retomaremos a atividades planejadas e registradas no sistema SIGPET

Metodologia

Para a realização deste evento os integrantes do grupo PET - ESEF/UFPEL planejam junto ao tutor do Programa sugestões relacionadas à dinâmica do evento, quais atividades podem ser desenvolvidas pelo grupo, a logística dos horários e divulgação. Estas estratégias foram debatidas nas reuniões administrativas que ocorrem semanalmente em ambiente virtual, na qual as sugestões são decididas em grupo por meio de votação. Serão disponibilizado nas plataformas ações: "PETreinos" que procura motivar a comunidade para uma vida saudade e para a prática de atividade física; "PETZen" que tem como proposito manter a mente em equilíbrio visando o bem estar físico e mental; E o "PET + Saúde na Escola" que se caracteriza por manter o vínculo com a escolas através de atividades lúdicas preparadas para crianças e adolescentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, a longo prazo, que o projeto apresente resultados positivos relativos a promoção da saúde
na cidade de Pelotas. Como será realizado atividades através das mídias espera-se que o grupo tenha um maior alcance a comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELINNIE CHIRIVINO ANTUNES DA ROCHA
CLARA ZILLIG ECHENIQUE
DEBORAH KAZIMOTO ALVES
DIEGO BRAGA DE CASTRO
ERICK NUNES FERNANDES
FELIPE GARCIA MALLUE
FERNANDA WOZIAK TAVARES
JULIA DE RIBEIRO BOZZETTI
LARISSA FRANK HARTWIG
LUCA SCHULER CAVALLI
MARCOS JORDANIO PEREIRA FEITOSA LIMA
MARIANGELA DA ROSA AFONSO4
MARINA SOUTO DOMINGUES
MATEUS DE PAULA BORGES
MAURÍCIO MACHADO
TALES CONCEIÇÃO DIAS
VITÓRIA CAMARGO SILVEIRA

Página gerada em 25/04/2024 03:50:59 (consulta levou 0.547949s)