Nome do Projeto
Ciclo de palestras de análise sensorial - Cipas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/09/2020 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O ciclo de palestras de análise sensorial - Cipas, será um evento para apresentar e discutir inovações e tecnologias emergentes e mercado de trabalho em análise sensorial. Será um evento totalmente online organizado por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos e pós-graduandos de ciência e tecnologia de alimentos e nutrição. O ciclo seguirá um cronograma semestral e contará com convidados experts no tema, por plataformas virtuais e ao vivo para interação com os assistentes. Além, de promover discussões e debates de cunho técnico-científico, no que concerne a inovação e a aplicação de diferentes tecnologias em análise sensorial. Este projeto pretende ampliar as discussões entre os profissionais, discentes e os participantes do evento, trazendo discussões de novas tecnologias, metodologias de análise e oportunidades, que estão disponibilizadas nas empresas universidades e centros de pesquisa do país.

Objetivo Geral

O objetivo do Cipas é proporcionar aos acadêmicos e profissionais de alimentos e área afins a troca de experiências, informações e conhecimentos, com profissionais que atuam na ciência de análise sensorial.

Justificativa

Justifica-se a necessidade de disseminação de conhecimento na área de análise sensorial, pela importância das discussões técnicas, científicas e tecnológicas, a situação atual de distanciamento social e impedimento de atividades coletivas presenciais, devido a pandemia de Covid 19, a compreensão, por parte dos envolvidos, que além da formação tecnológica, o processo de ensino-aprendizagem deve oportunizar o desenvolvimento do aspecto humanístico, na busca da construção de um profissional contextualizado com a realidade social na qual está inserido, os discentes e docentes dos Curso de Química de Alimentos e Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do CCQFA decidiram realizar e
organizar o Ciclo de palestras de análise sensorial.
Um evento deste nível, idealizado e organizado pelos próprios acadêmicos, sob a orientação docente, possibilita o acesso a informações complementares a curricularização dos cursos de graduação, além de viabilizar a vivência de responsabilidades inerentes as atividades de um evento.

Metodologia

O Ciclo de palestras de análise sensorial - Cipas envolverá a realização de palestras online, para isso será utilizada a plataforma de zoom e/ou webconference da UFPel. Serão realizadas no primeiro Cipas seis
palestras de 40 a 50 min, seguida de 10 min de interação e questionamentos. Para os questionamentos será designado um professor mediador, para conduzir entre os palestrantes e o palestrante.
A divulgação será realizada em mídias sociais (http://instagram.com/cipas_2020?igshid=1j4wwnbctfd6p)
A presença dos participantes será controlada por um formulário online e será cobrada 75% de presença para receberem certificados.
Os palestrantes receberão certificados de palestrante no evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização do Cipas espera-se contribuir na difusão do conhecimento técnico e científico, promover discussões técnicas entre acadêmicos de diferentes áreas e regiões e profissionais, auxiliar no desenvolvimento científico dos alunos, permitir à equipe de organização a experiência de organizar um evento online, em um momento desafiador para todos e multiplicar as informações, inovações, metodologias e oportunidades de trabalho, relacionadas a análise sensorial.
Espera-se estimular os acadêmicos da graduação a desenvolver trabalhos técnicos, científicos e tecnológicos na área e obter conhecimento em novas oportunidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE PEREIRA LOURENSON
ALICE PEREIRA LOURENSON
ALINE MACHADO PEREIRA
CAMILA CASTENCIO NOGUEIRA
Gabriela dos Santos Ferrão
JENNIFER FERREIRA RIBEIRO SARAIVA
LAYLA DAMÉ MACEDO
LUCÍLA VICARI
Lorena Verónica Garitta
MAICON DA SILVA LACERDA
MARCIA AROCHA GULARTE5
ROBERTA BASCKE SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 22:11:49 (consulta levou 0.141300s)