Nome do Projeto
Dilemas e Expectativas acerca do Ser Profess@r: Formação ou Formatura? - Ciclo de Debates
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto no formato de um Ciclo de Debate é uma estrutura pedagógica que potencializa a reflexão e o debate sobre temas pertinentes à formação docente em Artes Visuais, respondendo à necessidade de incentivar modalidades plurais de pensamento sobre a docência no Brasil contemporâneo. A iniciativa busca promover tais ações no entendimento da importância fundamental de debates que reúnam acadêmicos e comunidade em geral, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens professores/pesquisadores e intelectuais, conscientes de que a formação docente é processual e contínua, à altura de enfrentar os desafios que os novos cenários - econômicos, sociais, políticos e culturais - oferecem. Além disso, o projeto oportuniza a apresentação/divulgação dos resultados de projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores da rede pública, aproximando significativamente o Centro de Artes/UFPel da comunidade pelotense.

Objetivo Geral

Promover reflexões e discussões sobre o ser profess@r de Artes na contemporaneidade.

Justificativa

O projeto se justifica pela oportunidade ímpar de uma aproximação significativa entre a comunidade em geral e os acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, em especial os ingressantes (bixos) que cursam a disciplina de Fundamentos do Ensino das Artes Visuais I e II, do resultado de projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Artes, e de atividades desenvolvidas por professores de Artes da rede pública, além do estímulo a frequentar o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, MALG, local onde acontecem os encontros. Cabe destacar que, como o evento é público, a possibilidade de troca entre palestrantes e espectadores sempre colabora para reflexões críticas pluralistas.

Metodologia

A proposta é desenvolvida em três etapas focadas na Extensão, Pesquisa e Ensino, respectivamente, apresentando ao público os resultados de atividades desenvolvidas por acadêmicos do Centro de Artes, nos dois primeiros ciclos, finalizando com a participação de professores de Artes da rede pública das cidades de Pelotas e Rio Grande, apresentando resultados de suas práticas em sala de aula.

Indicadores, Metas e Resultados

O “Dilemas e Expectativas acerca do Ser Profess@r: Formação ou Formatura?” promove o acesso não só aos temas pontuais, mas também resgata discussões e reflexões acerca de questões éticas inerentes a chamada “sociedade da informação e comunicação” típica de nosso tempo histórico, na qual a Escola em seus diferentes níveis tem papel fundamental. Consideramos que problematizar o contexto contemporâneo é essencial não só para a formação acadêmica, mas, principalmente, para a formação humana. Sendo assim, com tal projeto esperamos aproximar a comunidade universitária da comunidade como um todo, inspirando reflexões sobre questões humanas fundamentais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RIBEIRO CORRÊA
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO1
DHARA FERNANDA NUNES CARRARA
Guilherme Susin Sirtoli
HELENA DORNELES BARBIERI DE CAMPOS
LUANA DOS SANTOS BOEIRA
Ítalo Franco Costa

Página gerada em 28/03/2024 13:18:17 (consulta levou 0.133745s)