Nome do Projeto
LEITURAS DO PRESENTE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/08/2021 - 30/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto de extensão – Leituras do Presente – pretende dar continuidade as interlocuções entre universidade e sociedade, no campo da Arte e da Cultura. Tem como objetivo possibilitar espaços-tempos para a formação contínua e permanente dos jovens artistas, educadores e educadoras da arte e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul]; socializando saberes e experiências entre os sujeitos envolvidos. Estimular o debate sobre questões emergenciais que se apresentam na sociedade culturalmente globalizada e hipercultural para entendimento do sujeito contemporâneo e suas inquietações, a sedução pelos meios eletro-eletrônicos, da sociedade hedonista e os novos ensaios de sociabilidade inscritos nos enunciados da discursividade das tipologias da arte vigente e seus dispositivos, que requerem uma disponibilidade intelectual para manter uma relação dialógica entre seus propositores, dispositivos de arte e o público.
Objetivo Geral
Analisar através de uma abordagem dialogada – com artistas em formação, artistas, educadores e educadoras e, a comunidade regional, – a formação discursiva que está associada à articulação de três domínios da arte: o espaço público, as histórias da arte que emergem e, os enunciados que se projetam com os dispositivos da arte de agora.
Objetivos Específicos
Produzir e socializar saberes e metodologias de pesquisa em arte que contribuam para a formação de educadores e educandos e a comunidade regional, articulando ações de extensão universitária no âmbito da educação pela arte;
Refletir sobre as implicações das várias áreas do conhecimento para a formação discursivo em torno da arte presente, experienciando propostas de ensino-aprendizagem;
Oportunizar aos educandos e pesquisadores da UFPel o desenvolvimento de atividades pedagógicas nas escolas e na sociedade, contribuindo para a troca de saberes e experiências;
Contribuir para a qualificação do debate em torno da formação discursiva, no que tange a aproximação da arte contemporânea, envolvendo os sujeitos que dele participam;
Dimensionar o contexto da arte contemporânea e seu ensino no município de Pelotas e na Região Austral do Rio Grande do Sul, no que se refere aos lugares de exposição, as disciplinas das ciências da arte e as discursividades presentes nos dispositivos e tipologias da arte vigente.
Objetivos Específicos
Produzir e socializar saberes e metodologias de pesquisa em arte que contribuam para a formação de educadores e educandos e a comunidade regional, articulando ações de extensão universitária no âmbito da educação pela arte;
Refletir sobre as implicações das várias áreas do conhecimento para a formação discursivo em torno da arte presente, experienciando propostas de ensino-aprendizagem;
Oportunizar aos educandos e pesquisadores da UFPel o desenvolvimento de atividades pedagógicas nas escolas e na sociedade, contribuindo para a troca de saberes e experiências;
Contribuir para a qualificação do debate em torno da formação discursiva, no que tange a aproximação da arte contemporânea, envolvendo os sujeitos que dele participam;
Dimensionar o contexto da arte contemporânea e seu ensino no município de Pelotas e na Região Austral do Rio Grande do Sul, no que se refere aos lugares de exposição, as disciplinas das ciências da arte e as discursividades presentes nos dispositivos e tipologias da arte vigente.
Justificativa
O projeto Leituras do Presente pretende abranger a Organizações não governamentais, grupos e coletivos que representem a sociedade pelotense e, indiretamente, a comunidade da Região Austral do Estado do Rio Grande do Sul. E neste sentido, visa contribuir para a formação contínua e permanente dos sujeitos envolvidos, trocando saberes e experiências entre os agentes envolvidos, atendendo um dos compromissos da universidade pública, conforme estabelece seu Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Ressalta-se que o referido projeto vem atender a uma demanda recentemente levantada pelos artistas em formação, a comunidade, educadores e educadoras, no que se refere a uma aproximação com os conteúdos presentes na arte de agora e, a aprendizagem que o ensino da arte do presente e, todas as extensões conceituais que deslocaram o foco da atenção dos artistas e da esfera da arte para um entendimento voltado a compreender a sociedade culturalmente globalizada, seus diferentes escopos formativos, teorias e analises sobre sua constituição e, conseqüente, como as tipologias da arte de agora se metamorfoseiam com o cotidiano e embaralham a relação arte-vida, gerando outras formas de aproximação de seus enunciados que não raro requer a formação discursiva e a disponibilidade intelectual.
