Nome do Projeto
Análise de sobrevivência sensorial em alimentos enriquecidos com vitaminas/minerais para preservação da saúde
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/10/2020 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Estudar e aplicar métodos estatísticos de análise de sobrevivência (survival analysis) para estudos de vida útil sensorial em alimentos, adicionados de vitaminas e minerais que apresente propriedades de proteção e conservação da saúde, principalmente agora em época de pandemia. O estudo com Vit C da acerola será desidratada e encapsulada para ser adicionada em alimentos. Todos os alimentos que foram adicionados de vitaminas ou minerais com tais propriedades serão caracterizadas por análises físicas e químicas, acidez, pH, cor, antioxidantes, identificar os compostos voláteis constituintes do sabor e o perfil da textura. A seguir, será realizado o estudo estatístico para a determinação do ponto de corte e determinação da vida útil (validade/shelf life) sensorial através de modelo estatístico de análise de sobrevivência (survival analysis), relacionado à aceitação ou rejeição por consumidores, tais análises são uma necessidade para empresas, que realizam por métodos complexos, dependentes de software e que demandam muito tempo. O projeto prevê curso/treinamento com o tema inovador de survival analysis para estudos de vida útil sensorial, contando com a parceria de pesquisador referência no tema. Além da parceria com a empresa Duas Rodas Ltda, multinacional brasileira e líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes, que está interessada em pastilhas mastigáveis adicionadas de bioativos derivados da acerola. Desta forma espera-se alcançar o impacto do conhecimento sobre a estatística empregada para a análise de sobrevivência, realizando a formação de recursos humanos da equipe do projeto, UFPel, RS, que serão multiplicadores. Também, os resultados de ponto de corte de aceitação dos produtos apresentam potencial de transferência de tecnologia/potente devido à necessidade de estudos de vida útil rápidos e versáteis.

Objetivo Geral

Estudar e aplicar métodos estatísticos de análise de sobrevivência (survival analysis) para estudos de vida útil sensorial em alimentos enriquecidos com vitaminas/minerais para preservação da saúde

Justificativa

A proposta tem como justificativa a necessidade de opções de alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais que tenham a função de proteção da saúde, ainda mais neste momento de pandemia. Então, estudar e aplicar método estatístico de análise de sobrevivência (survival analysis) para estudos de vida útil sensorial em alimentos, como o produto que será feito um extrato encapsulado de acerola será o primeiro estudo da proposta do presente projeto. Apresenta potencial devido à necessidade de empresas realizarem estudos de vida útil rápidos e versáteis, o que vem substituir métodos complexos e que demandam muito tempo, sendo inviável. A proposta é utilizar um método aplicável em um produto que está em destaque para a produção da empresa líder nacional em aromas e ingredientes (Duas Rodas), relacionado à aceitação ou rejeição dos consumidores. A proposta apresenta projeções futuras, devido a metodologia apresentar viabilidade de aplicação para praticamente todos alimentos.

Metodologia

O suco de acerola será fornecido pela empresa Duas Rodas Ltda. Será encapsulado no Laboratório de Biopolímeros da UFPel a partir de adaptação do depósito de patente BR 10 2018 068723 9 (Moreira et al, 2018). Será realizada a encapsulação em Spray Dry e o antiagregante sílica pirogênica para formar cápsulas que serão adicionadas nos produtos da empresa.
Após o encapsulamento o desidratado será adicionado em dois alimentos teste e serão armazenados conforme delineamento proposto após definição através de avaliações estatísticas e condições de armazenamento, será realizada na UFPel, com tempos e temperatura em armazenamento reverso em sessão única, e serão avaliados em no mínimo três condições de temperatura de estocagem, por exemplo 24, 37 e 45 °C e no mínimo 7 tempos de armazenamento (Hough, 2010).
As amostras serão caracterizadas instrumentalmente por análises físicas e químicas de acidez, pH, atividade de água (IAL, 2008), umidade crítica, viatamina C (ácido ascórbico), cor (colorímetro Minolta modelo CR-300, Lawless, Heymann, 1998), identificação cromatográfica dos compostos voláteis constituintes do aroma e sabor (Snyde et al., 2010) e perfil texturométrico (AACCI, 2010) (dureza, fraturabilidade) (Stable Micro Systems , 2017).
A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas está protocolada sob número CAAE: 76628617.0.0000.5317, os participantes da pesquisa também irão receber o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) para terem conhecimento total acerca da sua participação e segurança no consumo do produto.
A avaliação sensorial será realizada na UFPel no LabSensorial.
Serão selecionados em torno de 120 indivíduos voluntários e serão obtidas informações através de questionários, avaliando critérios como disponibilidade de tempo, atitude para alimentos (desgostos fortes ou hábitos culturais e religiosos) e interesse, personalidade (extravagância ou timidez, através de uso de escalas) e critérios de saúde (alergias a ingredientes da fórmula do produto serão de caráter eliminatório), conforme preconizado na ABNT NBR/ISO 8586:2016, ABNT NBR ISO 11136:2016 e ABNT NBR/ISO 4120:2013.
Os modelos de estudo de vida útil sensorial baseados em estatísticas de análise de sobrevivência (survival analysis) seguirão a orientação da equipe da instituição estrangeira DESA-ISETA e serão utilizadas funções do pacote estatístico R (http://www.rproject.org) disponível gratuitamente, Hough (2010). Esta análise irá confirmar o prazo de validade sensorial (alterações de aparência, odor, sabor e textura) e instrumentalmente, por análises físicas e químicas e de textura.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto apresenta como potencial de produção um método estatístico e sensorial mais rápido e versátil, através de modelos estatísticos como a análise de sobrevivência, e a determinação mais precisa do ponto de corte de pelo menos dois alimentos com extrato encapsulado de acerola com propriedades que possam trazer prevenção da saúde e para confirmação do prazo de validade sensorial será observado alterações de aparência, odor, sabor e textura e por análises físicas e químicas.
Além da transferência de conhecimento sobre análise de sobrevivência para estudos de vida útil sensorial, que poderá ser utilizado por todas as linhas de pesquisa realizando a formação de recursos humanos da equipe do projeto.
Como solução do problema propõe-se estudar novos métodos de determinação de vida útil sensorial; aplicar novos métodos em parceria com a empresa Duas Rodas Industrial Ltda, multinacional brasileira e líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, que vem ampliando o interesse por aromas de transformação, que utilizam matérias primas naturais e processos como recursos na obtenção de sabores autênticos.
Como diferenciais ter-se-á a definição do ponto de corte de aceitação para confirmação da vida útil sensorial (alterações de aparência, odor, sabor e textura), associadas à análises físicas, químicas; a produção de uma tecnologia de inovação, ou seja, um protocolo sensorial e estatístico mais rápido e versátil; e fomentar conhecimentos, métodos e proposições de técnicas de análise de sobrevivência com apoio de instituições de pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA CASTENCIO NOGUEIRA
CARLOS IVAN MENDEZ GALLARDO
Gabriela dos Santos Ferrão
LUCÍLA VICARI
Larissa Riberas Silveira
MAICON DA SILVA LACERDA
MARCIA AROCHA GULARTE6
ROBERTA BASCKE SANTOS

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 3.000,00Coordenador

Página gerada em 20/04/2024 10:50:43 (consulta levou 0.174105s)