Nome do Projeto
Discutindo Neurociência em contexto online
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 02/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O presente projeto de ensino tem por objetivo a aproximação dos acadêmicos participantes do grupo de pesquisa em Neuromodulação Celular no período de isolamento social por meio de reuniões semanais online. Durante as reuniões serão discutidos artigos publicados em revistas de impacto sobre os achados na área de Neurociências e Neuromodulação. As atividades semanais serão formativas e contempladas pela participação de alunos de pós graduação e graduação realizando discussão dos temas com auxílio dos professores. As discussões serão realizadas de forma multidisciplinar estimulando a visão crítica e reflexiva dos alunos.
Objetivo Geral
Estimular a visão crítica durante a formação do acadêmica bem como desenvolver habilidades de oratória, de síntese e apresentação em público.
Justificativa
Devido ao período de isolamento social por consequência do Covid-19, tornou-se necessário a manutenção do vínculo entre alunos e professores do grupo de pesquisa em Neuromodulação Celular. Para tanto, desenvolvemos a estratégia de realizar reuniões on-line para discussão de artigos científicos publicados recentemente na área de pesquisa das Neurociências. Devido ao grupo ser composto por alunos de graduação e pós graduação geralmente os artigos versam sobre temas relacionados as teses dos doutorandos ou de temas de interesse dos alunos de iniciação.
Após um período inicial de teste, foi possível observar, que as reuniões funcionam de forma satisfatória. Além disso auxiliam o engajamento dos alunos nas pesquisas dos doutorandos e estimulam inclusive ao desenvolvimento de projetos ao longo de sua graduação. Por esta razão é importante a execução desse projeto pois estimula os alunos durante o período de isolamento. Além disso, o encontro semanal, cria uma rotina, a realização das tarefas propostas auxiliam no desenvolvimento de uma rotina de estudos evitando possíveis efeitos adversos devido ao isolamento social.
Após um período inicial de teste, foi possível observar, que as reuniões funcionam de forma satisfatória. Além disso auxiliam o engajamento dos alunos nas pesquisas dos doutorandos e estimulam inclusive ao desenvolvimento de projetos ao longo de sua graduação. Por esta razão é importante a execução desse projeto pois estimula os alunos durante o período de isolamento. Além disso, o encontro semanal, cria uma rotina, a realização das tarefas propostas auxiliam no desenvolvimento de uma rotina de estudos evitando possíveis efeitos adversos devido ao isolamento social.
Metodologia
O grupo de pesquisa é composto por alunos de graduação de diferentes cursos da UFPel e de diferentes semestres possibilitando a multidisciplinariedade estimulando um ambiente de trocas diversificado e rico. Além disso, o grupo contempla alunos de pós graduação da UFPel o quais além de desenvolver suas dissertações também auxiliam na orientação dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos de iniciação científica. Além da presença de quatro professores responsáveis pelo grupo e pela organização do mesmo.
Serão realizados encontros semanais de 1h a 1h30 de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de neurociência e neuromodulação. A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas:
1) Os alunos poderão ser divididos em pequenos grupos de discussão, para posterior discussão com o grupo maior.
2) Por meio de sorteio os alunos serão responsáveis pela leitura e apresentação individual de um artigo ao grupo.
3) Será escolhido um artigo para que todos leiam para posterior discussão com o grande grupo em conjunto.
4) Durante a leitura e discussão dos artigos será estimulada a visão crítica do aluno questionando as metodologias utilizadas pelos pesquisadores, bem como o desenho experimental e análise dos resultados. Além disso, os conhecimentos aprendidos em disciplinas básicas e profissionalizantes serão questionados e estimulados a serem utilizados para auxilio na discussão dos artigos.
Serão realizados encontros semanais de 1h a 1h30 de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de neurociência e neuromodulação. A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas:
1) Os alunos poderão ser divididos em pequenos grupos de discussão, para posterior discussão com o grupo maior.
2) Por meio de sorteio os alunos serão responsáveis pela leitura e apresentação individual de um artigo ao grupo.
3) Será escolhido um artigo para que todos leiam para posterior discussão com o grande grupo em conjunto.