É diante deste cenário que projeto de extensão universitária Leituras do Presente insere-se na formação do sujeito contemporâneo estimulando a reflexão e a problematização acerca dos agentes sociais na contemporaneidade, bem como suas relações composicionais, cognitivas, teóricas e/ou estéticas, com as tipologias da arte do presente se instalam sobre recortes da vida real, exigindo a construção de outras formas de proximidade entre propositores, dispositivos de arte, equipamentos culturais e o público.
Busca-se a consolidação da prática implícita na concepção da Estética Relacional, do filósofo francês Nicolas Bourriaud para atenuar e apresentar algumas direções sobre algumas transformações que haviam ocorrido junto ao sistema das artes desde a década de 1990.
Para apreender a estética relacional, serão abordados alguns conceitos, momentos, personalidades, tipologias artísticas e referenciais teóricos que antecederam a arte do presente, a fim de problematizar sua ascendência. Pretendemos, não obstante, tomar distância de uma tendência analítica de caráter meramente historiográfica, a fim de percorrer outras direções que estabeleceram epistemologias e ampliaram asserções sobre a produção em arte e seus possíveis vínculos e/ou distanciamentos com o nosso tempo.
Como bem nos lembra Nicolas Bourriaud (2009, p.9) que o distanciamento e repulsa sobre os dispositivos da arte vigente deve-se a falha no discurso teórico, porquanto foram decupados alguns vetores conceituais surgidos durante o período moderno, como é o caso das narrativas que legitimaram a arte até meados dos anos de 1960.
Para entendermos o paradigma conceitual inscrito na arte pós 1960, recorremos às noções de discurso e sua composição, em Michel Foucault (2008) que fortaleceram e indicaram os recortes e seleção dos autores, cujas reflexões elucidaram questões relevantes para apreender a tese sobre a estética relacional de Bourriaud.
Os elementos que compõem a formação discursiva Foucaultiana serviram para traçarmos analogias com o objeto de estudo – a estética relacional e a arte contemporânea e o que se pode aprender com ela – quando tensionados apresentam relações entre a discursividade filosófica e os dispositivos da arte vigente. Com o entendimento da formação discursiva de Foucault, poderão estreitarem-se justaposições dos discursos conceituais da arte e algumas tipologias relacionais supracitadas por Bourriaud e, por alguns artistas nacionais e internacionais que transitam sobre os mesmos enunciados.
Isto indicaria alguns caminhos a serem seguidos, pautados na dialogicidade e na problematização educador-educando e educando-educador em que ambos desenvolvem uma postura crítica frente ao mundo e ao conhecimento.
Desta ação, constrói-se o processo de aprendizagem, em que “só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas” (Freire, 2002, p. 28).
Desta forma, compreende-se a importância do diálogo e da comunicação com as comunidades educacional e com os movimentos sociais em vista da construção do saber.
Com essa concepção de extensão e a inserção deste debate, surge o projeto Leituras do Presente, com uma proposição sobre a Estética e a arte relacionais, emergentes na década de 1990: o estudo sobre os dispositivos de arte que apresentaram novas formas e tipologias que inserem os movimentos sociais e as ações humanas, como um dos principais disparadores para a produção de arte contemporânea
O presente projeto constituirá um espaço fecundo de novas aprendizagens, conhecimentos tecidos no cotidiano de uma sociedade culturalmente globalizada e na inserção do sujeito contemporâneo, como o principal agente para a elaboração de novas tipologias artísticas, que requerem outras aproximações, neste caso uma leitura dialógica sobre a formação discursiva da arte do presente, que raramente são contemplados pelo ensino instituído; saberes que ultrapassam a dimensão metodológica ou científica e alcançam a dimensão dos sentidos existentes nas vivências dos educandos e das comunidades.
