Nome do Projeto
Francês para a Comunidade Escolar Pública
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Este projeto configura-se como um conjunto de ações extensionistas com vistas a oferecer cursos de língua francesa a alunos, professores e servidores de escolas da rede pública de Pelotas em parceria entre o CLC/UFPel, a 5a. Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) . Ao mesmo tempo em que atenderá as demandas das escolas, o projeto suprirá as necessidades de espaço para estágio supervisionado dos acadêmicos de Letras - Português e Francês da UFPel.

Objetivo Geral

Promover atividades extensionistas de língua francesa junto à rede escolar pública de Pelotas e, ao mesmo tempo, proporcionar aos futuros docentes a realização de sua prática pedagógica .

Justificativa

Considerando:
- que a comunidade escolar pública tem demonstrado um interesse crescente pelas atividades extensionistas de língua francesa;
- que se faz necessária a curricularização da Extensão nos Cursos de Letras da UFPel em parceria com a rede pública de ensino;
- que a oferta da língua francesa contribui para resgatar a cultura francesa na cidade de Pelotas e região, justifica-se este projeto.

Metodologia

Os ministrantes desenvolverão atividades de ensino e aprendizagem da língua francesa sob a orientação de um ou mais docentes da UFPel em conformidade coma as necessidades e especificidades das escolas.
Durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, as atividades serão realizadas na modalidade remota de forma síncrona e assíncrona.

Indicadores, Metas e Resultados

Almeja-se que, ao final de cada ação proposta, os alunos participantes tenham desenvolvido o gosto e o interesse pela língua francesa de forma a suscitar esse interesse junto aos demais membros da comunidade escolar.
Espera-se que os acadêmicos de Letras-Português e Francês tenham conquistado um espaço cada vez mais amplo junto às escolas públicas para vivenciar experiências como futuros docentes, entendendo a realidade da escola como um todo.
Espera-se, também, que se promova uma política de inserção e manutenção do ensino-aprendizagem da língua francesa na rede escolar pública de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO5
BEATRIZ HYGINO DIADAMO
DEIVIDI SILVA BLANK2
FERNANDA SILVESTRE DE ALMEIDA
JAQUELINE GARCIA MACHADO
JINGFANG YU3
MARIZA PEREIRA ZANINI1
NATÁLIA ARGOUD DIAS
STEPHANY MACHADO BARBOSA
THIAGO FURTADO BARBOSA

Página gerada em 13/04/2021 00:52:24 (consulta levou 0.079944s)