Nome do Projeto
DIVULGAÇÃO NO MEIO DIGITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOPROSPECÇÃO DA UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A comunicação virtual através da internet é muito utilizada para compartilhar informações relevantes para a população em geral, podendo servir para divulgação de conteúdo produzido no meio acadêmico. A possibilidade de divulgação através da internet traz possibilidades de interação entre os indivíduos, eliminando barreiras físicas e temporais e proporcionando espaço para novas formas de mobilização social. Este projeto almeja garantir maior alcance de informações essenciais à sociedade no que diz respeito às informações referentes ao Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção.

Objetivo Geral

Acompanhar as ações do PPGBBio – UFPel, promovendo a sua divulgação através do site Institucional da UFPel e das redes sociais.

Justificativa

O PPGBBio, possui por finalidade formar recursos humanos qualificados que estejam aptos a transmitir conhecimentos através de sua participação ativa em processos de ensino-aprendizagem e na consolidação do conhecimento com base em evidências. O PPGBBio permite capacitar não somente alunos da pós-graduação, mas também alunos da graduação de cursos da UFPel e de outras instituições, com a formação voltada para a área de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Ciências Biológicas II. É de grande importância mensurar o desenvolvimento de linhas de pesquisa dentro da Universidade, sendo que o PPGBBio atua em linhas muito relevantes, tais como Bioensaios, Substâncias bioativas e Toxicologia. Através dessa frente de pesquisa, são contemplados aspectos relevantes como a valorização das fontes naturais de matérias-primas, desenvolvimento de novos fármacos, caraterização de substâncias através de ensaios in vivo e/ou in vitro. Sendo assim, destaca-se que as linhas de pesquisa desenvolvidas por este programa de pós-graduação possuem uma interligação demostrando a interdisciplinaridade do curso.
Por todo exposto, percebe-se a grande importância das ações desenvolvidas por este programa de pós-graduação e sua grande capacidade de contribuir para a formação acadêmica dos alunos envolvidos neste programa. Ademais, evidenciando as linhas de pesquisas desenvolvidas percebe-se a contínua contribuição que os projetos realizados por este programa trazem para a sociedade. Desta forma, se faz necessário cada vez mais a disseminação do conhecimento produzido neste programa de pós-graduação dentro e fora da comunidade acadêmica da UFPel, a fim de estimular o interesse de alunos e colaboradores a conhecer e ingressar neste programa bem como levar à sociedade conhecimento científico de forma simples e acessível. Uma das formas de despertar esse olhar para o PPGBBio é através da disseminação dos projetos, cursos, defesas de mestrado e doutorado e todas as ações nele desenvolvidas, fazendo-se necessário a implementação de um projeto que vise a divulgação dessas ações, através de plataformas digitais como as redes sociais e também sites ligados a UFPel. Com isso, será possível levar um pouco do conhecimento científico produzido dentro da comunidade acadêmica à sociedade em geral e a outras instituições, mostrando a necessidade de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos científicos, visto que estes contribuem de forma ativa para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.

Metodologia

O projeto será realizado de forma remota com a utilização de ferramentas digitais para a execução das tarefas. A manutenção e atualização das redes sociais será realizada por alunos de graduação e pós-graduação da UFPel vinculados ao PPGBBio. Para a realização das atividades pretendidas será necessário o trabalho de acompanhamento da secretária do programa, visto que as atividades exercidas pelo Programa passam em totalidade pela funcionária.

Indicadores, Metas e Resultados

Através deste projeto, espera-se aumentar a visibilidade e o impacto do PPGBBio, tornando-o mais atrativo ao ingresso de novos discentes e colaboradores, bem como disseminando o conhecimento das ações ali desenvolvidas. Acredita-se que a implementação do projeto auxiliará a comunidade acadêmica e externa continuamente, de forma mais rápida que o modo como é realizado atualmente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOS SANTOS
CESAR AUGUSTO BRUNING1
CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTO3
ETHEL ANTUNES WILHELM1
FRANCIELI MORO STEFANELLO
GUILHERME TEIXEIRA VOSS
KARLINE DA COSTA RODRIGUES
LARA VALENTE FARIAS
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LUCIANE DA SILVA GONÇALVES3
MARCIA FOSTER MESKO1
MARCIA JUCIELE DA ROCHA
MELIZA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
MORGANA LÜDTKE AZEVEDO
PRISCILA TESSMER SCAGLIONI
ROSELIA MARIA SPANEVELLO1
SOLANGE VEGA CUSTODIO
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH

Página gerada em 20/04/2024 08:50:47 (consulta levou 0.188705s)