Nome do Projeto
Poéticas contemporâneas e processos de criação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/07/2020 - 31/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
Este projeto destina-se a organizar e ministrar o evento online Poéticas Contemporâneas e Processos de Criação, destinado a discutir a poesia brasileira contemporânea e a propiciar aos participantes experiências tanto de apresentação e reflexão teórica acerca da produção poética contemporânea do Brasil, quanto oportunidades de produção e criação poética, tanto com Pesquisadores quanto com poetas convidados.

Objetivo Geral

Propiciar um encontro que trate da poesia contemporânea no Brasil, tanto via análise do quadro geral de autores e movimentos contemporâneos, quanto por oportunidades de momentos de criação em conjunto, via plataformas online.

Justificativa

A produção poética atual brasileira continua em produção intensa. Não obstante, as áreas acadêmicas dedicadas ao seu estudo padecem de unificação, pois ainda se trata da ocorrência de produções um tanto isoladas. O presente evento se justifica como uma proposta de mapeamento geral acerca da produção contemporânea de poesia no Brasil. Vale considerar aqui que os dois conceitos de “contemporâneo” são pertinentes aqui: “contemporâneo” tanto como “atual” quanto como, no sentido estudado por Giorgio Agamben”:

“Pertence verdadeiramente ao seu tempo, é verdadeiramente contemporâneo, aquele que não coincide perfeitamente com este, nem está adequado às suas pretensões e é, portanto, nesse sentido, inatual; mas, exatamente através desse deslocamento e desse anacronismo, ele é capaz, mais do que os outros, de perceber e apreender o seu tempo.”

Ou seja, o evento em vista procurará apresentar tanto discussões de nível acadêmico acerca da poesia contemporânea no Brasil, quanto ações de oficinas de produção poética.

Metodologia

- Palestras online, que serão divulgados em plataformas de streaming como YouTube, para propiciar a interação com o público.
- Oficinas online, em plataformas de streaming para alunos previamente inscritos.
- Mesas-redondas, para discussão teórica de temas a serem elencados, a depender dos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

- Divulgação online em plataformas públicas (YouTube)
- Interação registrada com o público participante.
- Criação de uma série de vídeos com as palestras em um canal (YouTube, Vimeo), para material de consulta, divulgação e estudo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBERTO LOPES DE MELO
ALEXANDRE COSTI PANDOLFO
ANGEL ALVES HILIAN
DANIEL SOARES DUARTE4
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRA

Página gerada em 25/04/2024 02:03:02 (consulta levou 0.157701s)