Nome do Projeto
Investigações sobre o Ensino de Gestão Ambiental nos Cursos Superiores
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/10/2020 - 26/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Devido à degradação do meio ambiente e a consequente necessidade de normatização, com vistas a controlar o impacto ambiental e incentivar a disseminação de práticas verdes (SARTOR et al., 2019), à educação cabe o papel de empreender ações para conscientização da população, que coexiste com práticas que degradam o meio ambiente e com políticas públicas que visam minimiza-las. Desse contexto, emerge o objetivo geral deste projeto: investigar como são tratados os assuntos de Gestão Ambiental nos Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação, no ensino fundamental, médio e superior. A partir dos resultados, desenvolver metodologias ativas a serem usadas nos diversos níveis de ensino e tecnologias sociais para melhorias de cenário.

Objetivo Geral

Investigar como são tratados os assuntos de Gestão Ambiental nos Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação, no ensino fundamental, médio e superior. A partir dos resultados, desenvolver metodologias ativas a serem usadas nos diversos níveis de ensino e tecnologias sociais para melhorias de cenário.

Justificativa

Devido à degradação do meio ambiente, em nível global, a sustentabilidade ambiental se tornou uma das principais prioridades tanto na esfera acadêmica, quanto empresarial e políticas (LEE; KLASSEN, 2008; WALKER et al., 2014; SARTOR et al., 2019). Neste contexto, diversos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e certificações ambientais foram criados como forma de controlar o impacto ambiental e incentivar a disseminação de práticas verdes (SARTOR et al., 2019). À Educação cabe o papel de empreender ações para conscientização da população, que coexiste com práticas que degradam o meio ambiente e com políticas públicas que visam minimiza-las. Dessa forma, emerge a justificativa para investigar como assuntos que versam com as questões ambientais são tratados nos Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação, no ensino fundamental, médio e superior.

Metodologia

Inicialmente, serão realizadas investigações em escolas e universidades, públicas e privadas, com vistas a mapear práticas (sejam essas ligadas aos processos de ensino, pesquisa e extensão, ou não) adotadas por essas instituições que versam com as questões ambientais. Para tal, será feita uma survey, exploratória-descritiva, cuja análise se caracteriza como quantitativa. O questionário será digital, através de Google Forms. Os softwares utilizados para empreender a análise serão o Excel e o SPSS.
A partir dos resultados da primeira fase, serão empreendidas algumas ações, que se caracterizam como extensão. Essas ações terão cenários anterior e posterior a implementação mapeados e comparados. O método utilizado para o mapeamento será definido de acordo com a dimensão da ação. No entanto, será utilizado mesmo instrumento antes e depois, para melhor se discutir a efetividade de cada ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados esperados, tem-se o mapeamento das práticas que versam com as questões ambientais (sejam essas ligadas aos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, ou não) adotadas escolas e universidades, públicas e privadas. Além da implementação de ações e o mapeamento para verificação de efetivas mudanças a partir da referida implementação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ4
CHRISTIAN DE CARVALHO RODRIGUES
EVERTON ANGER CAVALHEIRO3
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN6
LUANA PINTO BILHALVA HAUBMAN
LUCIARA BILHALVA CORREA
LUIZA COUTINHO PEREIRA

Página gerada em 26/04/2024 00:13:33 (consulta levou 0.188046s)