Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Pediatria - Laped 2020
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/08/2020 - 20/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Dar atenção especial ao ensino e o aprendizado da Pediatria nas faculdades de medicina é de
grande importância. A Associação Latino-Americana de Pediatria (ALAPE), tendo como preocupação essa transmissão de conhecimento, fez algumas sugestões para melhoria da formação médica, especialmente do que tange a Pediatria, e dentre elas elenca-se:
• Melhoria do ensino teórico, principalmente estimulando o uso de metodologias voltadas para o aluno; assegurar uma proporção ótima entre a quantidade de alunos e docentes, tanto nas aulas teóricas como nas práticas, a fim de garantir a aquisição dos conhecimentos e das habilidades por parte do aluno;
• Aumento da prática que o aluno realiza fora do hospital, incluindo práticas sociais, comunitárias e em nível primário de atenção, ampliando o tempo desta prática ao incorporá-la logo nos primeiros anos, o que permite aprendizado sobre o processo de atenção de forma integrada, incluindo os aspectos de prevenção e promoção da saúde, e possibilita intercâmbio entre o aluno e a realidade comunitária; estimular o espírito crítico do aluno, incentivando a busca de evidências – publicadas ou produzidas por ele mesmo – que fundamentem os conhecimentos adquiridos.
(ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2003).
Objetivo Geral
A criação de uma Liga Acadêmica tem como objetivo a dissociação da busca do conhecimento das salas de aula, isto é, é uma busca independente das informações desejadas. Nesse contexto, a formação da Liga de Pediatria da UFPel pretende ser uma associação que atua visando o cumprimento do artigo 2º das Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina, criado pela ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina):
• Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas da Medicina;
• Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
• Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições de ensino, para a solução dos problemas médico-sociais;
• Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnologia por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas,
reuniões ou congressos.
• Complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas da Medicina;
• Estender à sociedade serviços advindos das atividades de ensino e de pesquisa, articulando-os de forma a viabilizar a interação entre a universidade e a sociedade;
• Estender serviços à comunidade, buscando integração com as instituições de ensino, para a solução dos problemas médico-sociais;
• Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnologia por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas,
reuniões ou congressos.
Justificativa
A criação de Ligas Acadêmicas de Medicina tem se mostrado fundamental no que diz respeito à estimulação do conhecimento extracurricular. A Liga é responsável por permitir aos acadêmicos um amplo contato com os docentes, um aprofundamento em conteúdos que lhes são de interesse e uma vivência maior no que tange ao exercício da Medicina.
A área de Pediatria destaca-se em sua importância na formação de um indivíduo saudável e apto para atingir a idade adulta com plenitude. O pediatra é o único profissional devidamente diferenciado para prestar atendimento de qualidade ao ser humano no ciclo de vida em que se dão as mais profundas, dinâmicas e complexas transformações evolutivas. Cuidar da infância e da adolescência de forma comprometida e competente é pressuposto insubstituível para a construção de uma sociedade saudável.
Consideramos que a união de alunos interessados e docentes será o passo inicial rumo à construção de projetos, ao conhecimento e a melhorias que visam a complementar a visão acadêmica fornecida pela Universidade Federal de Pelotas.
Em suma, a Liga Acadêmica espera, em primeiro lugar, mostrar aos alunos do curso de medicina a importância da Pediatria na sociedade.
A área de Pediatria destaca-se em sua importância na formação de um indivíduo saudável e apto para atingir a idade adulta com plenitude. O pediatra é o único profissional devidamente diferenciado para prestar atendimento de qualidade ao ser humano no ciclo de vida em que se dão as mais profundas, dinâmicas e complexas transformações evolutivas. Cuidar da infância e da adolescência de forma comprometida e competente é pressuposto insubstituível para a construção de uma sociedade saudável.
Consideramos que a união de alunos interessados e docentes será o passo inicial rumo à construção de projetos, ao conhecimento e a melhorias que visam a complementar a visão acadêmica fornecida pela Universidade Federal de Pelotas.
Em suma, a Liga Acadêmica espera, em primeiro lugar, mostrar aos alunos do curso de medicina a importância da Pediatria na sociedade.
Metodologia
A metodologia ou eixo de ensino será composto por reuniões quinzenais, de uma hora e meia cada, tendo cada uma o intuito de discutir atualizações de assuntos relacionados à área de Pediatria.
Os encontros serão alternados entre discussão de atualizações com relação a algum determinado tema relacionado a pediatria. A reunião seguinte será uma palestra ministrada por um professor convidado sobre tema atual relacionado à pediatria. Está reunião com palestra do professor convidado será aberta para o restante da comunidade acadêmica do curso de medicina.
Paralelamente às reuniões, as atividades práticas, devidamente autorizadas, permitirão que os membros da Liga participem de projetos de pesquisa orientados por professor coordenador e professor orientador.
