Nome do Projeto
Fatores nutricionais no Transtorno do Espectro Autista: Revisões Sistemáticas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/11/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por deficiências na comunicação e interação social e por comportamentos repetitivos e restritivos (APA, 2013). O aleitamento materno (AM) é considerado o padrão ouro para a nutrição infantil, proporcionando benefícios não só para a díade mãe-bebê como também para a sociedade, a economia e o meio ambiente (LESSEN, 2015; SECTION ON BREASTFEEDING, 2012). Evidências mostram que a amamentação vem sido associada com uma melhor função cognitiva em crianças (VICTORA et al., 2016; QUIGLEY et al, 2012). Estudo recente mostrou que o AM por 6 meses esteve associada a uma redução de 54% no risco de desenvolvimento de autismo, com uma redução ainda mais significativa com o AM por 12-24 meses (GHOZY et al, 2020). Ao que se refere a alimentação, problemas alimentares como a maior recusa alimentar e a dieta restritiva e repetitiva são frequentemente associados aos indivíduos com TEA (SHARP et al., 2013; ATLLE et al., 2015). Estudos observaram que inadequações nutricionais são mais frequentes em crianças e adolescentes com TEA, quando comparadas à crianças e adolescentes com desenvolvimento típico (CASTRO et al. 2016; SHMAYA et al. 2015). A relação entre consumo alimentar e o TEA tem sido estudada por meio de diferentes instrumentos por não existir até o presente momento instrumentos de avaliação de consumo alimentar validados para essa população (MALHI et al., 2017; LEIVA-GARCIA et al., 2019). Este projeto de pesquisa tem como objetivo inicial o desenvolvimento de duas revisões sistemáticas voltadas à investigação de estudos sobre amamentação e consumo alimentar em crianças e adolescentes com TEA.

Objetivo Geral

Desenvolver revisões sistemáticas voltadas à investigação de fatores nutricionais no TEA, da amamentação ao consumo alimentar na infância e adolescência.

Justificativa

Tendo em vista a crescente prevalência de crianças e adolescente com TEA, torna-se necessário o desenvolvimento de estudos que investiguem fatores nutricionais relacionados à esta condição. O processo de análise e desenvolvimento de estudos nesta temática, desde o aleitamento materno nos primeiros meses de vida até o desenvolvimento de hábitos alimentares na infância e adolescência é de extrema importância para o reconhecimento do perfil dietético, preferências alimentares e desafios recorrentes, de modo a desenvolver estratégias padronizadas para orientações.

Metodologia

Os projetos de revisão sistemática da literatura serão elaborados paralelamente, de acordo com as recomendações do Guia para o Relato de Protocolos de Revisões Sistemáticas e Meta-análises, o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis for Protocols (PRISMA-P). Ambas revisões sistemáticas foram registrados na base de dados internacional para registros de Revisões Sistemáticas PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews) sob os protocolos CRD42020190229 e CRD42020191865.
Os critérios de inclusão e exclusão serão selecionados de forma independente para as revisões propostas. Os estudos selecionados serão adicionados ao Software Zotero 5.0 para checagem de duplicatas e posterior processo de seleção. Os estudos serão selecionados em três etapas, conforme os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. As etapas constarão em leitura de títulos, leitura de resumos e leitura dos textos na íntegra, sendo realizadas por dois revisores independentes e cegados. Discordâncias serão avaliadas e resolvidas por um terceiro revisor.
Para extração dos dados será desenvolvida uma planilha específica no software Microsoft Excel. Esta extração será realizada por dois pesquisadores de forma independente e, caso haja discordância, um terceiro pesquisador será envolvido no processo.
A revisão que busca investigar a relação entre amamentação e autismo utilizará escalas para avaliação de qualidade dos artigos de acordo com os tipos de estudo incluídos na revisão. Os resultados serão apresentados em tabelas descritivas para a apresentação dos estudos e achados principais. Os resultados da pontuação de cada estudo segundo as respectivas escalas de avaliação da qualidade serão também apresentadas nas tabelas.

Indicadores, Metas e Resultados

Preparo de resumos para eventos científicos e publicações de artigos em revistas indexadas em bases científicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA SCHUCH
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA
GEOVANA DA SILVA LOURENÇO
GIULIA DA CUNHA PEREIRA
JULIANA DOS SANTOS VAZ3
MANOELA DE AZEVEDO BICHO
MAYRA PACHECO FERNANDES
REGINA HOBUS

Página gerada em 26/04/2024 01:13:06 (consulta levou 0.145147s)