Nome do Projeto
ARTE URBANA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: diálogos entre Pelotas-RS e as cidades do MERCOSUL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/12/2020 - 13/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esse projeto dá continuação ao projeto já em andamento e de mesmo nome, cadastrado no módulo antigo do Cobalto. Pelotas, terceira maior cidade do estado do Rio Grande do Sul em população, uma das maiores e mais antigas da região, apresenta manifestações artísticas de diferentes épocas sobre suas ruas, especialmente aquelas de seu centro histórico. Na cidade de Pelotas percebe-se uma variedade de tipos de suportes, materiais, temas e estratégias, onde conjuga-se o patrimônio cultural com uma crescente cena de grafite e de intervenções urbanas, além de outros tipos de trabalhos predominantemente efêmeros. Dentre a efemeridade dessa arte contemporânea e a duração proporcionada pela conservação do patrimônio histórico, encontram-se distintas características de uma cena de arte urbana a qual este trabalho propõe-se a compreender. Se no passado Pelotas desenvolveu-se tendo como parâmetro muitos exemplos europeus, a arte contemporânea do presente mais uma vez parece repetir a absorção de tendências estrangeiras. Nessa constante apropriação e reinterpretação dessas influências externas, Pelotas se notabiliza por construir uma cena urbana própria, que conjuga arquitetura e monumentos diversificados, ambiência própria de uma cidade latino-americana, grafites e intervenções características da cultura contemporânea. Portanto, busca-se compreender quais são os possíveis sentidos e diálogos gerados por essa arte.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Realizar registro histórico das distintas manifestações da arte urbana de Pelotas-RS, compreendendo a cidade no contexto do MERCOSUL.
Objetivos específicos: 1 – Estabelecer categorias de manifestação da arte urbana de Pelotas.
2 - Compreender as especificidades patrimoniais da arte urbana então protegida pelo Estado.
3 – Comparar o status da arte efêmera no âmbito do patrimônio cultural e das dinâmicas urbanas de Pelotas e de cidades do MERCOSUL.
4 – Estabelecer estudos comparativos entre a arte urbana de Pelotas com cidades do MERCOSUL, com ênfase para São Paulo e Buenos Aires, os dois maiores centros mercosulinos e referências latino-americanas para o tema da arte urbana.
5 - Discutir os impactos da arte urbana no contexto da cidade de Pelotas.
6 – Registrar, sistematizar e divulgar conhecimento sobre a obra de artistas que produzem arte urbana na cidade de Pelotas-RS.
7 – Discutir a relação que o grafite estabelece com a população e com o patrimônio histórico de Pelotas-RS.
8 – Identificar temas e valores que permeiam a arte urbana local.
Objetivos específicos: 1 – Estabelecer categorias de manifestação da arte urbana de Pelotas.
2 - Compreender as especificidades patrimoniais da arte urbana então protegida pelo Estado.
3 – Comparar o status da arte efêmera no âmbito do patrimônio cultural e das dinâmicas urbanas de Pelotas e de cidades do MERCOSUL.
4 – Estabelecer estudos comparativos entre a arte urbana de Pelotas com cidades do MERCOSUL, com ênfase para São Paulo e Buenos Aires, os dois maiores centros mercosulinos e referências latino-americanas para o tema da arte urbana.
5 - Discutir os impactos da arte urbana no contexto da cidade de Pelotas.
6 – Registrar, sistematizar e divulgar conhecimento sobre a obra de artistas que produzem arte urbana na cidade de Pelotas-RS.
7 – Discutir a relação que o grafite estabelece com a população e com o patrimônio histórico de Pelotas-RS.
8 – Identificar temas e valores que permeiam a arte urbana local.
Justificativa
Em razao da pandemia de COVID-19 o planejamento referente a essa pesquisa, sobretudo no que diz respeito ao estudo do fenômeno em outras cidades, foi severamente prejudicado, de modo que a prorrogação do projeto visa superar essa lacuna. A presente proposta de projeto de pesquisa busca também integrar e dar continuidade a percursos de investigação que desenvolvi em meu mestrado e
doutorado, ou seja, a discussão sobre como aspectos efêmeros da arte eram
considerados em seu processo de musealização, e a análise do patrimônio cultural
no âmbito do MERCOSUL, no entanto, neste momento, o foco será a arte urbana
das cidades latino-americanas, seja aquela que é efêmera, ou aquela já
patrimonializada, com ênfase na arte urbana de pelotas. Dessa forma, busca-se
compreender o estatuto de uma arte multifacetada que dialoga com o cotidiano de
uma típica cidade média brasileira e latino-americana, repleta de especificidades
locais e ao mesmo tempo de influências estrangeiras.
