Nome do Projeto
Análise Multivariada de Dados para Pesquisa Quantitativa em Administração
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/09/2020 - 06/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Seminário de análise de dados para pesquisas quantitativas em Administração, envolvendo processo e técnicas de amostragem, testes para comparação de populações e de amostras, e análise mono e multivariada, envolvendo Análises de Regressão (linear e logística), Análise de Clusters, Análise Fatorial Exploratória e Análise de Caminhos e Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais.

Objetivo Geral

Apresentar e desenvolver as principais técnicas de Análise Multivariada de Dados, de modo a capacitar os Mestrandos e Doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Administração e áreas afins, da UFPel e de outras universidades, a lidar com pesquisas quantitativas em Administração, em nível de Mestrado e Doutorado.

Justificativa

Embora seja notória a crescente aceitação de pesquisas quantitativas nos periódicos referenciados, no Brasil e no exterior, o PPGDTSA da FAT/FAEM ainda carece de uma disciplina focada na aplicação prática de métodos e técnicas de análise de dados daquele tipo. E além do PPGDTSA, também mestrandos de outros programas e até mesmo alguns professores da FAT têm demonstrado interesse em dominar ferramentas que lhes permitam uma melhor construção/orientação de trabalhos quantitativos na graduação e na pós-graduação.
O seminário que está sendo proposto foca na utilização prática de métodos e técnicas de análise, cujo treinamento nem sempre é possível nas disciplinas tradicionais de estatística, seja pela erudição dos conteúdos, seja pelo desinteresse de parte dos estudantes que muitas vezes frequentam aquelas cadeiras por obrigação. O seminário proposto não ambiciona substituir as disciplinas de estatística ou de métodos quantitativos, mas somar-se a elas; busca, isto sim, aproveitar a expertise do Professor, que já realiza atividade semelhante em outras universidades, de forma voluntária, e oferecer uma oportunidade de desenvolver, na prática, os conteúdos apresentados (e nem sempre exercitados suficientemente) por aquelas disciplinas, seja familiarizando os pesquisadores com principais pacotes utilizados, seja trabalhando cases similares aos problemas de pesquisa de cada um.

Metodologia

O seminário acontecerá em cinco encontros semanais, de quatro horas cada, a serem conduzidos presencialmente ou de forma remota, conforme as circunstâncias assim o permitirem. Os conteúdos serão desenvolvidos de forma prática e dialogada, e envolverá a realização de exercícios com os software recomendados. As aulas acontecerão no horário noturno, para facilitar a adesão dos mestrandos dos PPGs vinculados à FAT/UFPel, uma vez por semana, em datas a serem ajustadas; caso persista a dificuldade para os encontros presenciais as aulas serão conduzidas à distância de forma síncrona.
A assistência ao seminário pressupõe a disponibilidade de computador com os pacotes MS-Windows, MS-Excel, IBM-SPSS e IBM-AMOS, sem restrições operacionais, podendo, contudo, serem utilizadas cópias demo ou licenças temporárias. Os pacotes M-Plus e Smart-PLS são desejáveis, mas não imprescindíveis. Não haverá possibilidade de atender o seminário utilizando SmartPhones ou plataformas genéricas nas quais não seja possível rodar os pacotes recomendados.

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado será considerado satisfatório, se ao menos 50% dos alunos presentes em todos os encontros conseguir ao final do seminário:
1. Analisar, testar e identificar estatisticamente, diferenças significativas de média ou de proporção entre populações e amostras;
2. Explorar e testar a confiabilidade de fatores existentes em grandes amostras, através de Análise Fatorial Exploratória;
3. Conceber e testar modelos de mensuração de fenômenos complexos, através de Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA RODRIGUES FRAGA
ALISSON EDUARDO MAEHLER6
CAMILA ELISA DOS SANTOS ALVES
DANIELA BARBOSA SOUSA
EDAR DA SILVA ANANA16
FELIPE KÖPP LEITE
GABRIELITO RAUTER MENEZES
KATIUSCIA DA SILVA BUENO
LUIS CARLOS ZUCATTO
NATÁLIA CARRÃO WINCKLER
RENATA GONÇALVES SANTOS SILVA

Página gerada em 26/04/2024 05:36:19 (consulta levou 0.137704s)