Nome do Projeto
Os impactos da pandemia e das atividades virtuais para estudantes dos cursos de Pedagogia-licenciatura da UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
17/08/2020 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Consideramos que esse momento de pandemia de COVID-19 exigiu, de todos nós, afastamento social e, nesta condição, exigiu, também, que a universidade, as nossas formas de trabalho e as relações com os alunos/as fossem reorganizadas de formas não presenciais. Na UFPel, a opção foi por um calendário alternativo, que permitiu, às Unidades Acadêmicas, optarem como manteriam proximidades com os seus estudantes: seguir o PPP com suas disciplinas e temáticas formativas ou organizar atividades alternativas. A Faculdade de Educação decidiu pela segunda opção. Assim, foram ofertados 46 projetos que envolveram professores em trabalho individual ou coletivo. Importante ressaltar que as atividades envolveram propostas fundamentadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Nesta condição, os alunos puderam escolher entre os projetos desta Unidade: 19 projetos de ensino; 6 projetos de pesquisa; 11 projetos de extensão; 3 projetos que envolvem ensino, pesquisa e extensão; 2 projetos de ensino com extensão; 4 projetos ensino com pesquisa; 1 projeto de extensão com pesquisa. Dos projetos que fixaram os números de vagas para as inscrições, é possível observar que foram ofertadas um total 2.931 vagas e, destas, 1.091 foram direcionadas, exclusivamente, para os cursos de pedagogia-licenciatura. Tendo em vista que temos, aproximadamente, 400 alunos distribuídos nos cursos diurno e noturno, poderíamos compreender que esse número de projetos e vagas seriam suficientes para atender todas/os as/os alunas/os e, ainda, sobrariam vagas. No entanto, há que se pensar melhor sobre isso, pois levar em consideração apenas esses números de ofertas seria minimizar os resultados desse momento de pandemia que, sabemos, podem estar condicionadas às situações familiares, de trabalho, de acesso à internet, de possuir ou não equipamentos adequados, e às condições psicológicas e econômicas de cada pessoa. A questão que nós fazemos é quais são os impactos da pandemia e das atividades virtuais para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da UFPel?

Objetivo Geral

Objetivo geral: Estudar os impactos das condições de pandemia e de atividades não presenciais para a formação das estudantes em Pedagogia-licenciatura da UFPel.

Objetivos específicos

Compreender e analisar

• Como a pandemia afetou o cotidiano de estudantes em relação ao trabalho, cuidado com familiares, acompanhamento de atividades escolares dos filhos, etc.;


• Como estudantes de pedagogia da UFPel têm participado dos projetos ofertados pela FaE, como fizeram as suas escolhas, se permanecem ou não nas atividades e como avaliam essas participações.

Justificativa

Tendo em vista a necessidade de transformação brusca da formação presencial em atividade virtuais é importante que os estudantes sejam ouvidos sobre os impactos que percebem na suas vidas e formação.

Metodologia

Pesquisa qualitativa

Estudos sobre a formação docente e o uso de tecnologias virtuais

Instrumento de pesquisa
- questionário
- entrevistas

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que o estudo possa atingir, pelo menos , 50% das/os estudantes dos cursos de pedagogia; que possa contribuir com os cursos de pedagogia da UFPEL e, também, com o campo de estudos sobre currículo e formação de professores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUIZ ALBERTO BRETTAS4
MARA REJANE VIEIRA OSORIO5
MARIÂNGELA GONÇALVES TESSMANN
STEFANI DA SILVA KORB
VALDELAINE DA ROSA MENDES4

Página gerada em 20/01/2021 13:56:28 (consulta levou 0.096841s)