doutorado, ou seja, a discussão sobre como aspectos efêmeros da arte eram
considerados em seu processo de musealização, e a análise do patrimônio cultural
no âmbito do MERCOSUL, no entanto, neste momento, o foco será a arte urbana
das cidades latino-americanas, seja aquela que é efêmera, ou aquela já
patrimonializada, com ênfase na arte urbana de pelotas. Dessa forma, busca-se
compreender o estatuto de uma arte multifacetada que dialoga com o cotidiano de
uma típica cidade média brasileira e latino-americana, repleta de especificidades
locais e ao mesmo tempo de influências estrangeiras.
Metodologia
Esta pesquisa objetiva analisar e compreender as características da arte
urbana produzida na cidade de Pelotas na perspectiva das questões
contemporâneas das cidades mercosulinas, da memória e do patrimônio. Neste
sentido, as principais estratégias metodológicas do trabalho serão:
1 – Realização de pesquisa histórica por meio de acesso a arquivos,
registros de trabalhos realizados e documentos oficiais direta ou indiretamente
ligados ao tema.
2 - Pesquisa bibliográfica de caráter histórico e teórico.
3 - Entrevistas com profissionais atuantes da cidade, direta ou indiretamente
envolvidos com o estudo ou a produção da arte urbana.
4 – Visitas técnicas, períodos de observação in loco e documentação visual nas cidades mencionadas nas ações.
O trabalho será realizado por equipe composta por professores do
Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, bem como
por discentes do mesmo curso e do curso de Museologia, objetivando a atuação em equipe, em uma
perspectiva de integração e colaboração.
urbana produzida na cidade de Pelotas na perspectiva das questões
contemporâneas das cidades mercosulinas, da memória e do patrimônio. Neste
sentido, as principais estratégias metodológicas do trabalho serão:
1 – Realização de pesquisa histórica por meio de acesso a arquivos,
registros de trabalhos realizados e documentos oficiais direta ou indiretamente
ligados ao tema.
2 - Pesquisa bibliográfica de caráter histórico e teórico.
3 - Entrevistas com profissionais atuantes da cidade, direta ou indiretamente
envolvidos com o estudo ou a produção da arte urbana.
4 – Visitas técnicas, períodos de observação in loco e documentação visual nas cidades mencionadas nas ações.
O trabalho será realizado por equipe composta por professores do
Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, bem como
por discentes do mesmo curso e do curso de Museologia, objetivando a atuação em equipe, em uma
perspectiva de integração e colaboração.
Indicadores, Metas e Resultados
Este trabalho objetiva encontrar e organizar material e fontes para pesquisa
e compreensão do estatuto da arte urbana preservada ou em produção na cidade de
Pelotas e cidades do MERCOSUL. Nessa perspectiva, busca-se compreender
possíveis tendências locais, autores e o diálogo que se estabelece entre as
diferentes linguagens que dão materialidade a arte urbana de Pelotas em comparação aos grandes centros mercosulinos.
Sobretudo espera-se compreender diferentes relações entre arte
contemporânea urbana e o patrimônio cultural, de modo a destacar suas características e
perceber potencialidades, tanto em relação a expressividade da arte
contemporânea, como em relação a preservação e a divulgação da memória da
cidade que tem origem em seu patrimônio.
e compreensão do estatuto da arte urbana preservada ou em produção na cidade de
Pelotas e cidades do MERCOSUL. Nessa perspectiva, busca-se compreender
possíveis tendências locais, autores e o diálogo que se estabelece entre as
diferentes linguagens que dão materialidade a arte urbana de Pelotas em comparação aos grandes centros mercosulinos.
Sobretudo espera-se compreender diferentes relações entre arte
contemporânea urbana e o patrimônio cultural, de modo a destacar suas características e
perceber potencialidades, tanto em relação a expressividade da arte
contemporânea, como em relação a preservação e a divulgação da memória da
cidade que tem origem em seu patrimônio.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 2 | ||
ROBERTO HEIDEN | 4 | ||
SANDRA REGINA XAVIER CAVALHEIRO |