Destacamos que, da troca de experiências entre educadores, educandos, acadêmicos e docentes, emergem ações dialógicas e colaborativas, baseadas na solidariedade e nas coletividades.
Assim, esse espaço pode oportunizar, no processo de formação da comunidade pelotense e da Região Austral do RS, educandos da Universidade Federal de Pelotas, o contato com diversas leituras sobre o presente pensamento dos conceitos, vetores e produção de sentido e suas visualidades, constituindo-se em um espaço/tempo alternativo e de avaliação permanente das relações de ensino/aprendizagem em torno da arte vigente.
As universidades públicas têm desenvolvido, nas últimas décadas, importantes ações extensionistas que socializam conhecimentos, metodologias e tecnologias produzidos em seu interior para as populações urbanas, sobretudo das grandes cidades. Por outro lado, são ainda limitadas as ações implementadas que visam oferecer essa produção à comunidade, tão carente de políticas públicas culturais, no âmbito da educação pela arte. No intuito de contribuir para superar essa lacuna e atendendo ao Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel e sua Política de Extensão, propomos a implantação desse projeto.
Ressalta-se que o referido projeto vem atender a uma demanda recentemente levantada pelos artistas em formação, a comunidade, educadores e educadoras, no que se refere a uma aproximação com os conteúdos presentes na arte de agora e, a aprendizagem que o ensino da arte do presente e, todas as extensões conceituais que deslocaram o foco da atenção dos artistas e da esfera da arte para um entendimento voltado a compreender a sociedade culturalmente globalizada, seus diferentes escopos formativos, teorias e analises sobre sua constituição e, conseqüente, como as tipologias da arte de agora se metamorfoseiam com o cotidiano e embaralham a relação arte-vida, gerando outras formas de aproximação de seus enunciados que não raro requer a formação discursiva e a disponibilidade intelectual.
É diante deste cenário que projeto de extensão universitária Leituras do Presente insere-se na formação do sujeito contemporâneo estimulando a reflexão e a problematização acerca dos agentes sociais na contemporaneidade, bem como suas relações composicionais, cognitivas, teóricas e/ou estéticas, com as tipologias da arte do presente se instalam sobre recortes da vida real, exigindo a construção de outras formas de proximidade entre propositores, dispositivos de arte, equipamentos culturais e o público.
Busca-se a consolidação da prática implícita na concepção da Estética Relacional, do filósofo francês Nicolas Bourriaud para atenuar e apresentar algumas direções sobre algumas transformações que haviam ocorrido junto ao sistema das artes desde a década de 1990.
Para apreender a estética relacional, serão abordados alguns conceitos, momentos, personalidades, tipologias artísticas e referenciais teóricos que antecederam a arte do presente, a fim de problematizar sua ascendência. Pretendemos, não obstante, tomar distância de uma tendência analítica de caráter meramente historiográfica, a fim de percorrer outras direções que estabeleceram epistemologias e ampliaram asserções sobre a produção em arte e seus possíveis vínculos e/ou distanciamentos com o nosso tempo.
Como bem nos lembra Nicolas Bourriaud (2009, p.9) que o distanciamento e repulsa sobre os dispositivos da arte vigente deve-se a falha no discurso teórico, porquanto foram decupados alguns vetores conceituais surgidos durante o período moderno, como é o caso das narrativas que legitimaram a arte até meados dos anos de 1960.
Para entendermos o paradigma conceitual inscrito na arte pós 1960, recorremos às noções de discurso e sua composição, em Michel Foucault (2008) que fortaleceram e indicaram os recortes e seleção dos autores, cujas reflexões elucidaram questões relevantes para apreender a tese sobre a estética relacional de Bourriaud.
Os elementos que compõem a formação discursiva Foucaultiana serviram para traçarmos analogias com o objeto de estudo – a estética relacional e a arte contemporânea e o que se pode aprender com ela – quando tensionados apresentam relações entre a discursividade filosófica e os dispositivos da arte vigente. Com o entendimento da formação discursiva de Foucault, poderão estreitarem-se justaposições dos discursos conceituais da arte e algumas tipologias relacionais supracitadas por Bourriaud e, por alguns artistas nacionais e internacionais que transitam sobre os mesmos enunciados.
