Nome do Projeto
Cursos de Audiodescrição e Capacitações
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/07/2017 - 30/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Cursos Básicos de Áudio-descrição, Módulo I para iniciantes e para consultores cegos ou com baixa visão. Apresentação da áudio-descrição como recurso assistivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O Curso consta das seguintes atividades e temas, a serem apresentados para os cursistas: - AD como recurso audiovisual - tradução intersemiótica - de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual em atividades culturais de diferentes modalidades. - Breve história da AD. - Uso dos recursos linguísticos descritivos em AD. - Constituição de grupos de trabalho de AD. - Apresentação de materiais com AD de diferentes modalidades. - Atividades práticas de roteirização e de narrativa em AD.

Objetivo Geral

- Adquirir conhecimentos na àrea de tradução audiovisual acessìvel, fomentar a participação de estudantes e comunidade em atividades multidisciplinares e em ações afirmativas que proporcionem formação e fomentem o desenvolvimento da consciência coletiva da necessidade de desenvolver atividades de acessibilidade e inclusão.

Justificativa

Eventos de formação e informação, em diferentes formatos podem e devem contribuir para a capacitação de pessoas de diferentes áreas de conhecimento ou camadas sociais que tenham interesse em desenvolver atividades de acessibilidade e inclusão e/ou necessite delas. Também é possível dizer que atividades dessa natureza propiciam um engajamento de diferentes atores sociais em grupos com o propósito de desenvolver ações afirmativas, suprindo parcialmente demandas sociais.
Os cursos podem ser complemento de formação universitária e podem também contribuir para que pessoas dirijam sua atenção para as áreas citadas.

Metodologia

O curso sera de 20h e sera oferecidos para grupos de 25 pessoas, em 8 encontros presenciais de 4h, em local a ser definido. Serão gratuitos e a forma de inscrição será online. A divulgação das inscrições serão feitas via redes sociais e sites de instituições relacionadas. O Módulo I é introdutório e será destinado a pessoas que tenham, no mínimo, Ensino Médio completo. A seleção será feita por ordem de inscrição. Caso haja mais de 20 inscritos, os demais ficarão na suplência, por ordem. O cursista selecionado que não estiver presente no primeiro dia do Curso e não apresentar justificativa, será substituído por um suplente. Este procedimento estará explícito na ficha de inscrição. O conteúdo será teórico e prático e haverá, também, dinâmicas de grupo. Serão aprovados e receberão certificado os cursistas que tiverem mínimo de 75% de frequência.



Indicadores, Metas e Resultados

Quando se promovem cursos de capacitação e outros eventos de (in)formação, a proposta, supõe-se, é de fomentar discussões, debates e oferecer informações diferentes sob determinado tema. Sendo o objetivo principal de todas as atividades do Programa GRAU o de promover a igualdade da Acessibilidade e a Inclusão Cultural Universais, as ações aqui descritas são afirmativas, nesse sentido.
Almeja-se, então, contribuir para a melhoria das relações sociais entre todos os tipos de atores, combatendo-se, assim, a discriminação e o alijamento social, causado pelo preconceito ou pela indiferença em relação ao outro. A proposta é de desenvolver o interesse nessa atividade, inicialmente como voluntariado e, futuramente, como profissionais, jà que esse è um ofìcio, ainda que náo regulamentado como profissáo, mas que reside na tradução intersemiòtica - imagem/palavra.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DESIRÉE NOBRE SALASAR
Fernando de Paula Zamboni
LUÍS FELIPE FREITAS BECKER
MARISA HELENA DEGASPERI2
SANMI GUIMARÃES DE SOUZA

Página gerada em 28/03/2024 06:52:35 (consulta levou 0.139720s)