Nome do Projeto
Omixdata: difusão de conhecimentos de biotecnologia, bioinformática e aprendizagem de máquina através de redes sociais e blogging
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/11/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A biotecnologia consiste na aplicação de organismos vivos ou seus derivados na produção de produtos, processos e serviços. Com o desenvolvimento da biologia molecular, a aplicação da tecnologia do DNA recombinante permitiu à biotecnologia desenvolver uma ampla gama de produtos (ex: insulina recombinante, vacinas, plantas com maior resistência a doenças, novos fármacos) bem como serviços (ex: testes de diagnóstico molecular) que impactam diretamente e de forma positiva a qualidade de vida da população. Estes avanços foram acelerados com o projeto genoma humano (Human Genome Project, HGP), dentre outros projetos de sequenciamento de DNA em larga escala, que contou também com a necessidade de métodos computacionais para processar e analisar grandes volumes de dados biológicos (bioinformática). Apesar das contribuições que a biotecnologia e a bioinformática vem trazendo para a melhora na qualidade de vida da população, muito do conhecimento referente a estas áreas fica restrito à academia e aos setores especializados da indústria. De fato, mesmo para pesquisadores que estão iniciando nestas áreas, como é o caso da bioinformática, ainda há dificuldade em se encontrar material em linguagem portuguesa que aborde muitos destes temas, sejam estes textos introdutórios ou tutoriais que exemplifiquem determinadas metodologias. O presente projeto visa a produção de material informativo, bem como tutoriais, sobre biotecnologia, bioinformática e aprendizagem de máquina (tendo em vista sua importância crescente para a bioinformática observada nos últimos anos), com linguagem acessível de modo a promover tanto a divulgação científica para públicos não-especializados, quanto a divulgação de conhecimento para pessoas interessadas nestes tópicos e que tenham interesse em desenvolver pesquisas nestas áreas.

Objetivo Geral

Produzir material introdutório e tutoriais sobre biotecnologia e bioinformática, bem como aprendizagem de máquina (aplicada no contexto de bioinformática), com linguagem acessível, a ser disponibilizado e divulgado em plataformas de blogging, streaming de video e redes sociais.

Justificativa

Apesar de diversas iniciativas de popularização da ciência e tecnologia já existirem para atender estas e outras áreas do conhecimento, o acesso ao conhecimento sobre biotecnologia e bioinformática ainda é pouco democratizada. Com relação à bioinformática, bem como sua relação com outras áreas da computação, como aprendizagem de máquina, ainda há uma carência de materiais em linguagem portuguesa que ilustrem a aplicação desta área na solução de problemas pertinentes e casos concretos. Deste modo, através da disponibilidade de matérias e tutoriais, o presente projeto visa atender estas demandas, facilitando assim o acesso a estes conhecimento através de plataformas abertas e com uso de recursos multi-mídia.

Metodologia

Para a publicação de materiais escritos será utilizada a plataforma Medium. Os temas a serem abordados nas postagens serão selecionados semanalmente a partir de uma observação contante das demandas trazidas pelos seguidores dos projeto e do engajamento observado no histórico de postagens. Cada post terá um editor responsável, que deverá disponibilizar aos demais colaboradores do projeto o texto para análises da publicação.

Os textos, quando aplicável, deverão ser acompanhados de vídeos complementares a serem disponibilizados no Youtube e códigos-fonte (no caso de tutoriais) a serem disponibilizados no GitHub. Imagens de capa para postagens no Instagram e "thumbnails" para os videos no YouTube serão produzidos com a ferramenta Canva.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:

O engajamento do público será a principal métrica utilizada para avaliar o sucesso de projeto. O engajamento na plataforma Medium será avaliado através do controle das estatísticas de visualizações, leituras completas e curtidas em cada post produzido, bem como na contagem total de de acessos no blog ao longo do andamento do projeto.Já o engajamento nos vídeos disponibilizados no Youtube será avaliado através das curtidas, enquanto que o Facebook e Instagram estas serão avaliadas com base nas curtidas, comentários e seguidores. Além disso, a produtividade do próprio projeto também será avaliada.

Metas:

- Crescimento expressivo nos seguidores nas redes sociais, atingindo-se mais de 1000 no Facebook, Instagram e Youtube.

- Leituras diárias acima de 500 no Medium.

- 1 post no blog novo toda semana.

- Média de 2 videos no youtube todo mês.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA NEIS
AMANDA MUNARI GUIMARÃES
FREDERICO SCHMITT KREMER2
LUCIANO DA SILVA PINTO1

Página gerada em 26/01/2021 19:01:20 (consulta levou 0.084118s)