Nome do Projeto
Estudos em Síndrome de Down
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/10/2020 - 02/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino Grupo de estudos em Síndrome de Down originou-se de uma demanda imposta pelo projeto de Extensão Novos Caminhos que alfabetiza jovens e adultos com Síndrome de Down e outras deficiências. Para atuação na prática da sala de aula muitos conhecimentos ainda não abordados no curso são necessários além de uma discussão aprofundada de metodologias de alfabetização e do ensino de língua materna.
Objetivo Geral
Instrumentalizar os estudantes ministrantes do projeto de Extensão Novos Caminhos e demais alunos interessados para atuação em classes inclusivas, especialmente no tocante a alunos com Síndrome de Down e deficiência Intelectual.
Justificativa
A proposta justifica-se primeiramente por estar atrelada a um projeto de extensão para o qual os integrantes
necessitam de capacitação. Além dos participantes/ministrantes do projeto de extensão, são destinadas mais 10 vagas para os estudantes do Curso de Pedagogia. Outra justificativa vem dos poucos estudos
relacionados à prática na sala de aula com alunos com síndrome de Down e outras deficiências. Soma-se a isso o fato de ser uma oportunidade de contabilização de carga horária na grade curricular do curso - que exige 200 horas em atividades diversificadas.
necessitam de capacitação. Além dos participantes/ministrantes do projeto de extensão, são destinadas mais 10 vagas para os estudantes do Curso de Pedagogia. Outra justificativa vem dos poucos estudos
relacionados à prática na sala de aula com alunos com síndrome de Down e outras deficiências. Soma-se a isso o fato de ser uma oportunidade de contabilização de carga horária na grade curricular do curso - que exige 200 horas em atividades diversificadas.
Metodologia
O grupo terá encontros semanais, segundas-feiras, das 17h até 19h em que serão abordados os temas
elencados como prioritários: alfabetização e suas diferentes propostas; a construção do número por criança, jovens e adultos com deficiência. Os encontros partirão de leituras prévias feita pelo grupo e a cada dia uma dupla será a responsável pela apresentação e debate.
elencados como prioritários: alfabetização e suas diferentes propostas; a construção do número por criança, jovens e adultos com deficiência. Os encontros partirão de leituras prévias feita pelo grupo e a cada dia uma dupla será a responsável pela apresentação e debate.
Indicadores, Metas e Resultados
Dentre os resultados esperados tem-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade, mediante a proposição de estudos;
A contribuição com a política de diversidade, tanto na instituição, quanto no futuro mercado de trabalho e no próprio projeto de Extensão em que alguns dos participantes atuarão;
Esperamos, ainda, que os participantes sejam capazes formular novas estratégias de desenvolvimento e
modernização de práticas educativas inclusivas.
A contribuição com a política de diversidade, tanto na instituição, quanto no futuro mercado de trabalho e no próprio projeto de Extensão em que alguns dos participantes atuarão;
Esperamos, ainda, que os participantes sejam capazes formular novas estratégias de desenvolvimento e
modernização de práticas educativas inclusivas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Lucia Rodrigues de Oliveira | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
DIULI ALVES WULFF | |||
GABRIEL ALMEIDA NOGUEIRA | |||
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 3 | ||
GUARACY PADILHA CORRÊA | |||
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | |||
JÚLIA HENRIQUES COSTA | |||
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | |||
LUCIANA BRAZ DOS SANTOS | |||
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES | |||
THAIANY D'AVILA ROSA |