Nome do Projeto
Processamento de Informação em Linguagem - II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/10/2020 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Projeto com abordagem multidisciplinar que tem como objetivo dar continuidade ao projeto anterior, de mesmo nome, cuja versão cumpriu o objetivo e obteve sucesso, apesar do pequeno número de participantes. A importância do conteúdo é patente, a partir do fato de que não está contemplado desta forma em nenhuma das disciplinas de Cursos de Letras, apesar de trazer importantes informações dos caminhos do processamento da informação, com uma abordagem psicolinguística. O Conexionismo, nesta abordagem dos Estudos da Cognição, trata dos processos mentais, fundamentada em alguns aspectos do Associacionismo de Edward Lee Thorndike e das teorias conexionistas modernas, de Michael W. Eyesenck y Mark T. Keane, sobre aspectos cognitivos como percepção, memória, representações mentais, etc. Entende-se que esses conhecimentos podem complementar os estudos universitários de forma a contribuir para a formação de estudantes mais competentes no que se refere a elaboração de estratégias de resolução de problemas, organização de raciocínio para elaboração de argumentos lógicos e de exposição/socialização de conhecimentos do campo das ideias.

Objetivo Geral

Obter conhecimentos de que processos cognitivos participam da aprendizagem e dos comportamentos linguísticos e de como as associações de fatos, eventos, cenários e atributos de elementos conceituais contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos, de forma a alcançara consciência e a autorregulação da própria mudança de comportamento diante de estímulos externos e internos, no processamento de informações.

Justificativa

Os conteúdos das disciplinas dos cursos de Letras, tradicionalmente são encerrados em si mesmos ou com alguma relação de continuidade entre si. Algumas disciplinas como Psicologia da Educação, vinculada aos cursos e Psicolinguística Cognitiva, apesar de trazerem importantes informações sobre aspectos cognitivos da aprendizagem, não apresentam alguns desses aspectos de forma abrangente.
A perspectiva de apresentação do conteúdo relacionado a questões fisiológicas do processamento cognitivo da linguagem em adultos, como é neste projeto, está muito distante da forma como se apresentam na abordagem das disciplinas desses cursos. É através desta ótica que este projeto traz os conteúdos que se entendem necessários para a complementação e para a

Metodologia

O público alvo são os estudantes de Letras de qualquer período e curso, principalmente os estudantes de Bacharelado em Tradução, podendo participar, também, professores e funcionários interessados no tema.

O conteúdo apresentado será o seguinte:

1. Tipos de memória e atenção dirigida
2. A relação pensamento e linguagem.
3. Aprendizagem implícita e aprendizagem explícita.
4. Relações cognitivas e emocionais em comunicação e expressão.
5. Estratégias de aprendizagem, autorregulação e metacognição.
6. Processos de informatividade: cognição, interpretação, imaginação e investigação.
7. Percepção e consciência em linguagem.
8. Aquisição da linguagem e tradução.

Número de vagas: 10

Os encontros do Grupo de Estudo serão oferecidos numa sala virtual da Plataforma Moodle, onde será disponibilizado um repertório de materiais referente ao conteúdo das aulas que serão ministradas através de diferentes tecnologias: apresentações em PPT, e-books, e-textos, vídeos, imagens, etc. Essas aulas ocorrerão durante as 10 semanas do calendário alternativo e ficarão disponíveis durante todo o ano e, em caso de prorrogação da ação, no ano subsequente de sua realização.

Também serão feitos contatos semanais através de chat, cujas conversas ficarão disponíveis na plataforma para que os alunos possam acessar extemporaneamente e fóruns para resolução de dúvidas.

Os atividades avaliativas serão disponibilizados na plataforma durante todo o curso, por onde deverão ser enviadas as respostas solicitadas.
As presenças serão controladas através do relatório próprio da plataforma.

Em todas as etapas do curso serão aplicados questionários objetivos para verificação da evolução da aprendizagem dos alunos.

Os alunos receberão informações sobre publicações, eventos, feedbacks, etc, em seu e-mail cadastrado na plataforma.

Caso haja situação de longo prazo sem acessar a sala de aula virtual, os alunos serão notificados.

Os certificados serão oferecidos APENAS para alunos que alcançarem 70% de participação, que incluem: acesso à sala de aula virtual, download de materiais, realização de exercícios, respostas aos questionários e interação virtual em chats e fóruns.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Processos cognitivos básicos; Pensamento e linguagem; Processamento da informação; Conexionismo; Processos cognitivos em Tradução.

A meta é alcançar as compreensão da importância de apropriar-se* de conhecimentos extra-curriculares e a adesão de estudantes de Letras em atuais e futuras pesquisa que abarquem temas referentes aos estudos de Ciências Cognitivas, em suas diversas apresentações.

Espera-se que os alunos consigam demonstrar que ampliaram seus conhecimentos sobre como se processam as informações no cérebro humano, manifestem a possibilidade de aplicarem seus conhecimentos em sua rotina diária e acadêmica, e a potencial aplicação desses conhecimentos também em sua futura atividade profissional. Também se espera que o conteúdo possa provocar interesse na continuidade desses estudos e a participação em pesquisas na área de Ciências Cognitivas.

*Apropriar-se, aqui, no sentido de incorporar o uso de conhecimentos em sua vida pessoal e profissional, ou seja, unir a teoria à prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILBERTO MACHADO COSTA
IGOR MOLINARI CEZAR
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
Leonidas Barbosa de Almeida
MARISA HELENA DEGASPERI8
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES
ÂNGELA GOMES ALVES

Página gerada em 25/04/2024 07:59:57 (consulta levou 0.131617s)