Nome do Projeto
Blog do Labemus
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2021 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Blog do Labemus tem como objetivo consolidar-se como um portal de divulgação e debate de diversas contribuições às ciências humanas e sociais. A disseminação da produção das ciências sociais atende tanto ao público da área (docentes, pesquisadores e estudantes) quanto à vocação pública dessas disciplinas. Este projeto de extensão busca cumprir com a missão estatal também constitucionalmente determinada de proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação, com foco na área de ciências sociais. O Blog do Labemus publica conteúdos em diferentes modalidades e distintas plataformas. Usando sua página na internet, seus perfis no Instagram e no YouTube. O material é desenvolvido pelo comitê editorial e colaboradores externos. O planejamento e a avaliação do material, quanto a sua qualidade para publicação, são realizadas pelo comitê editorial. Como resultado esperado, busca-se impactar na vivência social e política nacional, oferecendo ao público em geral e universitário ferramentas teóricas e análises das ciências sociais em canais de mídia variados, a fim de contribuir com a reflexão sobre questões centrais da sociedade, da cultura e da política.

Objetivo Geral

O Blog do Labemus tem como objetivo consolidar-se como um portal de divulgação e debate de diversas contribuições às ciências humanas e sociais. Dentro de um horizonte de (auto)exigência intelectual e compromisso ético, o Blog adota o pluralismo quanto a gêneros textuais, linguagens cognitivas, origens disciplinares e pertencimentos institucionais. Respeita-se, portanto, a pluralidade de agendas e estratégias para explorar e expandir o conhecimento que temos sobre viver juntos – ou seja, sobre ser e estar em sociedade. Como horizonte, o projeto busca estimular a disseminação da produção científica e do debate em diferentes áreas da ciências sociais, democratizando as contribuições dessas disciplinas no ciberespaço.

Justificativa

A disseminação da produção das ciências sociais atende tanto ao público da área (docentes, pesquisadores e estudantes) quanto à vocação pública dessas disciplinas. A lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, institui a obrigatoriedade do ensino de sociologia e filosofia no Ensino Médio. Discutindo o meio social no qual o exercício profissional e o engajamento político são desempenhados, o ensino de sociologia responde aos objetivos constitucionalmente estabelecidos de promover a educação voltada para o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Este projeto de extensão busca cumprir com a missão estatal também constitucionalmente determinada de proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação, com foco na área de ciências sociais.

Metodologia

O Blog do Labemus publica conteúdos em diferentes modalidades e distintas plataformas. Usando sua página na internet (https://blogdolabemus.com), seus perfis no Instagram (@instadolabemus) e no YouTube (Labemus Laboratório), o projeto dissemina:
- vídeos sobre autores e questões das ciências sociais;
- podcasts sobre questões das ciências sociais (série imersiva e outros);
- textos inéditos, de autoras e autores brasileiros;
- traduções;
- raridades publicadas em outros momentos ou plataformas, que julgamos merecer maior visibilidade;
- resenhas críticas de livros, obras de referência e/ou lançamentos (série resenhemus);
- análises de conjuntura e outros ensaios;
- relatos etnográficos;
- homenagens.
O material é desenvolvido pelo comitê editorial e colaboradores externos. O planejamento e a avaliação do material, quanto a sua qualidade para publicação, são realizadas pelo comitê editorial.

Indicadores, Metas e Resultados

Em termos gerais, o resultado esperado é impactar na vivência social e política nacional, oferecendo ao público em geral e universitário ferramentas teóricas e análises das ciências sociais em canais de mídia variados, a fim de contribuir com a reflexão sobre questões centrais da sociedade, da cultura e da política. Em termos específicos, colocam-se como indicadores, métricas de público nos diferentes canais utilizados. No blog, visamos manter a quantidade média de visualizações, das atuais 400 por dia, para 500 até o encerramento do projeto. No Instagram, temos como meta aumentar o número de seguidores, dos atuais 2000 para 2500, quando do encerramento do projeto. No Youtube, visamos 500 visualizações em média para os vídeos publicados. Essas metas quantitativas se relacionam com o impacto do projeto nas comunidades visadas e sugerem, mesmo que parcialmente, o alcance dos resultados esperados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DOS SANTOS PEREIRA
Anna Bárbara Araujo
Barbara Rodrigues Silva Grillo
Camila Carolina Hildebrand Galetti
Carlos Augusto Silva Fabris
DIOGO SILVA CORRÊA
Daniela Tonelli Manica
Gabriel Moura Peters
Júlia Simmer Meneghel
Maria Clara Brito da Gama
ROBERTA NESS
RODRIGO CANTU DE SOUZA12

Página gerada em 26/04/2024 19:22:06 (consulta levou 0.140679s)