Nome do Projeto
Relicário da Arquitetura Hospitalar na Contemporaneidade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/08/2020 - 27/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A história da arquitetura como relicário do conhecimento e do saber ao longo dos períodos históricos é intenso e materializado por culturas, momentos e tradições, por meio dessas reflexões e filosofias, busca-se desenvolver estratégias participativas organizadas de ensino e materiais didáticos de edificações destinadas ao serviço de saúde que marcaram época no período pós-moderno e contemporâneo no contexto nacional e internacional e seus principais ícones da arquitetura hospitalar.

Objetivo Geral

O objetivo central deste projeto é de desenvolver conteúdos digitais por meio de material didático sobre as principais edificações destinadas a serviço de saúde no período pós-moderno e contemporâneo nacionais e internacionais e seus ícones da arquitetura hospitalar na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea.


Justificativa

O campo do saber da Arquitetura Hospitalar é restrito e pouco desbravado quando se verifica agrupações de materiais e produções de materiais didáticos de ensino aos currículos das escolas de Arquitetura e Urbanismo, apesar da relevância e interesse por parte dos atores educacionais. Por meio deste projeto busca-se com a participação dos atores (acadêmicos e professores) o desenvolvimento de conteúdos digitais gerando subsídios a formação generalista do acadêmico e o aperfeiçoamento da prática de ensino dentro da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea e o currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, consolidando esta área integrante e presente no currículo acadêmico da FAURB/UFPel.

Metodologia

- Desenvolvimento de pesquisa específica em bibliotecas virtuais, periódicos, páginas eletrônicas e canais especializados relevantes que possam servir de embasamento aos conteúdos digitais e didáticos;

- Categorizar as obras conforme os movimentos históricos e seus comportamentos artísticos e culturais, fazendo destaque aos períodos e suas respectivas décadas;

- Promover atividades de ensino participativo com os atores do processo educativo na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo V – Arquitetura Contemporânea em conjunto com Pesquisadores e bolsistas do Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel afim de elaborar, montar e revisar os conteúdos e a montagem do material didático no ambiente virtual de aprendizagem e plataformas, e-aula e canais remotos a disposição da universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Por meio deste projeto se pretende aperfeiçoar as práticas de ensino através de metodologias participativas coletivas ao desenvolvimento de conteúdos digitais materiais didáticos específicos a arquitetura hospitalar com o intuito de facilitar os caminhos de entendimento e a produção de conhecimento entre acadêmicos e professores, onde o primeiro sente-se corresponsável pela construção e o segundo promotor de uma alternativa de ensino mais ampla e democrática.

Desta forma, contribui por meio da produção de material de elevado nível no sentido de contribuir a formação dos acadêmicos da FAURB e acessível para o preparo e aperfeiçoamento permanente das ações docentes, proporcionando um elo construtivo e ajudando a consolidar a qualidade e clareza do conhecimento gratuito e público de nossa universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABEL VINICIUS MACHADO CAETANO DA SILVA
CRISTHIAN MOREIRA BRUM12
EDUARDA GALHO DOS SANTOS
ESTEVAN DE BACCO BILHERI
Fernanda Corrêa da Silva
HENRIQUE ENGERS HENNING
ISABELLA MENDES DAL RI
JENNIFER KEROLIN SILVA DE MORAES
LAURA LOPES CEZAR12
LAUREN NICOLE GONÇALVES DUARTE
NATHALIE VILELA DA SILVA
RAFAELA ETGES
ROGERIO BURCH FERREIRA FILHO
STEFANI CURTH GOULART
THAINÁ CAROLINE MOREIRA GOMES
Victor Barbosa da Silva

Página gerada em 15/11/2024 09:03:27 (consulta levou 0.110389s)