Nome do Projeto
Sustentabilidade e multifuncionalidade dos espaços rurais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/09/2020 - 15/09/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Trata-se de projeto de pesquisa que está diretamente ligado ao Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Rural Sustentável", cadastrado junto ao Diretório do CNPq, bem como à atuação no que tange à produção de conhecimento e formação de recursos humanos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (FAEM). Do ponto de vista científico surge claramente direcionado à questão da sustentabilidade. As sucessivas crises do petróleo (1973 e 1978) anunciam o colapso do modelo energético mundial, impactando sensivelmente os países em desenvolvimento como o Brasil. Posteriormente ganha uma importância crescente a ideia de sustentabilidade da produção agropecuária e de multifuncionalidade dos espaços rurais. No primeiro caso, trata-se de adequar os processos produtivos aos imperativos da conservação dos recursos naturais. No segundo caso, trata-se de reconhecer que os espaços rurais cumprem outros papeis além de produzir alimentos e matérias primas, como é precisamente o caso da geração de energias renováveis (eólica, fotovoltaica, biocombustíveis). A questão é saber o modo como estas mudanças vêm sendo assimiladas pela população em geral e pelos atores sociais rurais, especialmente os produtores e produtoras rurais.

Objetivo Geral

O objetivo principal é analisar a realidade atual dos parques eólicos criados no Rio Grande do Sul como expressão do fenômeno da multifuncionalidade e da sustentabilidade. Implica conhecer as mutações que sofrem as representações sociais dos agricultores e de outros atores sociais a partir do momento em que passam a contar com uma renda extra decorrente do negócio correspondente á geração de energias alternativas, como é precisamente o caso da energia eólica.

Justificativa

A questão das novas funções atribuídas aos espaços rurais é um aspecto que se impõe nas atuais circunstâncias. A produção de alimentos, fibras e matérias-primas é a a função mais importante, mas obviamente não é a única. Produzir energias renováveis é uma realidade tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Todavia, muitas são as incertezas em relação a esse processo. Muitos produtores rurais se incorporam a esse processo instalando aerogeradores e/ou estruturas de produção de energia fotovoltaica. Outros resistem a estas inovações, seja por considerar que esta nova vocação contraria as funções primordiais dos espaços rurais, seja inclusive pelo fato de desconhecerem a importância dessa nova realidade. Investigar esses e outros aspectos cobra importância não somente pela atualidade do assunto, como pela possibilidade de gerar informação e novos conhecimentos.

Metodologia

A metodologia contempla o uso de fontes secundárias, incluindo levantamento de dados junto a sítios de internet de organizações públicas e privadas relacionadas com a produção de energias renováveis, bem como através da realização de entrevistas baseadas no uso de roteiro semiestruturado. O material reunido será transcrito integralmente e comporá um banco de dados. Os depoimentos serão submetidos à análise de conteúdo e posteriormente organizados mediante o uso de categorias de análise. O cruzamento de informações norteará as operações de inferência e extração de conclusões.

Indicadores, Metas e Resultados

Realização de ao menos 40 entrevistas com diversos atores sociais do Complexo Eólico Campos Neutrais
Publicação de dois (02) artigos científicos em revistas qualificadas.

Página gerada em 01/04/2025 10:59:24 (consulta levou 0.108554s)