4) Durante a leitura e discussão dos artigos será estimulada a visão crítica do aluno questionando as metodologias utilizadas pelos pesquisadores, bem como o desenho experimental e análise dos resultados. Além disso, os conhecimentos aprendidos em disciplinas básicas e profissionalizantes serão questionados e estimulados a serem utilizados para auxilio na discussão dos artigos.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final de cada semestre é esperado que os alunos participantes do projeto possam ressignificar seu aprendizado na área de neurociência e neuromodulação ao longo de seu curso.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre alunos e professores. A partir de um a boa ferramenta de diagnóstico é esperado que os professores possam compreender a vivência dos alunos e estimular um ambiente de aprendizagem mais contextualizado e relacionado à prática profissional.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre alunos e professores. A partir de um a boa ferramenta de diagnóstico é esperado que os professores possam compreender a vivência dos alunos e estimular um ambiente de aprendizagem mais contextualizado e relacionado à prática profissional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | 12 | ||
AMANDA JULIAO DIAS DOS SANTOS | |||
ANA LUIZA DUARTE PICH | |||
ANA PAULA DA SILVA FERREIRA | |||
ANDERSON SILVA CORIN | |||
ANDRÉ PERES KOTH | |||
ARIANE NORONHA DE MELO | |||
ARTHUR DE FARIAS BETEMPS DA SILVA | |||
ARTHUR MILECH | |||
BERTIELLE MISSIO BESSOW | |||
CARLOS FERNANDO ANTUNES GONCALVES | |||
CAROLINA CORRÊA DE SOUZA | |||
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI | |||
CAROLINE CRESPO DA COSTA | 10 | ||
DANIELA SANTOS DA SILVA | |||
DIOVANA PADILHA BUENO | |||
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP | |||
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP | |||
EDUARDA CEGLINSKI DA SILVA | |||
Eduardo Linhares da Silva | |||
FLAVIANO MOREIRA DA SILVA | |||
FLAVIANO MOREIRA DA SILVA | |||
Filipe Konradt Rodrigues | |||
GABRIEL SELLE BECKER | |||
GABRIEL SILVA SANTOS | |||
GIOVANA DUZZO GAMARO | 13 | ||
GIOVANNI MACEDO ALVES PEREIRA | |||
HELLEN GOULARTE MOTA | |||
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 17 | ||
JOSEANE JIMENEZ ROJAS | 6 | ||
JULIA GABRIELA KSZEZINSKI VIEGAS | |||
JULIA LUCAS NEUMANN | |||
JULIANA OLIVEIRA SCHAUN | |||
Juliana Rocha Fernandes | |||
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS | |||
JÚLIA HINSCHINCK | |||
KAROLINE TEIXEIRA LOPES | |||
KELIN SPIERING | |||
Ketnen Rieffel das Chagas | |||
LARA COELHO SIQUEIRA | |||
LARISSA DOS SANTOS GADEA | |||
LAURA MARTINS FROES | |||
LETICIA FIGUEIREDO MOURA | |||
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER | |||
LIVIA GAEVERSEN VON MUHLEN | |||
LORENA SPANHOL PEREIRA | |||
LUCIELLY PAES MIGUES RODRIGUES | |||
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ | 4 | ||
LUIZA BENEVENUTI SARTORELLI | |||
LUIZA RECH MEDEIROS RODRIGUES | |||
MAIANE DE FREITAS DIAS | |||
MARIANGELA HEPPE LOPES | 12 | ||
MARINA CURI CARVALHO | |||
NICOLAS HARTER STIGGER | |||
NICOLI PEREIRA PRESA | |||
Nathalia Madruga Monteiro | |||
PRISCILA CENTENO CRESPO | |||
PRISCILA CENTENO CRESPO | |||
Pamela dos Santos Lima | |||
RICARDO NETTO GOULART | |||
RONALDO FONTES DE PAULA CASTANHO | |||
SARA FERREIRA NUNES | |||
STEFANIE BENTO MENA | |||
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS | |||
THAINA LEITE PALUDETO | |||
Thuany Gonçalves Gowert | |||
VINICIUS DE AVILA SILVA ANDRADE |