Nome do Projeto
Teleconsultoria em pediatria e especialidades pediátricas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/10/2020 - 30/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
A consulta pediátrica é de extrema importância para o desenvolvimento adequado das crianças em todas etapas de sua vida. O pediatra é o médico com conhecimento mais adequado para manejar estes pacientes desde a sua concepção até a adolescência, quando é realizada a transição para o atendimento pelo clinico geral. E a única especialidade médica que faz um acompanhamento longitudinal de pacientes e consegue fazer uma educação e prevenção na época adequada. Nosso sistema básico de saúde local não possui pediatras na maioria dos postos, o que tem aumentado a demanda de consultorias nos ambulatórios da faculdade de medicina desta instituição. As crianças demoram a chegar no nosso serviço e isto retarda a avaliação e manejo precoce destes problemas.

Objetivo Geral

Agilizar os encaminhamentos pediátricos destinados ao ambulatório da pediatria da FAMED.
Resolução dos casos em tempo menor e menos custo ao paciente e instituições.

Justificativa

A educação continuada permanente deve existir em todas áreas da saúde e com a melhor evidência científica disponível, adaptada para as realidades locais. Com o objetivo de ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva do solicitante, sugerimos a utilização de uma teleconsultoria na pediatria geral e especialidades pediátricas, realizada em tempo real, por videoconferência, com o solicitante e o teleconsultor estabelecendo contato simultâneo.

Metodologia

Atividades semanais com os médicos das UBS da UFPEL. Disponibilizaremos uma agenda com horários para as consultorias. Os médicos das UBS preparam o caso para discussão e o consultor com seus alunos discutem o caso.consultoria será realizada numa sala de web conferência disponibilizada pela instituição de ensino e pela secretaria de saúde para que ambos possam se conectar.
Os alunos participantes devem entrar na sala de conferência simultaneamente.
O horário de atendimento será disponibilizado uma semana antes para facilitar o agendamento.
O agendamento será feito pela pediatria utilizando um e-mail (será criado) com encaminhamento das UBS, onde será retornado o dia e horário da discussão com o profissional. Cada consultoria terá duração de no máximo 30 minutos. As discussões serão realizadas entre o médico da UBS e o especialista, podendo ter a participação de alunos e residentes. O caso clínico deverá ser apresentado o mais completo possível, para melhor agilidade no processo. A discussão será registrada com gravação e posterior armazenamento.
O seguimento do paciente será realizado de acordo com cada caso, a critério dos médicos. Alguns pacientes podem seguir acompanhamento na unidade de origem ou no ambulatório de referencia. De acordo com a demanda por especialidade, os horários podem ser aumentados ou diminuídos.

Indicadores, Metas e Resultados

agilidade na resolução do caso
menor número de deslocamento dos pacientes das UBS ao ambulatório de pediatria
menor tempo de espera entre a suspeita diagnóstica e a avaliação pelo especialista

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE BERTARELLO
ANA MARIA FERREIRA BORGES TEIXEIRA4
CAROLINA JULIETA POSTAI DE ARAUJO SANTOS
CECILIA FERNANDES LOREA4
CLARISSE VIEIRA DA SILVA MAGALHAES4
CLÁUDIA FERNANDES LOREA
CRISTIANE HALLAL DA SILVA4
DENISE CARRICONDE MARQUES4
FERNANDA FONTANA4
JANAINA VIANA STOLZ
JULIANA COSTA MAIA4
João Batista da Costa Neto
LUCIANA CORREA ARGONDIZZO4
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES4
Letícia Schwerz Weinert
Lucas Marques de Souza
Ludmilla Marques de Souza
ROGERIO DA SILVA LINHARES4
Raíssa Laiana Pilonetto
milene maria saalfeld de oliveira

Página gerada em 29/03/2024 03:00:53 (consulta levou 1.418594s)