Nome do Projeto
Desenvolvimento de plataforma de monitoramento ambiental aquático
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/09/2020 - 22/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto propõe a formação de grupo de pesquisa com o intuito de desenvolvimento de plataformas de monitoramento ambiental aquático. Exemplos destas plataformas são bóias oceanográficas e veículos flutuantes não tripulados. O desenvolvimento destes equipamentos inclui não só a concepção, construção e otimização de suas estruturas, mas também os dispositivos de controle e automação, e o desenvolvimento de diferentes sensores a serem utilizados para o monitoramento. Todos os componentes serão realizados em código aberto e primando por componentes de baixo custo, visando a utilização dos produtos como popularização da ciência.

Objetivo Geral

O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de plataformas flutuantes, fixas e/ou móveis, que permitam a coleta e transmissão de dados ambientais de diversos ambientes aquáticos. Estas plataformas poderão ser utilizadas para diferentes tipos de avaliações ambientais, desde o monitoramento contínuo em um só local, até aquisições instantâneas em diferentes locais, com controle remoto ou autônomo. Em paralelo com a elaboração dos sistemas flutuantes, diferentes tipos de sensores de baixo custo para o ambiente aquático serão desenvolvidos, dando sequência aos trabalhos anteriores do grupo, como condutivímetro, turbidímetro, etc.

Justificativa

A coleta de dados aquáticos geralmente é feita com a utilização de embarcações ou junto às margens ou estruturas nos corpos aquáticos. Esta estratégia limita o número e qualidade dos dados necessários à correta avaliação dos ambientes, principalmente quando não é possível a obtenção de dados contínuos ou o acesso é dificultado pela distância ou tempo de deslocamento. A aplicação de plataformas flutuantes permite a intermediação da coleta de parâmetros múltiplos com a transmissão em tempo real, ou o armazenamento dos dados coletados de forma contínua e autônoma, a grandes distâncias.

Metodologia

Uma plataforma será construída a partir de um caiaque de fibra de vidro. A princípio a plataforma será fixa para o teste dos sensores desenvolvidos pelo grupo (turbidímetro, condutivímetro, termômetro, correntógrafo, sensor de clorofila, etc) e do sistema de aquisição e transmissão dos dados. Os sistemas digitais serão desenvolvidos a partir de microcontroladores de baixo custo como arduino, e todos códigos serão abertos. O grupo deverá também receber uma estação de monitoramento aquático desenvolvida pela ONG FieldKit.org que servirá de parâmetro de calibração e modelo de sistema de transmissão. Um sub-grupo do projeto ficará responsável pela elaboração de um sistema de propulsão e controle do caiaque, para que ele se desloque em percurso pré-determinado para a aquisição de dados na rota traçada.

Indicadores, Metas e Resultados

As seguintes etapas são esperadas como indicadores no desenvolvimentos dos sistemas:
- Desenvolvimento de plataforma flutuante fixa, com autonomia e capacidade de coleta e armazenamento de dados de diferentes sensores;
- Desenvolvimento da transmissão dos dados em tempo real e sua organização para divulgação na página oficial do grupo;
- Desenvolvimento de plataforma flutuante móvel, controlada remotamente.
- Desenvolvimento de plataforma flutuante autônoma para percorrer percurso pré-determinado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN CARLOS JUNIOR ROSSETTO
FELIPE AVILA SILVA
FELIPE DE LUCIA LOBO1
JOSÉ EDUARDO DAS NEVES DA FONSECA
LEONARDO CONTREIRA PEREIRA3
LUIZA JARDIM MACHADO

Página gerada em 28/03/2024 05:14:44 (consulta levou 0.151029s)