Nome do Projeto
Relicário da Arquitetura Hospitalar na Contemporaneidade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/08/2020 - 27/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A história da arquitetura como relicário do conhecimento e do saber ao longo dos períodos históricos é intenso e materializado por culturas, momentos e tradições, por meio dessas reflexões e filosofias, busca-se desenvolver estratégias participativas organizadas de ensino e materiais didáticos de edificações destinadas ao serviço de saúde que marcaram época no período pós-moderno e contemporâneo no contexto nacional e internacional e seus principais ícones da arquitetura hospitalar.
Objetivo Geral
O objetivo central deste projeto é de desenvolver conteúdos digitais por meio de material didático sobre as principais edificações destinadas a serviço de saúde no período pós-moderno e contemporâneo nacionais e internacionais e seus ícones da arquitetura hospitalar na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea.
Justificativa
O campo do saber da Arquitetura Hospitalar é restrito e pouco desbravado quando se verifica agrupações de materiais e produções de materiais didáticos de ensino aos currículos das escolas de Arquitetura e Urbanismo, apesar da relevância e interesse por parte dos atores educacionais. Por meio deste projeto busca-se com a participação dos atores (acadêmicos e professores) o desenvolvimento de conteúdos digitais gerando subsídios a formação generalista do acadêmico e o aperfeiçoamento da prática de ensino dentro da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea e o currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, consolidando esta área integrante e presente no currículo acadêmico da FAURB/UFPel.
Metodologia
- Desenvolvimento de pesquisa específica em bibliotecas virtuais, periódicos, páginas eletrônicas e canais especializados relevantes que possam servir de embasamento aos conteúdos digitais e didáticos;
- Categorizar as obras conforme os movimentos históricos e seus comportamentos artísticos e culturais, fazendo destaque aos períodos e suas respectivas décadas;
- Promover atividades de ensino participativo com os atores do processo educativo na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea em conjunto com Pesquisadores e bolsistas do Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel afim de elaborar, montar e revisar os conteúdos e a montagem do material didático no ambiente virtual de aprendizagem e plataformas, e-aula e canais remotos a disposição da universidade.
- Categorizar as obras conforme os movimentos históricos e seus comportamentos artísticos e culturais, fazendo destaque aos períodos e suas respectivas décadas;
- Promover atividades de ensino participativo com os atores do processo educativo na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea em conjunto com Pesquisadores e bolsistas do Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel afim de elaborar, montar e revisar os conteúdos e a montagem do material didático no ambiente virtual de aprendizagem e plataformas, e-aula e canais remotos a disposição da universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Por meio deste projeto se pretende aperfeiçoar as práticas de ensino através de metodologias participativas coletivas ao desenvolvimento de conteúdos digitais materiais didáticos específicos a arquitetura hospitalar com o intuito de facilitar os caminhos de entendimento e a produção de conhecimento entre acadêmicos e professores, onde o primeiro sente-se corresponsável pela construção e o segundo promotor de uma alternativa de ensino mais ampla e democrática.
Desta forma, contribui por meio da produção de material de elevado nível no sentido de contribuir a formação dos acadêmicos da FAURB e acessível para o preparo e aperfeiçoamento permanente das ações docentes, proporcionando um elo construtivo e ajudando a consolidar a qualidade e clareza do conhecimento gratuito e público de nossa universidade.
Desta forma, contribui por meio da produção de material de elevado nível no sentido de contribuir a formação dos acadêmicos da FAURB e acessível para o preparo e aperfeiçoamento permanente das ações docentes, proporcionando um elo construtivo e ajudando a consolidar a qualidade e clareza do conhecimento gratuito e público de nossa universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABEL VINICIUS MACHADO CAETANO DA SILVA | |||
CRISTHIAN MOREIRA BRUM | 12 | ||
EDUARDA GALHO DOS SANTOS | |||
ESTEVAN DE BACCO BILHERI | |||
Fernanda Corrêa da Silva | |||
HENRIQUE ENGERS HENNING | |||
ISABELLA MENDES DAL RI | |||
JENNIFER KEROLIN SILVA DE MORAES | |||
LAURA LOPES CEZAR | 12 | ||
LAUREN NICOLE GONÇALVES DUARTE | |||
NATHALIE VILELA DA SILVA | |||
RAFAELA ETGES | |||
ROGERIO BURCH FERREIRA FILHO | |||
STEFANI CURTH GOULART | |||
THAINÁ CAROLINE MOREIRA GOMES | |||
Victor Barbosa da Silva |