Isto indicaria alguns caminhos a serem seguidos, pautados na dialogicidade e na problematização educador-educando e educando-educador em que ambos desenvolvem uma postura crítica frente ao mundo e ao conhecimento.
Desta ação, constrói-se o processo de aprendizagem, em que “só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas” (Freire, 2002, p. 28).
Desta forma, compreende-se a importância do diálogo e da comunicação com as comunidades educacional e com os movimentos sociais em vista da construção do saber.
Com essa concepção de extensão e a inserção deste debate, surge o projeto Leituras do Presente, com uma proposição sobre a Estética e a arte relacionais, emergentes na década de 1990: o estudo sobre os dispositivos de arte que apresentaram novas formas e tipologias que inserem os movimentos sociais e as ações humanas, como um dos principais disparadores para a produção de arte contemporânea
O presente projeto constituirá um espaço fecundo de novas aprendizagens, conhecimentos tecidos no cotidiano de uma sociedade culturalmente globalizada e na inserção do sujeito contemporâneo, como o principal agente para a elaboração de novas tipologias artísticas, que requerem outras aproximações, neste caso uma leitura dialógica sobre a formação discursiva da arte do presente, que raramente são contemplados pelo ensino instituído; saberes que ultrapassam a dimensão metodológica ou científica e alcançam a dimensão dos sentidos existentes nas vivências dos educandos e das comunidades.
Destacamos que, da troca de experiências entre educadores, educandos, acadêmicos e docentes, emergem ações dialógicas e colaborativas, baseadas na solidariedade e nas coletividades.
Assim, esse espaço pode oportunizar, no processo de formação da comunidade pelotense e da Região Austral do RS, educandos da Universidade Federal de Pelotas, o contato com diversas leituras sobre o presente pensamento dos conceitos, vetores e produção de sentido e suas visualidades, constituindo-se em um espaço/tempo alternativo e de avaliação permanente das relações de ensino/aprendizagem em torno da arte vigente.
As universidades públicas têm desenvolvido, nas últimas décadas, importantes ações extensionistas que socializam conhecimentos, metodologias e tecnologias produzidos em seu interior para as populações urbanas, sobretudo das grandes cidades. Por outro lado, são ainda limitadas as ações implementadas que visam oferecer essa produção à comunidade, tão carente de políticas públicas culturais, no âmbito da educação pela arte. No intuito de contribuir para superar essa lacuna e atendendo ao Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel e sua Política de Extensão, propomos a implantação desse projeto.
Metodologia
O presente projeto propõe-se trabalhar em suas linhas de ação através do método qualitativo. Em cada ação desenvolver-se-á metodologias de acordo com os objetivos propostos, o que se constituirá: debates, leituras dirigidas, narrativas, observação e percepção.
Compreendemos o trabalho de ‘extensão’ como uma contribuição substancial na reflexão acerca do significado e dos valores implícitos na formação do professor. O debate no ambiente universitário, contribui para o processo dialético da construção de uma educação pela arte. Para Freire (2002, p. 79) “na educação que seja verdadeiramente uma situação gnosiológica, não há, para o educador, um momento em que, sozinho, em sua biblioteca (...) conheceu...”, ou seja, não há possibilidade de aprender sozinho e de forma isolada. Precisa-se estar em constante diálogo, na troca de saberes e no conhecer a realidade do outro.
O projeto articula-se, também, com os projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da UFPel, que pretendem formar artistas e professores em nível superior para a docência na educação básica; aprofundar o conhecimento sobre a complexidade da educação no contexto sociocultural; desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o processo educacional de modo abrangente e flexível, possibilitando que a formação esteja em interface com as transformações dos contextos sociais e educacionais; formar um profissional capaz de agir nas mais diferentes modalidades de ensino na busca de soluções dos problemas complexos da realidade educacional de forma preventiva, favorecendo a reflexão crítica acerca dos valores éticos que devem permear o pensar e o agir profissional.
