Nome do Projeto
Referências à alimentação na literatura e o estímulo à leitura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 30/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo deste projeto é proporcionar aos participantes uma reflexão a respeito de referências sobre a alimentação na literatura brasileira e mundial. A proposta busca analisar obras literárias nacionais e internacionais, buscando referências sobre a alimentação e suas diversas temáticas relacionadas, proporcionando um debate ao fim de cada leitura. Serão selecionados de duas a três obras literárias nacionais e internacionais por semestre. Os livros a serem escolhidos deverão estar disponíveis em plataformas legais e online para que os participantes possam acessá-los sem custo. Após a seleção de cada livro será estipulado o calendário de debates. Os debates ocorrerão em dois momentos, na metade da obra e ao final, de forma remota via webconferência.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é proporcionar aos participantes uma reflexão a respeito de referências sobre alimentação na literatura brasileira e mundial, reconhecendo a importância da alimentação como patrimônio cultural.

Justificativa

O projeto pretende possibilitar a reflexão sobre a alimentação na literatura brasileira e mundial, seu caráter cultural e social, visando expandir a visão da alimentação para além da visão biológica. Além disso, o projeto visa estimular o hábito da leitura nos participantes. A proposta busca analisar as obras literárias nacionais e internacionais, buscando referências sobre a alimentação e suas diversas temáticas relacionadas, proporcionando um debate ao fim de cada leitura.

Metodologia

Inicialmente serão selecionados participantes para o projeto, totalizando no máximo 15 participantes. A equipe proponente irá pesquisar na literatura brasileira e mundial (2 a 3 por semestre, dependendo do tamanho das obras escolhidas) sugestões de livros para que o calendário de leituras possa ser definido. Os livros a serem escolhidos deverão estar disponíveis em plataformas legais e online para que os participantes possam acessá-los sem custo. Será criado um drive, com uma planilha dos títulos onde serão anexados os arquivos dos livros pra download ou websites de acesso. Após a seleção de cada livro será estipulado o calendário de debates. Os debates ocorrerão em dois momentos, na metade da obra e ao final, de forma remota via webconferência. Dependendo do tamanho da obra poderão ser definidos um número maior de debates.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores e metas práticas teremos a leitura e discussão de 2 a 3 livros, dependendo do tamanho da obra, por semestre.
Como resultado esperado temos o estímulo à leitura de obras literárias nacionais e internacionais, além da observação do papel da alimentação na sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA DA SILVA SEDREZ
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI
BRUNA FERREIRA MARQUES
CAMILLE MANKE BIERHALS
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA
HARIEL AYRES DUARTE
JULIANE BRISTOT PROSCZEK
KAUANE PEREIRA AZAMBUJA
KELLY LAMEIRO RODRIGUES2
KETHLEEN USZACKI FIGUEIRA
LARISSA DA COSTA SERGIO
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA
LUANA FARIAS DE SENNE
LUANA KELLEMANN PEREIRA
LUCAS DE ALVARENGA FURTADO
LUIZA OLIVEIRA DELAMARE
MARIANA CORREIA DUARTE
MARIANA LEAL DE CASTRO
MILENE GOMES FIGUEIREDO
NADINE COSTA GONÇALVES
PAMELA LEANDRO DA SILVA CORREA
RAFAELA REGINATO CORRÊA
RAISSA BUENO DOS SANTOS
RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA
THAUANE DA ROSA LEITE
VERA LÚCIA FERREIRA DA SILVA
VITÓRIA AMARAL VAHL

Página gerada em 25/04/2024 06:46:21 (consulta levou 0.150627s)