Os encontros serão alternados entre discussão de atualizações com relação a algum determinado tema relacionado a pediatria. A reunião seguinte será uma palestra ministrada por um professor convidado sobre tema atual relacionado à pediatria. Está reunião com palestra do professor convidado será aberta para o restante da comunidade acadêmica do curso de medicina.
Paralelamente às reuniões, as atividades práticas, devidamente autorizadas, permitirão que os membros da Liga participem de projetos de pesquisa orientados por professor coordenador e professor orientador.
Indicadores, Metas e Resultados
Na área de ensino, espera-se que os participantes da Liga Acadêmica de Pediatria sejam capazes de agregar
informações relevantes sobre a Pediatria, isto é, através dos encontros consigam sanar suas dúvidas, aumentar seus conhecimentos na área da semiologia e da clínica pediátrica, bem como serem introduzidos e atualizados quanto às novas condutas e às informações por meio da leitura de artigos científicos.
No eixo da extensão espera-se estabelecer pesquisas importantes na área, palestras e seminários sobre assuntos diversos para esclarecimento e troca de experiências com a comunidade; promoção de Simpósios, Cursos e Jornadas para a comunidade acadêmica.
informações relevantes sobre a Pediatria, isto é, através dos encontros consigam sanar suas dúvidas, aumentar seus conhecimentos na área da semiologia e da clínica pediátrica, bem como serem introduzidos e atualizados quanto às novas condutas e às informações por meio da leitura de artigos científicos.
No eixo da extensão espera-se estabelecer pesquisas importantes na área, palestras e seminários sobre assuntos diversos para esclarecimento e troca de experiências com a comunidade; promoção de Simpósios, Cursos e Jornadas para a comunidade acadêmica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA JULIAO DIAS DOS SANTOS | |||
ANA CAROLINA BENITES CABRAL | |||
ANDRESSA MARTINS MARQUES DOS ANJOS | |||
ANGELICA DA SILVA MACHADO | |||
Amanda Trevisan Munhão | |||
Ana Carolina Portz | |||
BIANCA BRASIL ALMEIDA FERNANDES | |||
BRENDA COSTA SILVEIRA | |||
BRUNA LEMPEK TRINDADE DUTRA | |||
BÁRBARA MIGLIORINI NUNES | |||
CAMILA SCHUBERT TRINDADE | |||
CAROLINA CURCIO SESSEGOLO | |||
CAROLINA GIANNA RIBEIRO | |||
CRISTIANE HALLAL DA SILVA | 2 | ||
DANIELA DANIELSKI CASTANHEIRA | |||
DENISE CARRICONDE MARQUES | 2 | ||
FRANCIANE AMARAL RIBEIRO | |||
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA DE SOUZA WARKEN | |||
GIOVANNA MARTINES | |||
GRETA SANTOS ZAFFALON | |||
GUILHERME DRÖGEMÖLLER | |||
IGOR BRAGA DINIZ | |||
ISIS FELDENS MULLER | |||
JOAQUIM ANTÔNIO DUARTE LOUZADA NETO | |||
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN | |||
JULIANA VINADÉ PORTELA | |||
JÚLIA RAUPP VILELA | |||
KAROLINE COELHO NEDEL | |||
LARISSA VASCONCELOS MADRUGA | |||
LAURA BENINI ALVES DOS SANTOS | |||
LAURA FREITAS OLIVEIRA | |||
LAURA MESQUITA ROSSO | |||
LIANDRE LEÃO BRAGA | |||
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA | |||
LUCAS GOULART MARIN | |||
LUCAS OLIVEIRA ANDRÉ MAGALHÃES | |||
LUISA PEGORARO EINHARDT | |||
MARCELO SOARES RUVIARO | |||
MARIA ANTONIA ZEM ROTAVA | |||
MARIA EDUARDA CICHOWSKI WEILER RIEGER | |||
MARIANA MONTOUTO SETTEN | |||
MARIANA ROSSO SCHIMUNECK | |||
MARINA PIRES ALMEIDA | |||
MATHEUS PIRES PINHEIRO | |||
MIKAELLE TAINÁ BERTOLI | |||
Maria Laura Wrege Mascarenhas | |||
NICOLAU BATISTA BARROS | |||
NICOLE CARDOZO CORREA | |||
NICOLE LAZZARIN DE AVILA | |||
OLÍVIA ABRANTES BORGES | |||
PAULO GUILHERME MULLER | |||
RAFAELA DOS SANTOS SCHNEID | |||
REMIDIO ALEX PEREIRA GARCIA | |||
Raphael Bronzato Wink | |||
STEFANI GONCALVES DOMINGUES | |||
STEFANIE CAIPÚ VIEIRA | |||
Shelen dos Reis da Silva | |||
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS | |||
VINICIUS DE AVILA SILVA ANDRADE | |||
VINNI ALVARENGA LIMA | |||
YURI DE ASSIS FUNARI | |||
eduarda jaine facchinello dall aqua | |||
milene maria saalfeld de oliveira |