Nesse sentido, entende-se que os objetivos e metas do projeto ora apresentado estão em consonância com o PDI e os Projetos Pedagógicos dos Cursos. Contribuindo na formação do sujeito, na preparação para futura atuação profissional, sobretudo ao proporcionar o contato e a prática em ambientes educacionais diferenciados.
Concebe-se, neste projeto, que a interdisciplinaridade “impõe a cada especialista que transcenda a sua própria especialidade, seus próprios limites, para colher contribuições das outras disciplinas” (Japiassu, 1979: p.26). As possibilidades de troca de experiências são ampliadas quando acontecem as parcerias e os conhecimentos específicos de cada disciplinas não são negados ou colocados em segundo plano, mas sim possibilitam que se colham contribuições para que o conhecimento seja ampliado porque ele é compartilhado entre todos.
A interdisciplinaridade será desenvolvida através de oficinas, palestras, seminários, cursos, estágios e outras atividades integradas aos temas geradores ou planos de ação. Na perspectiva dessa metodologia, torna-se necessário à mudança de atitude, exigindo do pesquisador a mudança de concepção de educação pela arte, pois torna-se necessário o envolvimento coletivo, pesquisa, análise, discussão de vivências e uma prática real e contextualizada.
A UFPel envolve-se no referido projeto com a sua infraestrutura física constituída de salas, equipamentos multimídia, transporte e também através de apoio técnico, se necessário.
Através do projeto pretende-se desenvolver um trabalho coletivo de troca de saberes entre os pesquisadores da UFPel, artistas em formação, a comunidade pelotense, e os educadores e educadoras de arte e a comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul.
Assim, incluem-se na ação proposta as seguintes atividades:
- planejamento coletivo das atividades com professores e estudantes credenciados ao projeto;
- planejamento e execução de oficinas pedagógicas, on line para o público-alvo a que o projeto se destina;
- seminário de debate, on-line em plataforma de fácil acesso a todos os participantes e reflexão conjunta sobre as temáticas relacionadas ao projeto.
Portanto, reafirma-se a pertinência deste projeto, pois o mesmo advém de uma necessidade percebida em diferentes ocasiões, espaços de construção de conhecimento e lugares em que a arte se faz manifesta.
Tem-se a pretensão de atender as demandas dada comunidade pelotense e das comunidades escolares implicadas através de uma diversidade de instrumentos e ações cuja execução assegurará a qualidade da proposta.
Compreendemos o trabalho de ‘extensão’ como uma contribuição substancial na reflexão acerca do significado e dos valores implícitos na formação do professor. O debate no ambiente universitário, contribui para o processo dialético da construção de uma educação pela arte. Para Freire (2002, p. 79) “na educação que seja verdadeiramente uma situação gnosiológica, não há, para o educador, um momento em que, sozinho, em sua biblioteca (...) conheceu...”, ou seja, não há possibilidade de aprender sozinho e de forma isolada. Precisa-se estar em constante diálogo, na troca de saberes e no conhecer a realidade do outro.
O projeto articula-se, também, com os projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da UFPel, que pretendem formar artistas e professores em nível superior para a docência na educação básica; aprofundar o conhecimento sobre a complexidade da educação no contexto sociocultural; desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o processo educacional de modo abrangente e flexível, possibilitando que a formação esteja em interface com as transformações dos contextos sociais e educacionais; formar um profissional capaz de agir nas mais diferentes modalidades de ensino na busca de soluções dos problemas complexos da realidade educacional de forma preventiva, favorecendo a reflexão crítica acerca dos valores éticos que devem permear o pensar e o agir profissional.
Nesse sentido, entende-se que os objetivos e metas do projeto ora apresentado estão em consonância com o PDI e os Projetos Pedagógicos dos Cursos. Contribuindo na formação do sujeito, na preparação para futura atuação profissional, sobretudo ao proporcionar o contato e a prática em ambientes educacionais diferenciados.
