Nome do Projeto
Dilemas e Expectativas acerca do Ser Profess@r: Formação ou Formatura? - Ciclo de Debates
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto no formato de um Ciclo de Debate é uma estrutura pedagógica que potencializa a reflexão e o debate sobre temas pertinentes à formação docente em Artes Visuais, respondendo à necessidade de incentivar modalidades plurais de pensamento sobre a docência no Brasil contemporâneo. A iniciativa busca promover tais ações no entendimento da importância fundamental de debates que reúnam acadêmicos e comunidade em geral, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens professores/pesquisadores e intelectuais, conscientes de que a formação docente é processual e contínua, à altura de enfrentar os desafios que os novos cenários - econômicos, sociais, políticos e culturais - oferecem. Além disso, o projeto oportuniza a apresentação/divulgação dos resultados de projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores da rede pública, aproximando significativamente o Centro de Artes/UFPel da comunidade pelotense.
Objetivo Geral
Promover reflexões e discussões sobre o ser profess@r de Artes na contemporaneidade.
Justificativa
O projeto se justifica pela oportunidade ímpar de uma aproximação significativa entre a comunidade em geral e os acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, em especial os ingressantes (bixos) que cursam a disciplina de Fundamentos do Ensino das Artes Visuais I e II, do resultado de projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Artes, e de atividades desenvolvidas por professores de Artes da rede pública, além do estímulo a frequentar o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, MALG, local onde acontecem os encontros. Cabe destacar que, como o evento é público, a possibilidade de troca entre palestrantes e espectadores sempre colabora para reflexões críticas pluralistas.
Metodologia
A proposta é desenvolvida em três etapas focadas na Extensão, Pesquisa e Ensino, respectivamente, apresentando ao público os resultados de atividades desenvolvidas por acadêmicos do Centro de Artes, nos dois primeiros ciclos, finalizando com a participação de professores de Artes da rede pública das cidades de Pelotas e Rio Grande, apresentando resultados de suas práticas em sala de aula.
Indicadores, Metas e Resultados
O “Dilemas e Expectativas acerca do Ser Profess@r: Formação ou Formatura?” promove o acesso não só aos temas pontuais, mas também resgata discussões e reflexões acerca de questões éticas inerentes a chamada “sociedade da informação e comunicação” típica de nosso tempo histórico, na qual a Escola em seus diferentes níveis tem papel fundamental. Consideramos que problematizar o contexto contemporâneo é essencial não só para a formação acadêmica, mas, principalmente, para a formação humana. Sendo assim, com tal projeto esperamos aproximar a comunidade universitária da comunidade como um todo, inspirando reflexões sobre questões humanas fundamentais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA RIBEIRO CORRÊA | |||
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO | 1 | ||
DHARA FERNANDA NUNES CARRARA | |||
Guilherme Susin Sirtoli | |||
HELENA DORNELES BARBIERI DE CAMPOS | |||
LUANA DOS SANTOS BOEIRA | |||
Ítalo Franco Costa |