Nome do Projeto
Afinal, qual é o seu sonho?
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Alguns alunos formandos do ensino médio têm uma difícil tarefa, a escolha do curso superior. Uma decisão que é tomada aos 17 ou 18 anos e que afetará todo o seu futuro. Alunos da UFPel relatam que deixarem de lado a escolha que seria a melhor para eles, muitas vezes por medo, receio ou pressão tanto de família e amigos. Quantos músicos, matemáticos, historiadores etc. deixam de existir todos os anos porque foram obrigados pelos pais a seguirem outras áreas por pressão da sociedade? Quantos profissionais ruins são espalhados na sociedade por terem tomado a decisão errada na hora que ela surgiu? Médicos que nunca quiseram segurar um bisturi e sim um pincel, advogados que gostariam de estar estudando em campo, mas estão atrás de uma mesa de escritório revisando pilhas e pilhas de casos.
Alunos da UFPel sensibilizados por essa situação e, com apoio de uma professora, propõem o projeto denominado “Afinal, qual é o seu sonho?” com o intuito de mostrar aos alunos do ensino médio de Pelotas a beleza que existe nos mais variados cursos dentro das universidades, mais especificamente dentro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Com apresentações leves e bem-humoradas, os apresentadores irão em diferentes escolas espalhadas pelo município de Pelotas para motivar os alunos a tomarem a decisão certa quando a hora chegar!
O intuito é que os alunos, que estão perto de ingressar em uma universidade, escolham seus cursos por livre e espontânea vontade, mesmo que esse curso não seja tão comentado entre as pessoas, 'famoso' ou 'herança de família'. Acreditamos que seja importante os alunos tomarem uma decisão consciente, priorizando acima de tudo a sua felicidade, acreditamos que o sucesso é consequência de um trabalho bem feito, e quem ama o que faz dificilmente será um profissional ruim. “Afinal, qual é seu sonho?”.
Objetivo Geral
Auxiliar os estudantes do ensino médio acerca da escolha dos cursos universitários, com foco nos que são ofertados pela UFPel, bem como sanar quaisquer dúvidas existentes sobre as mais variadas áreas de atuação.
Justificativa
Quantos ótimos profissionais são ‘perdidos’ todos os anos por conta de uma decisão errada no final do ensino médio? Desvalorização total do curso dentro da sociedade, frases como “esse curso não vai te ajudar no futuro” ou “você não vai ter emprego” são exemplos comuns na vida de quem escolhe um curso pouco conhecido pela sociedade. Outro exemplo é a pressão exercida pelos pais sob os seus filhos, que os influencia na tomada de decisão, buscando se realizar por meio dos filhos (BOHOLASVSKY, 1987). Geralmente quem passa por essa situação, acaba se desmotivando e é aí que o projeto surge, com a intenção de motivar essas pessoas, que tem medo de fazer o curso que sempre sonharam, explicando como são os cursos, quais áreas de trabalho para as diferentes áreas e mostrando que para todo curso existe alguém inspirador, como por exemplo, Gregor Mendel para os biólogos, Alan Turing para os estudantes de computação, Wolfgang Mozart para músicos, dentre muitos outros que cada curso
possuí. Outro fator a se considerar é a grande falta de informação por parte dos alunos, cerca de 11% dos alunos possuem conhecimento de apenas o curso que desejam ingressar, possuindo pouca, ou nenhuma informação sobre as outras áreas de conhecimento (GRECA, 2011).
possuí. Outro fator a se considerar é a grande falta de informação por parte dos alunos, cerca de 11% dos alunos possuem conhecimento de apenas o curso que desejam ingressar, possuindo pouca, ou nenhuma informação sobre as outras áreas de conhecimento (GRECA, 2011).
Metodologia
A equipe entrará em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Conselho Regional de Educação para explicar como será o projeto e pedir permissão para entrar nas escolas. Posteriormente será feito o contato com os colégios da Cidade de Pelotas, que tenham o ensino médio, para explicar quais os objetivos do projeto. Havendo interesse. iremos agendar um dia para realizar o primeiro contato com os alunos, com preferência aos que estão no terceiro ano.
No primeiro encontro será realizada uma apresentação geral dos métodos de ingresso à faculdade e os cursos dos respectivos estudantes que estiverem apresentando. A presentação será leve e humorada, atrativa aos jovens.
Em um segundo momento será uma conversa a respeito de quaisquer dúvidas que eles possuam, visando descontrair e tornar o ambiente mais agradável, para que todos os presentes sintam-se confortáveis para conversar. Ao final da atividade, será disponibilizado questionários acerca da
apresentação e sobre quais cursos gostariam de conhecer melhor. Caso não seja possível realizar tudo em um único encontro, será marcado um segundo encontro.
De acordo com as respostas do questionário e os diálogos durante o contato, a equipe buscará na própria UFPel estudantes de diferentes cursos para ampliar a equipe e assim auxiliar aos alunos do ensino médio na escolha dos seus cursos.
As intenções de curso serão avaliadas, antes das intervenções (palestras e debates) e depois, para assim avaliar se o projeto ajudou na escolha dos cursos.
No primeiro encontro será realizada uma apresentação geral dos métodos de ingresso à faculdade e os cursos dos respectivos estudantes que estiverem apresentando. A presentação será leve e humorada, atrativa aos jovens.
Em um segundo momento será uma conversa a respeito de quaisquer dúvidas que eles possuam, visando descontrair e tornar o ambiente mais agradável, para que todos os presentes sintam-se confortáveis para conversar. Ao final da atividade, será disponibilizado questionários acerca da
apresentação e sobre quais cursos gostariam de conhecer melhor. Caso não seja possível realizar tudo em um único encontro, será marcado um segundo encontro.
De acordo com as respostas do questionário e os diálogos durante o contato, a equipe buscará na própria UFPel estudantes de diferentes cursos para ampliar a equipe e assim auxiliar aos alunos do ensino médio na escolha dos seus cursos.
As intenções de curso serão avaliadas, antes das intervenções (palestras e debates) e depois, para assim avaliar se o projeto ajudou na escolha dos cursos.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta é que os alunos escolham o curso que realmente se identifiquem.
O indicador será o número de alunos que definiram o curso desejado.
Os resultados esperados são que o projeto auxilie os alunos na escolha certa do futuro curso universitário, motivando e inspirando-os para que eles não tenham medo ou receio na hora de escolher o curso, seja no vestibular do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) ou até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O indicador será o número de alunos que definiram o curso desejado.
Os resultados esperados são que o projeto auxilie os alunos na escolha certa do futuro curso universitário, motivando e inspirando-os para que eles não tenham medo ou receio na hora de escolher o curso, seja no vestibular do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) ou até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JUAN LOPES BAARTZ | |||
MARLA PIUMBINI ROCHA | 5 | ||
OTÁVIO FERNANDES DOS SANTOS |