Concebe-se, neste projeto, que a interdisciplinaridade “impõe a cada especialista que transcenda a sua própria especialidade, seus próprios limites, para colher contribuições das outras disciplinas” (Japiassu, 1979: p.26). As possibilidades de troca de experiências são ampliadas quando acontecem as parcerias e os conhecimentos específicos de cada disciplinas não são negados ou colocados em segundo plano, mas sim possibilitam que se colham contribuições para que o conhecimento seja ampliado porque ele é compartilhado entre todos.
A interdisciplinaridade será desenvolvida através de oficinas, palestras, seminários, cursos, estágios e outras atividades integradas aos temas geradores ou planos de ação. Na perspectiva dessa metodologia, torna-se necessário à mudança de atitude, exigindo do pesquisador a mudança de concepção de educação pela arte, pois torna-se necessário o envolvimento coletivo, pesquisa, análise, discussão de vivências e uma prática real e contextualizada.
A UFPel envolve-se no referido projeto com a sua infraestrutura física constituída de salas, equipamentos multimídia, transporte e também através de apoio técnico, se necessário.
Através do projeto pretende-se desenvolver um trabalho coletivo de troca de saberes entre os pesquisadores da UFPel, artistas em formação, a comunidade pelotense, e os educadores e educadoras de arte e a comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul.
Assim, incluem-se na ação proposta as seguintes atividades:
- planejamento coletivo das atividades com professores e estudantes credenciados ao projeto;
- planejamento e execução de oficinas pedagógicas, on line para o público-alvo a que o projeto se destina;
- seminário de debate, on-line em plataforma de fácil acesso a todos os participantes e reflexão conjunta sobre as temáticas relacionadas ao projeto.
Portanto, reafirma-se a pertinência deste projeto, pois o mesmo advém de uma necessidade percebida em diferentes ocasiões, espaços de construção de conhecimento e lugares em que a arte se faz manifesta.
Tem-se a pretensão de atender as demandas dada comunidade pelotense e das comunidades escolares implicadas através de uma diversidade de instrumentos e ações cuja execução assegurará a qualidade da proposta.
Indicadores, Metas e Resultados
Resultados Esperados
Espera-se que as ações realizadas através deste projeto possibilitem a qualificação de artistas em formação, dos educadores, educadoras e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul. Com isso, articula-se a possibilidade de realizar uma leitura em torno dos novos escopos e formação da sociedade contemporânea e, consequentemente, relacioná-la com as tipologias artísticas vigentes e os novos discursos sobre a arte contemporânea.
Esse movimento pressupõe a interlocução entre pesquisadores da universidade, educadores de arte e a comunidade, diálogo este que possibilita a ressignificação dos saberes e das práticas de todos os sujeitos envolvidos. Nesse contexto, os conceitos relacionados às temáticas da educação e ensino sobre a arte contemporânea e movimentos sociais serão pauta das discussões. Além disso, espera-se que tais reflexões fomentem experiências práticas entre os agentes envolvidos e, também, na universidade.
Nesse sentido, o desenvolvimento de oficinas, palestras, cursos e seminários de formação pedagógica a jovens artistas, aos educadores, educadoras e a comunidade resultem em formação complementar sobre os discursos da arte vigente como reflexo de uma sociedade multicultural, dinâmica e plural.
Pretende-se, também, produzir e socializar, saberes e reflexões que contribuam para a formação de artistas, educadores e educadoras, publicizando relatórios, artigos científicos e outras produções para que se tornem referência para os demais estados, inclusive a respeito das articulações das ações de extensão universitária no âmbito da educação pela arte, cuja metodologia propiciaria a formação de uma rede de grupos de pesquisa e extensão.
O envolvimento de professores, acadêmicos da universidade, voluntários e a comunidade, neste projeto, possibilitará o fortalecimento do debate sobre a arte contemporânea e seu ensino em diferentes instancias sócio-educacionais.
