Nome do Projeto
Investigações sobre o Ensino de Gestão Ambiental nos Cursos Superiores
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/10/2020 - 26/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Devido à degradação do meio ambiente e a consequente necessidade de normatização, com vistas a controlar o impacto ambiental e incentivar a disseminação de práticas verdes (SARTOR et al., 2019), à educação cabe o papel de empreender ações para conscientização da população, que coexiste com práticas que degradam o meio ambiente e com políticas públicas que visam minimiza-las. Desse contexto, emerge o objetivo geral deste projeto: investigar como são tratados os assuntos de Gestão Ambiental nos Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação, no ensino fundamental, médio e superior. A partir dos resultados, desenvolver metodologias ativas a serem usadas nos diversos níveis de ensino e tecnologias sociais para melhorias de cenário.

Objetivo Geral

Investigar como são tratados os assuntos de Gestão Ambiental nos Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação, no ensino fundamental, médio e superior. A partir dos resultados, desenvolver metodologias ativas a serem usadas nos diversos níveis de ensino e tecnologias sociais para melhorias de cenário.

Justificativa

Devido à degradação do meio ambiente, em nível global, a sustentabilidade ambiental se tornou uma das principais prioridades tanto na esfera acadêmica, quanto empresarial e políticas (LEE; KLASSEN, 2008; WALKER et al., 2014; SARTOR et al., 2019). Neste contexto, diversos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e certificações ambientais foram criados como forma de controlar o impacto ambiental e incentivar a disseminação de práticas verdes (SARTOR et al., 2019). À Educação cabe o papel de empreender ações para conscientização da população, que coexiste com práticas que degradam o meio ambiente e com políticas públicas que visam minimiza-las. Dessa forma, emerge a justificativa para investigar como assuntos que versam com as questões ambientais são tratados nos Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação, no ensino fundamental, médio e superior.

Metodologia

Inicialmente, serão realizadas investigações em escolas e universidades, públicas e privadas, com vistas a mapear práticas (sejam essas ligadas aos processos de ensino, pesquisa e extensão, ou não) adotadas por essas instituições que versam com as questões ambientais. Para tal, será feita uma survey, exploratória-descritiva, cuja análise se caracteriza como quantitativa. O questionário será digital, através de Google Forms. Os softwares utilizados para empreender a análise serão o Excel e o SPSS.
A partir dos resultados da primeira fase, serão empreendidas algumas ações, que se caracterizam como extensão. Essas ações terão cenários anterior e posterior a implementação mapeados e comparados. O método utilizado para o mapeamento será definido de acordo com a dimensão da ação. No entanto, será utilizado mesmo instrumento antes e depois, para melhor se discutir a efetividade de cada ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados esperados, tem-se o mapeamento das práticas que versam com as questões ambientais (sejam essas ligadas aos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, ou não) adotadas escolas e universidades, públicas e privadas. Além da implementação de ações e o mapeamento para verificação de efetivas mudanças a partir da referida implementação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ4
EVERTON ANGER CAVALHEIRO3
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN6
LUANA PINTO BILHALVA HAUBMAN
LUCIARA BILHALVA CORREA
LUIZA COUTINHO PEREIRA

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