Nome do Projeto
Desenvolvimento de um veículo de tração humana para substituição dos veículos de tração animal na cidade de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
Este projeto surgiu de uma demanda da prefeitura de Pelotas-RS de um projeto economicamente viável para a substituição dos veículos de tração animal (VTA), conhecidos como carroças e utilizados para coleta de materiais reciclados, por veículos de tração humana (VTH). Para isso, o projeto será desenvolvido em parceria entre os cursos de engenharia de materiais da UFPel, o curso de Design do IFSul e a prefeitura de Pelotas. Em uma primeira etapa serão identificadas as principais demandas e exigências construtivas do VTH. Numa segunda etapa, será desenvolvido um desenho técnico do VTH que será apresentado para catadores e prefeitura. Por fim, será construído um protótipo.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é a elaboração de um projeto de veículo de tração humana para substituição dos atuais veículos de tração animal da cidade de pelotas.

Justificativa

Pelotas, com aproximadamente 330 mil habitantes é a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Pelotas possui grande quantidade de veículos de tração animal circulando na cidade. Estima-se que apenas metade está devidamente emplacada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. Utilizadas principalmente para trabalho e transporte de carga, esses veículos conhecidos como charretes ou carroças circulam pela cidade muitas vezes sem elementos que facilitem sua visualização e com animais visivelmente em situação de maus tratos.
Em atendimento a Lei Municipal 6.321/2016, em seu Art. 26 – VIII, a elaboração de um projeto para a citada substituição é o caminho mais ordeiro para atingir o objetivo principal de eliminar tais meios de transporte das ruas da cidade.
Portanto este projeto visa inserir os estudantes dos cursos de engenharia de materiais da UFPel e estudantes do curso de Design do IFSul em um esforço conjunto para a elaboração de um desenho e um protótipo de veículo de tração humana capaz de atender as necessidades da comunidade de Pelotas.

Metodologia

Para o desenvolvimento do projeto, serão realizadas visitas e reuniões com os possíveis usuários dos veículos desenvolvidos no projeto. Em centros de reciclagem serão realizados questionários sobre os materiais recolhidos, quantidades transportadas normalmente, e requisitos desejáveis e indispensáveis para o VTH. Reuniões com a prefeitura e líderes comunitários serão realizadas para conhecimento de outros usos dos VTAs, além da coleta de recicláveis, e possíveis adequações do projeto para atender essas outras necessidades.
Desenhos técnicos em softwares de modelagem 3D serão elaborados com os estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais da UFPel e Design do IFSul. Os desenhos serão apresentados à comunidade para possíveis ajustes e posteriormente será construído um protótipo do VTH.

Indicadores, Metas e Resultados

Duas importantes metas fazem parte deste projeto.
A primeira meta é a entrega do projeto de VTH à comunidade. O projeto será o desenho técnico com as diretrizes de montagem do veículo proposto.
A segunda meta é a criação de um protótipo deste veículo.
Como resultados, espera-se que o projeto seja adequado às expectativas da comunidade e seja de baixo custo, para que possa ser rapidamente implementado na cidade. Além disso, espera-se com esse projeto, aproximar os cursos de engenharia de materiais da UFPel com o curso de design do IFSul e prefeitura de Pelotas proporcionando aos estudantes desses cursos a oportunidade de trabalhar em um projeto de visível impacto social.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE GONCALVES OSORIO1
DANIELI MAEHLER NEJELISKI
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA4
FERNANDO MACHADO MACHADO1
FRANCIELEN SAN MARTINS RODRIGUES
LEONARDO BARILI BRANDI
MARIANA PICCOLI
RUBENS CAMARATTA4
TIAGO MORENO VOLKMER1

Página gerada em 25/04/2024 21:59:08 (consulta levou 0.249335s)