Assim sendo, propõe-se alcançar as seguintes metas:
1. Planejar e organizar as ações tendo em vista os objetivos propostos;
2. Desenvolver oficinas, palestras, cursos e seminários de formação pedagógica aos educadores, educadoras e a comunidade sobre os objetos de pesquisa desse projeto;
3. Discutir os conceitos relacionados à temática estética relacional e da arte do presente e suas implicações em diferentes níveis de ensino;
4. Relatar e publicar periodicamente as atividades desenvolvidas e seus resultados.
Indicadores de Avaliação
O objetivo geral que é proporcionar a jovens artistas, aos educadores e educadoras e a comunidade em geral uma leitura sociológica e reflexiva em torno das tipologias da arte do presente, através de uma abordagem dialogada sobre a formação discursiva que está associada à aproximação dos dispositivos da arte de agora. Será considerado atingido se na conclusão dos trabalhos forem apresentadas sínteses, relatórios e artigos.
Em relação aos objetivos específicos, pretendemos discutir a produção de sentindo em torno da discursividade da arte do presente e socializar saberes, experiências e estratégias que contribuam para uma aproximação dos enunciados prescritos juntos as tipologias da arte.
Quanto a reflexão a respeito das implicações das várias áreas do conhecimento que se entrecruzam no projeto Leituras do Presente será considerado atendido se alguns vetores conceituais que distinguem a arte do presente sejam apreendidos à luz das discussões levadas a cabo pelos sujeitos envolvidos, do mesmo modo, em relação as experiências inovadoras serão organizadas e difundidas através de web site e blogs.
No que diz respeito às metas, essas serão acompanhadas e avaliadas segundo o que segue:
O planejamento e a organização das ações propostas serão considerados satisfatórios se as atividades ocorrerem dentro do cronograma do projeto e atenderem aos objetivos pelas quais foram formuladas.
As oficinas, palestras, cursos e seminários com os envolvidos no projeto será uma constante e seu acompanhamento será através de através de relatórios, filmagens e fotografias das práticas produzidas no decorrer dos trabalhos. Também, após cada uma dessas ações, os participantes preencherão uma ficha de avaliação e auto-avaliação, em que responderão se os objetivos foram alcançados e manifestarão suas críticas e sugestões.
Ao organizar e publicar o web site e o blog do projeto atenderemos a meta de relatar permanentemente as atividades desenvolvidas e seus resultados, ao que se soma a publicação de artigos de divulgação científica em revistas conceituadas e em livros que serão organizados para este fim.
A avaliação será um processo contínuo e permanente, abordando os aspectos qualitativos desenvolvidos em cada uma das ações, seguindo a metodologia proposta. Sua efetivação, também se dará através de seminários quinzenais entre a equipe de execução do projeto, com o objetivo de discutir as questões emergentes, os resultados alcançados e encontrar soluções para os problemas detectados. Além disso, a participação das comunidades envolvidas será objeto de acompanhamento sistemático, permitindo a integração entre as várias ações propostas e a compreensão das realidades numa perspectiva interdisciplinar, coletiva e integral.
Espera-se que as ações realizadas através deste projeto possibilitem a qualificação de artistas em formação, dos educadores, educadoras e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul. Com isso, articula-se a possibilidade de realizar uma leitura em torno dos novos escopos e formação da sociedade contemporânea e, consequentemente, relacioná-la com as tipologias artísticas vigentes e os novos discursos sobre a arte contemporânea.
Esse movimento pressupõe a interlocução entre pesquisadores da universidade, educadores de arte e a comunidade, diálogo este que possibilita a ressignificação dos saberes e das práticas de todos os sujeitos envolvidos. Nesse contexto, os conceitos relacionados às temáticas da educação e ensino sobre a arte contemporânea e movimentos sociais serão pauta das discussões. Além disso, espera-se que tais reflexões fomentem experiências práticas entre os agentes envolvidos e, também, na universidade.
Nesse sentido, o desenvolvimento de oficinas, palestras, cursos e seminários de formação pedagógica a jovens artistas, aos educadores, educadoras e a comunidade resultem em formação complementar sobre os discursos da arte vigente como reflexo de uma sociedade multicultural, dinâmica e plural.
