Nome do Projeto
Sole Oriente
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/09/2020 - 23/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A proposta desse projeto é reunir alunos da graduação entrecruzando projetos de ensino, pesquisa e extensão articulados entre os grupos EADEM (Educação, filosofia, estudos e movimentos) e GAPE (Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular) bem como, outros grupos afins, para que os participantes possam utilizar as habilidades e competências relacionadas a formação acadêmica, integrando e fortalecendo a vida universitária em seu tripé de ensino, pesquisa e extensão. Buscamos nesse projeto atingir um grupo de alunos que por diversos motivos encontram dificuldades na organização de seus estudos e pesquisas bem como, na produção acadêmico científica nas áreas de filosofia, filosofia da educação, pedagogia e educação popular. Em latim sole oriente significa sol nascente. E, uma pessoa que sabe onde nasce o sol sabe se orientar, tem orientação. Orientação significa conhecer nosso entorno a partir de pontos conhecidos que servem de referências... dirigir, encaminhar.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Acompanhar principalmente os alunos do curso de licenciatura em Pedagogia (diurno e noturno) interessados em apoio para fortalecer suas habilidades e competências relacionadas a sua própria formação acadêmica, integrando e fortalecendo a vida universitária em seu tripé de ensino, pesquisa e extensão com um horizonte ético-estético.

Justificativa

Justificamos a necessidade desse projeto, por entender que um grande número de discentes, entre eles, os do curso de licenciatura em Pedagogia (diurno e noturno) apresenta deficiências relacionadas à metodologia científica, leitura e interpretação de textos literários e científicos e dos ritos acadêmicos, bem como o exercício da ética e da estética na sua formação. Nosso intento é acolher esse aluno e apoiá-lo para iniciar ou reiniciar seus estudos com um horizonte ético-estético em seu exercício de produção acadêmico científica. Também trabalhar na formação dos alunos para incentivar sua permanência na Universidade com qualidade. E, buscar articular a produção acadêmica e demais conhecimentos nas áreas de filosofia, filosofia da educação, pedagogia e educação popular com o intento da formação inicial e continuada de professores.

Metodologia

Através dos encontros quinzenais do grupo, intenciona-se dar apoio aos alunos auxiliando o exercício de leitura, interpretação e produção acadêmica. Os alunos serão orientados em reuniões periódicas e serão acompanhados pelo professor orientador em suas dificuldades. Os assuntos elencados serão discutidos a partir de textos propostos previamente com o intuito de promover reflexões sobre o exercício de leitura e produção escrita relacionado a filosofia, a filosofia da educação, a pedagogia e a educação popular. Essa experiência proporcionará uma formação de iniciação à pesquisa e aprimoramento acadêmico. Cabe dizer que estaremos utilizando as redes sociais para os encontros e orientação dos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto pretende fortalecer a formação de iniciação à pesquisa e aprimoramento acadêmico com a troca de saberes entre orientador e alunos vivenciando o horizonte ético-estético. Além de auxiliá-los no exercício de leitura, na interpretação e na produção acadêmico científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE RODRIGUES CORRÊA
ANA CAROLINA MORTAGUA DOS SANTOS
ANA HELLEN QUINTEIROS
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER
ANDRÉA FONSECA DA SILVA
BRENDA LOPES AMARAL
BRUNA FURTADO TOMASCHEWSKI DUARTE
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO
BRUNA MOURA DA SILVA
CIBÉLIA ALVES PETIZ
CLAUDIA BARBOSA PEREIRA SOUSA
DANTE DINIZ BESSA4
DIEGO DOMINGOS GOULART
EVELIN SILVEIRA DUTRA
FELIPE DOS SANTOS MULLER
FRANCIELE GOUVEIA LIMA
GRAZIELE DOS SANTOS BERGMANN
GUARACY PADILHA CORRÊA
GUILHERME MARTINS
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO7
INAJARA PONTES MOTA
ISABELA MARIA SANTOS SILVA
JEZABEL BARCELLOS DE ALMEIDA
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
KARINA RANGEL GAUTERIO
LESSANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ4
LURIAN DE SOUZA SIQUEIRA
LURIELEN LETTNIN DA CUNHA
LUÉZI MÜLLER MÜLLER
MAIZA DE SOUZA FERREIRA
MARIA ELIZABETE TEIXEIRA MACHADO
Mateus Brum de Armas
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSÁRIO GONÇALVES
RENATA DE SOUSA DE BRITTO
SABRINA DE SOUZA GUTERRES
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO
Sara Schwab Höehr
TUANE SILVA JAMBEIRO
VALDOIR SIMÕES CAMPELO
VANESSA DA SILVA BORGES
ÁDRIA FERREIRA TEIXEIRA

Página gerada em 28/04/2024 21:29:18 (consulta levou 0.183739s)