Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Infectologia 2020/2022
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/09/2020 - 17/09/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A infectologia é uma especialidade abrangente além de estar em constante evolução, com o descobrimento de novas patologias, abordagens e tratamentos, trazendo um grande desafio para a formação dos profissionais da saúde. Nesse sentido, a liga idealiza a formação de conhecimento de maneira multidisciplinar, proativa e humanizada de forma a aprofundar, consolidar e contemplar mais conhecimentos e habilidades no campo da infectologia.

Objetivo Geral

- Oportunizar aos acadêmicos de medicina e enfermagem acesso ao conhecimento sistematizado de Infectologia.
- Construir o conhecimento de forma multiprofissional e proativa.
- Correlacionar aspectos teóricos e clínicos para melhor compreender, e desta forma atender a população dentro de suas particularidades.
Objetivos específicos
- Trabalhar com o entendimento e manejo das diversas doenças infectocontagiosas presentes na comunidade e relatados literatura espacializada, relacionando-as a aspectos socioculturais.
- Avaliar a produção científica existente e produzir novas pesquisas.
- Praticar a multidisciplinaridade como ferramenta para melhor atender cada indivíduo inserido no Sistema Único de Saúde brasileiro.

Justificativa

O presente grupo de estudos foi idealizado a partir da realidade inexistente da disciplina de Infectologia nos currículos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Farmácia visando através, de atividades extraclasse desenvolver e promover conhecimento e habilidade da arte médica, no campo da infectologia. Portanto, as atividades desenvolvidas pela Liga de Infectologia da UFPEL contribuirão para a consolidação e desenvolvimento do conhecimento em infectologia dos envolvidos, de forma a enriquecer o currículo do acadêmico, com o fim de contribuir com o preparo para a futura carreira profissional.

Metodologia

- Reuniões semanais com discussão de periódicos, apresentação de seminários e palestras de profissionais convidados que tenham experiência na área, incitando o desenvolvimento do raciocínio crítico e promovendo debates.
- Atividades de pesquisa conceitual e prática (quando possível).
- Divulgação de resultados obtidos através de publicações em congressos e revistas científicas.
- Desenvolvimento de atividades de conscientização da população sobre as doenças infecciosas e parasitárias mais prevalentes (produção de folders, informes, posts em mídias sociais).
-Além disso, poderão ocorrer cursos e pesquisas Os resultados obtidos serão divulgados em eventos de divulgação científica e periódicos especializados

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão por avaliação objetiva e subjetiva, a partir da realização das atividades propostas e experiências realizadas. A frequência e a pontualidade serão também critérios de avaliação. A principal meta é o interesse e a participação dos participantes de forma a conseguir agregar o maior conhecimento possível na área da infectologia. Aos acadêmicos que atingirem as metas e mantiverem frequência de pelo menos 75% de assiduidade, receberão certificados de participação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RAMALHO SILVA
AMANDA TREVISAN MUNHAO
ANA CAROLINA ISSLER FERREIRA KESSLER
ARTHUR SILVA DA SILVA
AUGUSTO IMANISHI BONAVITA
BERTIELLE MISSIO BESSOW
DULCINEA BLUM MENEZES15
GEÓRGIA GOMES LIMA MARTINS
GUILHERME MENDONÇA ROVERI
JONAS FELIPE BONATO
JOÃO PEDRO ANDRADE MANTOVANI E SILVA
JÚLIA HINSCHINCK
Kellen Crizel da Rocha
LARISSA ANNE DE SOUZA
LAURA MARIANA FRAGA MERCALI
LIVIA SARAIVA CARRICONDE
LUAN SOARES DA SILVA
LUANA DE OLIVEIRA RODRIGUES
LUANA RODRIGUES DA SILVA
Lauren Bueno Fernandes
MARIA ANTONIA ARIAS CAMPELO LINK
NATHAN DA ROSA SANTANA
PABLO ENRIQUE SANABRIA ROCHA
PABLO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
RAYANE GONCALVES DE OLIVEIRA
RENATA GONCALVES DE OLIVEIRA
RENATA GONCALVES DE OLIVEIRA
RENATO RUIZ RIZZO
Rafaella Zanetti Maximila
VICTOR WILLYAN DE SOUZA E CASTRO
VINICIUS KAISER QUEIROZ

Página gerada em 18/04/2024 23:57:39 (consulta levou 0.166798s)