Nome do Projeto
V ENREFAEB SUL: Formação e ensino das artes em tempo de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 11/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O V Encontro Regional da Federação de Arte-educadores do Brasil (FAEB) Sul – ENREFAEB/SUL constitui um espaço de discussão, já consolidado, em torno de formação docente, práticas poético-pedagógicas, políticas públicas, condições de atuação e reinvenção. Por conta da excepcionalidade atual, acontecerá de modo totalmente remoto, no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2020. Essa edição traz como tema para o debate a Formação e o ensino das artes em tempo de pandemia, decorrente do enfrentamento ao novo cotidiano, que, nos impôs protocolos para poder viver. O V ENREFAEB/SUL pretende potenciar a discussão sobre o tempo em que estamos vivendo, a partir de experiências em primeira mão, em construção, interessa compartilhar as inquietações e refletir sobre direções possíveis; apresentar e problematizar os dados obtidos pela rede de estudos focada na formação no âmbito do ensino da arte e expor formas de transgressão e resistência instauradas para ultrapassar desigualdades e retrocessos impostos por governos descomprometidos com o futuro. Nossa expectativa é ativar o debate junto às associações da Região Sul, alcançando professoras(es), arte-educadoras(es), estudantes, pesquisadoras(es), artistas e demais interessadas(os) nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, além de suas intersecções, para retomar espaços de luta, reflexão, organização e mobilização contra a precarização da educação.

Objetivo Geral

Promover o V ENREFAEB/SUL, em modo on-line, assegurando o espaço de debate, troca e reflexões que reúne professores, pesquisadores e alunos em torno do tema: Formação e Ensino de Artes em tempos de pandemia.

objetivos específicos: compartilhar as experiências, as práticas adotadas, problematizar sobre as pesquisas e projetos, ativar o intercâmbio entre instituições e grupos da região sul e divulgar a produção poético-pedagógica através de uma mostra virtual.

Justificativa

O evento se justifica pela oportunidade de partilha e reflexão em torno da formação e o ensino de artes, tema inquietante e em constante construção, que em 2020 ganha maior impacto pela situação de pandemia, incidindo sore as práticas, recursos adotados, enfrentamento das desigualdades, mobilização e reinvenção.
Por reunir professores de arte, pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação, artistas, produtores, gestores e demais interessados ativa intercâmbios, amplia o conhecimento e fomenta a fruição da arte e da cultura.

Metodologia

O evento é construído no coletivo e conta com a participação de representantes das associações de arte-educadores dos três estados do sul, desde a fase de preparo do projeto, execução, até a etapa final de avaliação. Diferentes materiais e métodos concorrem para alcançar os objetivos propostos. As reuniões de preparo envolveram o conhecimento das equipes, organização de cronograma, escolha do tema, palestrantes, escolha de plataforma para a execução e transmissão, construção da identidade visual e divulgação na rede. Teremos a execução propriamente dita do evento, que envolve uma programação regional com palestras, mesas de trabalho, oficina e exposição virtual, participação nos fóruns, relatoria e avaliação. A etapa final prevê a divulgação dos resultados e produtos realizados.

Indicadores, Metas e Resultados

São indicadores a participação da comunidade no evento, através de inscrições, relato de experiências, fomento ao debate e apresentação de produções artísticas.

Metas: ativar intercâmbio entre instituições e grupos da região sul visando a qualificação da formação e do ensino da arte; promover a inserção político-pedagógica, compartilhar estratégias que inovam modos de fruição e acesso ao conhecimento.

Resultados esperados: garantir o espaço de debate através da realização do evento em modo remoto, potenciar a participação, organização e mobilização junto às associações da Região Sul, alcançando professoras(es), arte-educadoras(es), estudantes, pesquisadoras(es), artistas e demais interessadas(os) nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, além de suas intersecções.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARMEM REGINA SILVEIRA NOGUEIRA31
DOMENICA PINHEIRO FRANCISCO
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA37
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA
LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES
NADIA DA CRUZ SENNA12
URSULA ROSA DA SILVA12

Página gerada em 28/03/2024 09:14:02 (consulta levou 0.148924s)