Nome do Projeto
Agroindústrias de Pelotas: Uma análise preliminar das embalagens utilizadas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2020 - 30/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
A extensão contribui efetivamente para a evolução da sociedade e, ao mesmo tempo, permite que estudantes e professores envolvidos nos projetos enriqueçam seu saber, participem do crescimento das pessoas e das comunidades em que estão envolvidos com setores acadêmicos. Os objetivos principais promovidos pela extensão universitária são: promover a interação entre a Academia e a comunidade, no caso do presente projeto, empresas; com a troca de saberes e de conhecimentos; interligar as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da comunidade. Sendo assim, o objetivo do projeto é proporcionar a integração entre os alunos das disciplinas de Embalagens de Alimentos (Bacharelado em Química de Alimentos) e Acondicionamento e Embalagens para Alimentos (Tecnologia em Alimentos) com as indústrias de alimentos conveniadas a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Cidade de Pelotas. A metodologia utilizada inclui seis etapas, envolvendo a participação de alunos das disciplinas de Embalagens dos cursos de Química e Tecnologia de Alimentos da UFPel e de empresas alimentícias da região, através de estudos de caso e elaboração de material informativo.

Objetivo Geral

Proporcionar a integração entre os alunos das disciplinas de Embalagens de Alimentos (Bacharelado em Química de Alimentos) e Acondicionamento e Embalagens para Alimentos (Tecnologia em Alimentos) com as agroindústrias conveniadas a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Cidade de Pelotas, com vistas a auxiliar os gestores das empresas em fatores relacionados às embalagens alimentícias utilizadas na comercialização de seus produtos.

Justificativa

As embalagens alimentícias possuem um papel importante na cadeia produtora de alimentos, estas possuem como funções básicas: proteção, contenção, comunicação, maquinabilidade e conveniência. Além destas funções básicas, são utilizadas pelas indústrias como uma importante ferramenta de marketing. Considerando a importância das embalagens, é de grande importância que as indústrias utilizem-as da melhor forma possível, tanto do ponto de vista tecnológico, quanto do ambiental. Aliado a isso, os alunos da disciplinas de Embalagens de Alimentos e Acondicionamento e Embalagens para Alimentos, discutem e desenvolvem estes assuntos durante o semestre. Sendo assim, a possibilidade de aliar o conhecimento teórico discutido em sala de aula, com a prática das indústrias da região, pode resultar em vantagens para ambos. Além disso, nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operativo os conhecimentos que as universidades vêm produzindo. A aproximação da universidade com a sociedade deve ocorrer com a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com competência para a produção do conhecimento científico e técnico, assim como exige habilidades ao socializarem esses conhecimentos aos grupos sociais, de forma a contribuir para sua autonomia.
Outros pontos importantes do presente projeto são a possibilidade de proporcionar aos discentes formação política, ética, científica e técnica e aos docentes a possibilidade de efetivar a sua responsabilidade social e política no processo de construção do conhecimento, facilitando ao conjunto da sociedade o acesso a este conhecimento.

Metodologia

O projeto será realizado seis etapas consecutivas:
1 - Seleção de empresas conveniadas a SDR;
2 - Elaboração de um formulário pelos discentes para determinar as estratégias que serão utilizadas nas empresas;
3 - Aplicação do formulário nas empresas;
4 - Estudo das embalagens utilizadas e proposição, quando necessário, de adequações;
5 - Elaboração de material informativo para as empresas sobre embalagens alimentícias;
6 - Elaboração de um relatório sobre o projeto pelos discentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão baseados em avaliações realizadas através de questionários aplicados aos gestores e responsáveis de setor das empresas, através de respostas objetivas, as quais avaliarão os seguintes tópicos: relevância do tema abordado, metodologia de abordagem do tema e compreensão das informações obtidas. Ao final do semestre, a equipe discente discutirá os resultados alcançados, propondo possíveis modificações ou alterações na sua sistemática.
O projeto tem como metas o envolvimento dos discentes das disciplinas de Embalagens dos Cursos de Química e Tecnologia em Alimentos, bem como uma participação relevante das empresas, culminando com esclarecimentos sobre assuntos relacionados à embalagens alimentícias.
Os principais resultados esperados referem-se à complementação da formação profissional e social dos acadêmicos dos cursos de Alimentos e o esclarecimento e a melhoria das tecnologias de embalagem utilizadas pelas empresas, culminando com a melhoria da qualidade dos produtos comercializados e ofertados aos consumidores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ELIS BRUINSMA
FRANCINE NOVACK VICTORIA2
Pierre Loui Gomes Rodrigues
TELMO LENA GARCEZ

Página gerada em 27/04/2024 00:52:00 (consulta levou 0.134970s)