Pretende-se, também, produzir e socializar, saberes e reflexões que contribuam para a formação de artistas, educadores e educadoras, publicizando relatórios, artigos científicos e outras produções para que se tornem referência para os demais estados, inclusive a respeito das articulações das ações de extensão universitária no âmbito da educação pela arte, cuja metodologia propiciaria a formação de uma rede de grupos de pesquisa e extensão.
O envolvimento de professores, acadêmicos da universidade, voluntários e a comunidade, neste projeto, possibilitará o fortalecimento do debate sobre a arte contemporânea e seu ensino em diferentes instancias sócio-educacionais.
Assim sendo, propõe-se alcançar as seguintes metas:
1. Planejar e organizar as ações tendo em vista os objetivos propostos;
2. Desenvolver oficinas, palestras, cursos e seminários de formação pedagógica aos educadores, educadoras e a comunidade sobre os objetos de pesquisa desse projeto;
3. Discutir os conceitos relacionados à temática estética relacional e da arte do presente e suas implicações em diferentes níveis de ensino;
4. Relatar e publicar periodicamente as atividades desenvolvidas e seus resultados.
Indicadores de Avaliação
O objetivo geral que é proporcionar a jovens artistas, aos educadores e educadoras e a comunidade em geral uma leitura sociológica e reflexiva em torno das tipologias da arte do presente, através de uma abordagem dialogada sobre a formação discursiva que está associada à aproximação dos dispositivos da arte de agora. Será considerado atingido se na conclusão dos trabalhos forem apresentadas sínteses, relatórios e artigos.
Em relação aos objetivos específicos, pretendemos discutir a produção de sentindo em torno da discursividade da arte do presente e socializar saberes, experiências e estratégias que contribuam para uma aproximação dos enunciados prescritos juntos as tipologias da arte.
Quanto a reflexão a respeito das implicações das várias áreas do conhecimento que se entrecruzam no projeto Leituras do Presente será considerado atendido se alguns vetores conceituais que distinguem a arte do presente sejam apreendidos à luz das discussões levadas a cabo pelos sujeitos envolvidos, do mesmo modo, em relação as experiências inovadoras serão organizadas e difundidas através de web site e blogs.
No que diz respeito às metas, essas serão acompanhadas e avaliadas segundo o que segue:
O planejamento e a organização das ações propostas serão considerados satisfatórios se as atividades ocorrerem dentro do cronograma do projeto e atenderem aos objetivos pelas quais foram formuladas.
As oficinas, palestras, cursos e seminários com os envolvidos no projeto será uma constante e seu acompanhamento será através de através de relatórios, filmagens e fotografias das práticas produzidas no decorrer dos trabalhos. Também, após cada uma dessas ações, os participantes preencherão uma ficha de avaliação e auto-avaliação, em que responderão se os objetivos foram alcançados e manifestarão suas críticas e sugestões.
Ao organizar e publicar o web site e o blog do projeto atenderemos a meta de relatar permanentemente as atividades desenvolvidas e seus resultados, ao que se soma a publicação de artigos de divulgação científica em revistas conceituadas e em livros que serão organizados para este fim.
A avaliação será um processo contínuo e permanente, abordando os aspectos qualitativos desenvolvidos em cada uma das ações, seguindo a metodologia proposta. Sua efetivação, também se dará através de seminários quinzenais entre a equipe de execução do projeto, com o objetivo de discutir as questões emergentes, os resultados alcançados e encontrar soluções para os problemas detectados. Além disso, a participação das comunidades envolvidas será objeto de acompanhamento sistemático, permitindo a integração entre as várias ações propostas e a compreensão das realidades numa perspectiva interdisciplinar, coletiva e integral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE LEAL BONILHA | 9 | ||
CLARICE REGO MAGALHAES | 7 | ||
LETÍCIA BECK FONSECA | |||
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS | |||
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS | 9 | ||
PATRICIA CASTRO PEDROSO | |||
RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES | |||
ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE | 24 | ||
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN | |||
Ìsis Pinheiro Corvello |