Nome do Projeto
PinguimBots: Liga Acadêmica de Robótica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 30/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Este projeto detalha as atividades a serem desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Robótica da UFPel - Equipe PinguimBots, a qual visa explorar a robótica como ferramenta didática para solidificar e aprofundar conhecimentos nas áreas de Computação e Engenharias.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo promover um ambiente no qual os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharias empreguem os conhecimentos adquiridos nos cursos e desenvolvam novos conhecimentos visando a construção e manipulação de robôs.

Justificativa

O estudo da robótica tem por objetivo a modelagem, a construção e a manipulação de robôs para a execução das mais variadas tarefas. Desse modo, ela se situa em um domínio multidisciplinar, pois emprega conceitos e conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, incluindo a Computação e Engenharias. Por ser uma área que naturalmente desperta bastante curiosidade, a robótica pode ser usada como ferramenta didática para aprofundar determinados conceitos estudados nos cursos de graduação relacionados.

Metodologia

A execução desse projeto dar-se-á através da realização de encontros semanais, nos quais os alunos trabalharão de forma teórica e prática (quando possível) para o desenvolvimento de sistemas robóticos, utilizando e complementando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas já cursadas. Como cenário e motivação, os robôs serão desenvolvidos nesse projeto visando a participação em competições de robótica nas modalidades IEEE Standard Educational Kit (SEK), IEEE Very Small Size Soccer (VSSS), Robótica de Serviço (@Home) e Desafio de Drones.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado esperado é a solidificação e o aprimoramento dos conhecimentos dos alunos envolvidos nas áreas de Computação e Engenharias. Além disso, espera-se que o projeto possa despertar um aumento no interesse dos discentes destes cursos pela área de robótica e sistemas inteligentes. Como meta, estipula-se que os robôs desenvolvidos devem estar aptos a participar de competições de robótica nacionais e, eventualmente, internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO5
ANA CAROLINA NORNBERG KONRADT
ARISTON SOUZA MONTEIRO
ARTHUR ALVES CERVEIRA
ARTHUR SANDIM DE OLIVEIRA
BRUNA ROSA GARCIA
BRUNO SIQUEIRA DA SILVA
CAIO EVANGELISTA DOS SANTOS
CHRISTIAN CARDOSO GRESSLER
FELIPE MACHADO
FILIPE RIBEIRO GOULART
FREDERICO BUENO DA SILVA SCHAUN
GILBERTO KREISLER FRANCO NETO
Guilherme Mendonça Martins
ISABELE SANTOS SCHERDIEN
KRISTOFER STIFT KAPPEL
LARISSA DE VARGAS DA SILVA
LUCAS COUTINHO FREITAS
MAIRON SCHNEIDER CARDOSO
PEDRO HENRIQUE DIEHL
VALTER ALBERTO MELGAREJO MARTINS
VINICIUS ALVES HAX
VITOR LEITZKE BRAGA

Página gerada em 24/04/2024 23:18:48 (consulta levou 0.148567s)