Nome do Projeto
Ações da Enfermagem pelo Programa Educação Tutorial PET Saúde/GraduaSUS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 30/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Espera-se a atuação direta de acadêmicos de Enfermagem nas ações multiprofissionais e interdisciplinares nos cenários de pratica (Gestão, CAPS e UBS); na identificação das necessidades de saúde da comunidade; na realização de ações de educação em saúde e permanente; no desenvolvimento e implementação dos protocolos da Atenção Básica; nas ações coletivas e individuais na APS e CAPS e também espera-se a realização de pesquisas e relatos de experiências para divulgação dos resultados das atividades do PET.

Objetivo Geral

Ofertar cuidados de saúde à comunidade a partir dos serviços de atenção básica e atenção psicossocial e educação permanente de trabalhadores de saúde pela gestão da atenção básica.

Justificativa

A integração ensino-serviço-comunidade está assegurada através do vínculo existente com serviços e instâncias colegiadas (CIES/Conselho Municipal de Saúde); pela articulação entre necessidades dos serviços/ensino-pesquisa-extensão. Pretende-se com o PET consolidar atividades teórico/prática do projeto pedagógico no cotidiano dos serviços oferecendo à comunidade cuidados de saúde. O Curso de Enfermagem participou do Pró-Saúde-II, PET-Saúde da Família-Saúde Mental/Crack/Álcool/Outras Drogas e PRO-PET; promove Residências/Especializações e projetos de extensão para qualificar a formação e relação com a comunidade; e, possui Mestrado/Doutorado. Implantou (2009) currículo baseado em habilidades/competências com inserção precoce nos cenários do SUS (UBS/Hospitais Gerais/CAPS/Pronto-Socorro). Investe na formação crítica/reflexiva baseada na problematização/metodologias ativas visando formar enfermeiros generalistas que articulem teoria/prática às necessidades de saúde e o processo ensino/aprendizagem em nível individual/coletivo nos serviços.

Metodologia

Por meio de grupo tutorial, que se caracteriza pela presença de um tutor e preceptor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através da vivência, reflexões e discussões, num clima de cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas e voluntários e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem e a oferta de cuidados em saúde no cenário dos serviços de saúde junto a preceptoria de um profissional enfermeiro, intervindo na realidade das ações de saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de ações de cuidados em saúde desenvolvidas.
Número de trabalhos científicos originados pela enfermagem.
Número de ações de educação em saúde oferecidos.
Número de ações de educação permanente oferecidas.
Número de protocolos desenvolvidos.

Desenvolver ações de cuidado em saúde.
Desenvolver trabalhos científicos sobre as ações desenvolvidas pela enfermagem.
Realizar ações de educação em saúde à comunidade.
Realizar ações de educação permanente para os trabalhadores da rede de saúde.
Construir protocolos assistenciais para a rede de saúde municipal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO8
ALINE KÖHLER GEPPERT
CAMILA DOS SANTOS LEITE
CARMEN TEREZINHA LEAL ARGILES
DENISE BERMUDEZ PEREIRA
EDUARDA HERBSTRITH KRUSSER
GABRIELLA DA SILVA ZUQUETTO
JANAINA QUINZEN WILLRICH6
MARCO ANTONIO HORTA LIMA
MELISSA HARTMANN
PALOMA SOUSA LORENZATO
PAULO ROBERTO BOEIRA FUCULO JÚNIOR
ROSANE DE OLIVEIRA BRAGA
VANESSA DOS SANTOS QUEIROZ

Página gerada em 26/04/2024 08:36:32 (consulta levou 0.193284s)