Nome do Projeto
Escola de Inclusão da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 14/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A Escola de Inclusão da UFPel tem como proposta de trabalho a inserção da comunidade externa da UFPel em projetos vinculados à inclusão. Trata­-se do atendimento de uma comunidade que antes era desassistida principalmente pela idade que possuem, ou seja, a maioria mais de 25 anos de idade. São jovens e adultos portadores de síndromes diversas como Down, paralisia cerebral, autismo, entre outras. São oferecidas oficinas as mais diversas como informática, dança, cinema, teatro e práticas alimentares saudáveis.

Objetivo Geral

- Proporcionar espaços de aprendizado e socialização dos alunos com deficiência que compõem a Escola de Inclusão, a partir de diferentes possibilidades de conhecimento.

Justificativa

O Projeto Escola de Inclusão da UFPEL tem como proposta de trabalho a inserção da comunidade externa da UFPEL em projetos de ensino, pesquisa e extensão desta Universidade e o desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem a inclusão de alunos com deficiências as mais diversas. A proposta de uma escola de inclusão foi pensada por um grupo de pais e amigos de jovens e adultos, com algum tipo de deficiência, que procurou o Gabinete da Reitoria da UFPel solicitando um espaço permanente dentro das instalações da Universidade, como também atividades para seus filhos e outros alunos incluídos no projeto. A organização destas pessoas deu origem a APAJAD (Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência), a qual possui estatuto e regimento, realizando reuniões periódicas para definir novas ações e promover avaliações do trabalho. Estes jovens, com mais de 25 anos, não encontravam em outras instituições a possibilidade de continuarem seus estudos e socialização, tendo em vista a idade mais avançada, por isso a ideia de criar o projeto dentro da UFPel.

Metodologia

São ministradas disciplinas e oficinas com os alunos visando o aprendizado, mas, principalmente, a socialização. Foram chamados todos os projetos que se vinculavam à inclusão, buscando parcerias. Atuam na escola diversos cursos de graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

- Realização plena das atividades durante o semestre letivo.
- Maior socialização dos alunos.
- Publicação dos relatos de experiências.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GEORGIANE GEORGE SULEIMAN
LORENA ALMEIDA GILL2
VICTOR HUGO BARROS

Página gerada em 18/04/2024 12:28:46 (consulta levou 0.123874s)