Nome do Projeto
Francês para a Comunidade Escolar Pública
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Este projeto configura-se como um conjunto de ações extensionistas com vistas a oferecer cursos de língua francesa a alunos, professores e servidores de escolas da rede pública de Pelotas em parceria entre o CLC/UFPel, a 5a. Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) . Ao mesmo tempo em que atenderá as demandas das escolas, o projeto suprirá as necessidades de espaço para estágio supervisionado dos acadêmicos de Letras - Português e Francês da UFPel.
Objetivo Geral
Promover atividades extensionistas de língua francesa junto à rede escolar pública de Pelotas e, ao mesmo tempo, proporcionar aos futuros docentes a realização de sua prática pedagógica .
Justificativa
Considerando:
- que a comunidade escolar pública tem demonstrado um interesse crescente pelas atividades extensionistas de língua francesa;
- que se faz necessária a curricularização da Extensão nos Cursos de Letras da UFPel em parceria com a rede pública de ensino;
- que a oferta da língua francesa contribui para resgatar a cultura francesa na cidade de Pelotas e região, justifica-se este projeto.
- que a comunidade escolar pública tem demonstrado um interesse crescente pelas atividades extensionistas de língua francesa;
- que se faz necessária a curricularização da Extensão nos Cursos de Letras da UFPel em parceria com a rede pública de ensino;
- que a oferta da língua francesa contribui para resgatar a cultura francesa na cidade de Pelotas e região, justifica-se este projeto.
Metodologia
Os ministrantes desenvolverão atividades de ensino e aprendizagem da língua francesa sob a orientação de um ou mais docentes da UFPel em conformidade coma as necessidades e especificidades das escolas.
Durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, as atividades serão realizadas na modalidade remota de forma síncrona e assíncrona.
Durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, as atividades serão realizadas na modalidade remota de forma síncrona e assíncrona.
Indicadores, Metas e Resultados
Almeja-se que, ao final de cada ação proposta, os alunos participantes tenham desenvolvido o gosto e o interesse pela língua francesa de forma a suscitar esse interesse junto aos demais membros da comunidade escolar.
Espera-se que os acadêmicos de Letras-Português e Francês tenham conquistado um espaço cada vez mais amplo junto às escolas públicas para vivenciar experiências como futuros docentes, entendendo a realidade da escola como um todo.
Espera-se, também, que se promova uma política de inserção e manutenção do ensino-aprendizagem da língua francesa na rede escolar pública de Pelotas.
Espera-se que os acadêmicos de Letras-Português e Francês tenham conquistado um espaço cada vez mais amplo junto às escolas públicas para vivenciar experiências como futuros docentes, entendendo a realidade da escola como um todo.
Espera-se, também, que se promova uma política de inserção e manutenção do ensino-aprendizagem da língua francesa na rede escolar pública de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO | 5 | ||
BEATRIZ HYGINO DIADAMO | |||
DEIVIDI SILVA BLANK | 2 | ||
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | |||
JAQUELINE GARCIA MACHADO | |||
JINGFANG YU | 3 | ||
MARIZA PEREIRA ZANINI | 1 | ||
NATÁLIA ARGOUD DIAS | |||
STEPHANY MACHADO BARBOSA | |||
THIAGO FURTADO BARBOSA |