Nome do Projeto
Teleconsultoria em pediatria e especialidades pediátricas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/10/2020 - 30/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
A consulta pediátrica é de extrema importância para o desenvolvimento adequado das crianças em todas etapas de sua vida. O pediatra é o médico com conhecimento mais adequado para manejar estes pacientes desde a sua concepção até a adolescência, quando é realizada a transição para o atendimento pelo clinico geral. E a única especialidade médica que faz um acompanhamento longitudinal de pacientes e consegue fazer uma educação e prevenção na época adequada. Nosso sistema básico de saúde local não possui pediatras na maioria dos postos, o que tem aumentado a demanda de consultorias nos ambulatórios da faculdade de medicina desta instituição. As crianças demoram a chegar no nosso serviço e isto retarda a avaliação e manejo precoce destes problemas.
Objetivo Geral
Agilizar os encaminhamentos pediátricos destinados ao ambulatório da pediatria da FAMED.
Resolução dos casos em tempo menor e menos custo ao paciente e instituições.
Resolução dos casos em tempo menor e menos custo ao paciente e instituições.
Justificativa
A educação continuada permanente deve existir em todas áreas da saúde e com a melhor evidência científica disponível, adaptada para as realidades locais. Com o objetivo de ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva do solicitante, sugerimos a utilização de uma teleconsultoria na pediatria geral e especialidades pediátricas, realizada em tempo real, por videoconferência, com o solicitante e o teleconsultor estabelecendo contato simultâneo.
Metodologia
Atividades semanais com os médicos das UBS da UFPEL. Disponibilizaremos uma agenda com horários para as consultorias. Os médicos das UBS preparam o caso para discussão e o consultor com seus alunos discutem o caso.consultoria será realizada numa sala de web conferência disponibilizada pela instituição de ensino e pela secretaria de saúde para que ambos possam se conectar.
Os alunos participantes devem entrar na sala de conferência simultaneamente.
O horário de atendimento será disponibilizado uma semana antes para facilitar o agendamento.
O agendamento será feito pela pediatria utilizando um e-mail (será criado) com encaminhamento das UBS, onde será retornado o dia e horário da discussão com o profissional. Cada consultoria terá duração de no máximo 30 minutos. As discussões serão realizadas entre o médico da UBS e o especialista, podendo ter a participação de alunos e residentes. O caso clínico deverá ser apresentado o mais completo possível, para melhor agilidade no processo. A discussão será registrada com gravação e posterior armazenamento.
O seguimento do paciente será realizado de acordo com cada caso, a critério dos médicos. Alguns pacientes podem seguir acompanhamento na unidade de origem ou no ambulatório de referencia. De acordo com a demanda por especialidade, os horários podem ser aumentados ou diminuídos.
Os alunos participantes devem entrar na sala de conferência simultaneamente.
O horário de atendimento será disponibilizado uma semana antes para facilitar o agendamento.
O agendamento será feito pela pediatria utilizando um e-mail (será criado) com encaminhamento das UBS, onde será retornado o dia e horário da discussão com o profissional. Cada consultoria terá duração de no máximo 30 minutos. As discussões serão realizadas entre o médico da UBS e o especialista, podendo ter a participação de alunos e residentes. O caso clínico deverá ser apresentado o mais completo possível, para melhor agilidade no processo. A discussão será registrada com gravação e posterior armazenamento.
O seguimento do paciente será realizado de acordo com cada caso, a critério dos médicos. Alguns pacientes podem seguir acompanhamento na unidade de origem ou no ambulatório de referencia. De acordo com a demanda por especialidade, os horários podem ser aumentados ou diminuídos.
Indicadores, Metas e Resultados
agilidade na resolução do caso
menor número de deslocamento dos pacientes das UBS ao ambulatório de pediatria
menor tempo de espera entre a suspeita diagnóstica e a avaliação pelo especialista
menor número de deslocamento dos pacientes das UBS ao ambulatório de pediatria
menor tempo de espera entre a suspeita diagnóstica e a avaliação pelo especialista
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE BERTARELLO | |||
ANA MARIA FERREIRA BORGES TEIXEIRA | 4 | ||
CAROLINA JULIETA POSTAI DE ARAUJO SANTOS | |||
CECILIA FERNANDES LOREA | 4 | ||
CLARISSE VIEIRA DA SILVA MAGALHAES | 4 | ||
CLÁUDIA FERNANDES LOREA | |||
CRISTIANE HALLAL DA SILVA | 4 | ||
DENISE CARRICONDE MARQUES | 4 | ||
FERNANDA FONTANA | 4 | ||
JANAINA VIANA STOLZ | |||
JULIANA COSTA MAIA | 4 | ||
João Batista da Costa Neto | |||
LUCIANA CORREA ARGONDIZZO | 4 | ||
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES | 4 | ||
Letícia Schwerz Weinert | |||
Lucas Marques de Souza | |||
Ludmilla Marques de Souza | |||
ROGERIO DA SILVA LINHARES | 4 | ||
Raíssa Laiana Pilonetto | |||
milene maria saalfeld de oliveira |